Batata-Doce Roxa com Creme de Tahine

Além de deliciosa, a batata-doce roxa tem um visual lindo e apetitoso. Para mim basta assar que está pronta, eu como de colher e muitas vezes nem coloco nada pois gosto do sabor da batata pura. Como eu assei várias no dia anterior e sobraram duas, resolvi inventar alguma coisa com elas e estou compartilhando o resultado com vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis/Veganana


Essa é uma ideia bem simples que pode inspirar você a preparar uma batata-doce diferente na sua casa também. Tempere com o que você gosta, o tempero vai muito do gosto pessoal, portanto não se preocupe se não tiver o que eu usei como tempero. A batata-doce é rica em fibras e carboidratos, além de ser uma grande fonte de vitaminas e minerais. Embora tenha as mesmas vitaminas e minerais presentes nos outros tipos de batata-doce, a batata roxa é mais rica em antioxidantes devido a grande quantidade de pigmento arroxeado. Para mais informações sobre os tipos de batata-doce e suas propriedades nutricionais, clique aqui.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 20 minutos 



INGREDIENTES 

  • 2 batata-doce grandes assadas 
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de chá de páprica defumada 
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim (ou vegetal)
  • Creme de tahine (veja a receita abaixo) *




PREPARO

🍃 Para fazer esta receita como eu fiz, você vai precisar de batata-doce previamente assada. Como a batata-doce demora para assar no forno convencional, você pode se programar com antecedência para fazer a receita, ou assar no microondas, se você tiver um (eu não tenho). Como eu asso no forno convencional sempre aproveito para assar uma quantidade maior para aproveitar o forno. Se não tiver a batata roxa, use a que tiver disponível.  

🍃 Lave bem e escove as batatas. Faça um corte longitudinal nas batatas inteiras e leve ao forno para assar. Eu tinha as batatas assadas do dia anterior, e por este motivo foi fácil e rápido de preparar esta receita. 

🍃 Se você não quiser assar as batatas inteiras, pode cortar para assar mais rápido. Neste caso lave bem usando uma escovinha, descasque e corte em cubinhos, leve a uma assadeira grande espalhando bem para assar por igual. Se desejar pode cobrir a assadeira com papel alumínio. Depois de assadas, retire as batata-doce do forno e deixe esfriar enquanto prepara o creme. 
















INGREDIENTES PARA O CREME 

  • 200g de tofu 
  • Água para dar o ponto
  • 1 dente de alho pequeno 
  • 1 colher de sopa de tahine
  • Sal e pimenta do reino a gosto  
  • Temperos e ervas a gosto


PREPARO 

🍃 Coloque o tofu e o alho no liquidificador e acrescente um pouco de água apenas o suficiente para cobrir o tofu. Bata bem até ficar um creme consistente. A quantidade de água pode variar dependendo da consistência desejada. Eu sugiro que você coloque uma pequena quantidade apenas o suficiente para começar a bater e vá acrescentando mais  aos poucos conforme a necessidade até conseguir a consistência ideal.





















🍃Adicione o sal e bata até obter um creme lisinho e firme como mostra a imagem ao lado. Reserve e prepare as batatas conforme instruções a seguir.

















🍃 Se você assou as batatas inteiras corte em cubinhos de tamanho médio para que as mesmas não se desmanchem na frigideira. Se assou já cortadas fica bem mais fácil. 
















🍃 Pique as ervas frescas que for utilizar, na quantidade que desejar.
















🍃 Em uma frigideira grande aqueça o óleo em fogo baixo juntamente com a páprica em flocos se for utilizar. A páprica libera o sabor quando aquecida com o óleo antes de se adicionar os outros ingredientes.
















🍃 Adicione a cebolinha verde picada na quantidade que desejar. Tempere com uma pitadinha de sal e deixe fritar em fogo baixo até dourar levemente.
















🍃 Acrescente os cubinhos de batata doce ao refogado de cebolinha e misture delicadamente. Tempere como desejar usando ervas secas de sua preferencia.
















🍃 Desligue o fogo e acrescente mais salsa e cebolinha na quantidade que desejar. Se for utilizar pimenta do reino pode moer na hora antes de servir.
















🍃 Remova o creme de tofu do liquidificador e leve ao fogo baixo para aquecer adicionando temperos e ervas que desejar.
















🍃 Quando o creme estiver aquecido desligue o fogo e acrescente o tahine mexendo até misturar. Se desejar acrescente mais tahine. 
















🍃 Sirva imediatamente acompanhado de uma salada de folhas verdes a seu gosto, ou como preferir.  Você pode servir o creme separado em uma cremaria ou despejar em cima das batatas para enfeitar. Decore a seu gosto e bom apetite! 
















ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis