Bolo Mesclado

Minha versão vegana de uma receita muito antiga que costumava fazer. Este bolo ficou muito macio e fofinho! Caso preferir pode cobrir o bolo com uma calda de chocolate ou com açúcar de confeiteiro. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.



INGREDIENTES PARA A MASSA BRANCA

  • 2 xícaras de farinha trigo 
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1/2 colher de chá de vinagre branco
  • 1/2 xícara de leite vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha


INGREDIENTES PARA A MASSA ESCURA
  • 2 xícaras de farinha trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1/2 colher de chá de vinagre branco
  • 1/4 de xícara de cacau em pó 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 1/2 xícara de água


PREPARO

Prepare as massas em vasilhas separadas, misturando bem todos os ingredientes de cada uma. Alterne os ingredientes secos com os líquidos batendo ate agregar bem. Acrescente o fermento por ultimo apenas mexendo. Eu não usei a batedeira. Unte uma assadeira com óleo e polvilhe farinha.
Coloque pequenas porções de massa branca alternando com a massa escura ate terminar as duas massas. Asse em forno médio pré aquecido por 30 minutos ou ate dourar. De preferencia espere esfriar um pouco antes de cortar. Se você quiser pode fazer uma calda de chocolate para cobrir. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Acho que você devia postar a referência da onde pegou a receita. Não é justo com o autor da receita original.

    ResponderExcluir
  2. Ola! Obrigada pelo seu recado.
    Eu sempre coloco a fonte de onde retirei as receitas que posto aqui e deixo bem claro que a minha receita foi inspirada em outra e cito o nome ou site de onde tirei a receita.
    Quando postei aqui nao encontrei mais as informacoes de onde tinha tirado a inspiracao porque modifiquei a receita.
    Quando recebi a tua mensagem eu fui atras de arquivos antigos e encontrei. Felizmente eu salvei esta informacao porque eu nao lembrava mais de onde tinha tirado esta ideia.
    Esta receita foi feita ha muito tempo e eu me inspirei em um video do blog Presunto Vegano.

    Agradeco o teu recado e se a receita original e tua, o que eu acredito que seja, peco desculpas por nao ter colocado os creditos em teu nome. Vou faze-lo agora e espero estar dando os creditos para a pessoa certa.
    Quando fiz esta receita nao tinha nenhuma intencao de publicar ou mesmo de fazer um blog.
    Por favor me confirme se a fonte e correta para que eu possa colocar os creditos.
    Mais uma vez obrigada pelo toque, e pela visita.
    abracos
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  3. Acabei de receber uma mensagem super querida e muito educada do blog "Presunto Vegetariano" dizendo que a autoria desta receita nao e deles, e citando um site portugues como sendo a fonte de onde eles tiraram esta receita. (veja o link acima).
    Obrigada mesmo ao Presunto Vegetariano pela pronta e carinhosa resposta demonstrando respeito e coleguismo em relacao a minha pessoa.
    Expresso publicamente a minha grande admiracao ao trabalho de voces e a postura etica que voces demonstraram neste caso.
    Quanto a pessoa que se escondeu atras do anonimato para me mandar o recado publicado acima, espero que agora se sinta satisfeita com o resultado final de tudo isto.Eu fiz o que pude para esclarecer tudo e me considero satisfeita!
    So tenho que agradecer a esta pessoa anonima que me proporcionou fazer contato como Presunto Vegetariano! Recebi uma mensagem super carinhosa deles inclusive elogiando meu trabalho!
    Me senti compensada pelo stress que passei apos ter recebido este recado.
    Grande abraco a todos com muita paz e amor que e assim que eu entendo o Veganismo!

    ResponderExcluir
  4. Como te disse no face amiga, receita não tem dono. Imagina se todos os chefs de cozinha tivessem uma patente das receitas...ninguém poderia testar e fazer em casa ou publicar. Bobagem isso. Continua postando receitas adaptadas ou não que a gente gosta!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, como falei contigo no face, receita não tem dono. Imagina se os chefs tivessem patente sobre cada receita criada...ninguém ia poder fazer, compartilhar e usar sem aceite do dono, ou pior pagaria por isso. Então, essa pessoa é sem noção questionando isso...continua publicando receitas gostosas para nos deliciarmos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada querida amiga pelo teu comentario. Tens razao, imagine o stress que seria ir em busca de quem teve a primeira ideia em relacao a todas as receitas que fazemos....
    Para mim, ser vegano e ter compaixao e amor no coracao acima do normal e nao promover guerrinhas de vaidade desnecessarias como esta.
    Adorei a tua mensagem no face. Ja vou responder!
    beijos querida e muito obrigada pelo teu carinho e apoio!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz só a parte de chocolate e virou o "meu" bolo de chocolate de sempre... Muito fofinho, fez o maior sucesso. Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Patricia que legal a tua ideia!!!!
    Nunca fiz so a parte de chocolate, mas deve ser muito deliciosa!
    Vou ter que experimentar porque agora fiquei curiosa!
    Muito obrigada pelo retorno e pela excelente dica!
    Volte sempre amiga!
    bjsss

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis