Sabzi Khordan - Prato de Ervas Frescas Persa

Eu conheci uma senhora iraniana adorável na casa de um amigo e quando ela falou sobre este prato típico persa eu não conseguia pensar em mais nada. Pesquisei até encontrar a receita perfeita porque fiquei com muita vontade de experimentar. Com a receita e as informações que ela me deu, eu consegui preparar esta novidade deliciosa e super saudável. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

De acordo com a senhora iraniana, este prato é servido sem molho ou óleos, apenas os verdes, e originalmente é servido com queijo feta. Para preparar na versão vegana use algum tipo de queijo vegano se tiver, ou então sirva sem queijo. Também é servido com algumas oleaginosas, frutas secas (eu usei nozes e tâmaras), acompanhados por um pão tipo flat bread, ou outro a seu gosto. Use as ervas frescas que mais gosta, e se você não gostar de algumas das ervas listadas abaixo, pode simplesmente omitir ou substituir. É especial para ajudar a digestão e pode ser servido como entrada ou acompanhamento de algum prato principal. O visual é lindo, e o sabor surpreendente! 



INGREDIENTES

  • Manjericão
  • Salsinha
  • Coentro
  • Hortelã
  • Estragão
  • Cebolinha verde
  • Fatias de cebola roxa (opcional) 
  • Aneto
  • Rabanetes (com as extremidades aparadas)
  • Nozes (demolhadas por pelo menos 4 horas)
  • Queijo vegano cremoso (opcional)
  • Frutas frescas (figo, uvas) 


Qualquer tipo de pão estilo do Oriente médio como os da lista abaixo: 
(para saber mais, clique no nome do pão)

  1. Pitta Bread  (pão Sírio)
  2. Lavash (pão típico da Armênia) 
  3. Sangak (pão Iraniano)  
  4. Barbari (pão Iraniano) 
  5. Flatbread (pão fino) 


COMO FAZER:

1 - Lave bem e corte as ervas deixando de um tamanho que fique fácil servir.

2 - Lave os rabanetes e corte as pontinhas. Pode fatiar ou cortar em meia luas, como preferir. 

3 - Em um prato retangular distribua as ervas, alternando com os rabanetes, as nozes demolhadas e as frutas secas. Sirva acompanhado de algum tipo de pão como os sugeridos acima. Outra alternativa é servir acompanhado de arroz. 

4 - Se servir com o pão, pode fazer pequenos rolinhos misturando os ingredientes a seu gosto. 

Receita original em inglês do site Bottom of the Pot Veja aqui.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis