Risoto Primavera

Risoto é uma ótima e versátil opção para uma refeição de última hora e perfeito para aproveitar pequenas quantidades de legumes e verduras que se tem na geladeira. Fácil de fazer, delicioso e com um colorido lindo. Você pode criar receitas diferentes com sabores incríveis combinando ingredientes ao seu gosto.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Use o que você tem na geladeira, aproveite pequenas quantidades de legumes e invente um delicioso risoto. Combinei cenouras, pimentão, vagem e ervilhas porque era o que eu tinha em casa, e ficou bom demais. Servi com salada mista e o nosso jantar foi acompanhado de um delicioso vinho tinto Merlot,  o nosso preferido.






Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1hora




INGREDIENTES 

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1 cebola média picada
  • 1/4 xícara de salsão picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • 1/4 xícara de pimentão picado
  • 1 cenoura média cortada em cubinhos
  • 100g de vagens cruas picadas 
  • 1 xícara de ervilhas congeladas
  • 5 xícaras (mais ou menos) de chá de água fervente (ou caldo de legumes)
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva


PREPARO

Comece preparando os ingredientes que vai utilizar  deixando tudo pronto antes de começar o risoto. Pique a cebola, a cebolinha, o pimentão e o salsão. Corte as vagens e a cenoura em pedaços pequenos e a cenoura em cubinhos. 


















Se preferir pode acrescentar as vagens para cozinhar junto com o arroz. Eu prefiro fazer um pré-cozimento e acrescentar as vagens ao risoto na fase final para que termine o cozimento rapidamente. Deste modo a vagem cozinha "al dente "e fica mais saborosa. Também  deixei para adicionar a cenoura ainda crua no final da receita, e o resultado foi ótimo para o meu gosto. 

PRÉ COZIMENTO DAS VAGENS 

    Em uma panela separada cozinhe rapidamente as vagens em uma pequena quantidade de água por aproximadamente 4 minutos. Escorra e reserve para acrescentar no final da receita.






















PREPARO DO RISOTO 

Em uma panela de fundo grosso aqueça o azeite e adicione a páprica defumada, se for utilizar.  Deixe em fogo baixo apenas por alguns segundos apenas para que a páprica libere o sabor. A seguir acrescente a cebola e o salsão picados, tempere com o de sal e deixe fritar em fogo médio por mais ou menos 5 minutos ou até que fique dourado. 




























  1. Junte o arroz e frite rapidamente com os temperos previamente refogados. Em seguida acrescente o vinho branco, misture e deixe cozinhar até evaporar. Adicione aos poucos a água fervente para evitar que o arroz seque e continue mexendo por aproximadamente 12 minutos. 






      Acrescente a cenoura, misture e deixe cozinhar por dois minutos. Em seguida adicione o pimentão, a seguir a vagem e as ervilhas. Mexa sempre e continue acrescentando água quando necessário. Continue neste processo até que o arroz esteja cozido porém "al dente" (cozido, porém firme) 







    1. Verifique o sal e ajuste se for necessário. Desligue o fogo quando o arroz estiver ainda "al dente " (cozido, porém resistente a mordida).
      Acrescente a cebolinha picada ou outra erva fresca ou seca de sua preferência.
      Eu usei um pouco de salsinha desidratada no final. Regue com um pouco de azeite na hora de servir.
      Se preferir um risoto mais cremoso pode usar manteiga ou queijo vegano para finalizar.
      Sirva imediatamente.














    ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis