Picadinho de Berinjela

Esta é uma receita simples e muito deliciosa que pode ser servida como acompanhamento de arroz, macarrão, batatas, como recheio de lasanhas, pizzas ou sanduíches. A mesma receita pode ser feita com abobrinhas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

INGREDIENTES 


  • 1 berinjela grande, cortada em cubinhos
  • 1 cebola media, picada
  • 1 tomate grande, picado
  • 1/4 xícara de pimentão verde ou vermelho, picado
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • tomilho fresco (ou outra erva aromática a seu gosto)


PREPARO

Comece preparando a berinjela. Lave bem e corte em cubinhos mantendo a casca. Coloque os cubinhos de berinjela em uma peneira, e coloque a mesma em cima de uma bacia.






Salpique um pouco de sal e deixe descansar para tirar o gosto amargo da berinjela. Enquanto isto prepare o restante dos ingredientes da receita.







Corte a cebola em pedaços tipo cubinhos e reserve. 








Pique o tomate, os pimentões se for utilizar e a cebolinha verde. Deixe todos os ingredientes preparados para quando começar o refogado. 





Se você usar cebolinha verde, use a parte branca para o refogado e salve as partes mais verdinhas para adicionar ao picadinho depois de pronto. 







PREPARO

  1. Com um pedaço de papel toalha, seque bem os cubinhos de berinjela que ficaram no sal. Remova o máximo que puder de água, deixando os cubinhos bem secos. 
  2. Em uma panela ou frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola temperando com uma pitadinha de sal e a páprica defumada se for utilizar. Adicione a parte branca da cebolinha picada e separe uma porção da cebolinha verde para adicionar no final. 
  3. Quando o refogado estiver dourado, acrescente os cubos de berinjela e deixe fritar bem até que esteja dourada também.
  4. Acrescente o pimentão e o tomate picados,  abaixe o fogo e deixe apurar refogando por mais ou menos 10 minutos. Não tampe a panela, deixe o refogado apurar com a panela aberta.
  5. Ajuste o sal, e se quiser, acrescente pimenta do reino moída na hora, ou outro tempero do seu gosto. Se for utilizar o tomilho fresco, acrescente um pequeno galho quando o molho estiver pronto. Deixe o refogado apurar até que os legumes e temperos estejam bem cozidos.
  6. Sirva com arroz, macarrão ou como preferir. Na hora de servir acrescente a cebolinha verde picada para decorar. Fica delicioso para usar como recheio de pizzas, pastéis de forno, focaccias ou lasanhas. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis