Pão com Pistaches na Panela de Ferro

Incrível como o pão assado na panela de ferro fica delicioso! Eu amei o sabor da casca crocante de pistaches contrastando com a massa bem  e macia resultado da fermentação lenta. Experimente a mesma receita com outro tipo de oleaginosas. Se quiser pode usar a metade de farinha integral ou centeio. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


A fermentação lenta é um processo muito saudável de preparar pães porque diminui o índice glicêmico da massa durante as horas de fermentação, além de diminuir também a quantidade de glúten. Outra vantagem da fermentação lenta é que a massa fica com uma textura muito leve e deliciosa devido a pouca quantidade de fermento utilizado na receita. Quanto maior a quantidade de fermento mais pesada a massa fica e a digestão se torna mais difícil. Além de ser muito fácil de fazer, o resultado sempre é garantido com a fermentação lenta.  O cheirinho do pão assando é tudo de bom. 

Tenho pesquisado e aprendido muito sobre a fermentação lenta,  testado inúmeras possibilidades para dividir com vocês e inspirá-los a fazer seus pães em casa também. É mais fácil e divertido do que você pode imaginar. Este pão não contém açúcar e nem gordura, foi feito com apenas 4 ingredientes, farinha, água, sal e fermento. Por ser um pão de fermentação lenta, você pode começar a preparar a noite e assar de manhã, ou preparar de manhã e assar a noite. O importante é deixar a massa fermentar lentamente durante pelo menos 8 horas em temperatura ambiente e depois seguir as instruções abaixo. Para facilitar a vida de quem fizer este pão eu criei um tutorial bem detalhado que vale a pena seguir para conseguir um bom resultado. Se não der certo da primeira vez, não desista, tente novamente que você vai conseguir e com certeza vai adorar esta técnica simples e eficiente. 



INGREDIENTES


  • 4 xícaras de farinha de trigo 
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão
  • 2 xícaras e meia de água a temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de pistaches picados


PREPARO

Em um prato fundo e grande de preferencia vidro ou cerâmica, misture os ingredientes secos primeiro. Depois acrescente a água aos poucos misturando bem com o auxilio de uma espátula até obter uma massa homogênea. É muito simples e rápido de fazer,  basta apenas hidratar os ingredientes secos e a sua massa estará pronta. Sem sovar, sem bater, sem nenhum esforço a não ser misturar. Tudo o que você deve fazer nesta fase da receita é hidratar os ingredientes secos com a água apenas misturando com uma colher ou espátula e removendo o que gruda nas laterais da vasilha para que toda massa fique uniforme.

Depois que a massa estiver misturada cubra o prato com um filme plástico e deixe descansar em algum lugar protegido da sua cozinha onde de correntes de ar.  Este é o processo de fermentação lenta. Deve durar de 8 a 12 horas. Neste período a massa vai crescer e ficar bem aerada e leve. Esta é a aparência da massa depois de 8 horas fermentando.



Processe os pistaches grosseiramente deixando pedaços como mostra a imagem abaixo.


Coloque a metade dos pistaches na massa e misture delicadamente.



Unte a frigideira ou panela de ferro sem pré-aquecer a mesma.


Despeje a massa e espalhe com o auxilio de uma espátula.


Cubra a massa com o restante dos pistaches espalhando em toda a superfície e dando uma leve pressionada com a espátula. Leve a frigideira ao forno desligado e deixe crescer por aproximadamente 30 minutos até a massa dobrar de volume.


Ligue o forno a 180C e asse o pão até ficar dobradinha, por aproximadamente 30 minutos.


Remova o pão assado e deixe esfriar em uma grade antes de cortar. Está pronto um delicioso e nutritivo pão para você saborear com a alegria de saber que foi você quem fez, experimente!




VANTAGENS DA FERMENTAÇÃO LENTA

Quem quiser saber mais informações sobre as vantagens da fermentação lenta e saber tudo sobre pães, visite o blog Hortas orgânicas e alimentação saudável . Foi lá que eu me inspirei para fazer pães deliciosos e muito saudáveis.

O texto abaixo pertence ao site Esmeralda azul , e faz um resumo muito bom e simples de entender sobre a fermentação lenta.

"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir:
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico;
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."

ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis