Focaccia com Pimentão, Tomate e Orégano

Massa muito fofinha e deliciosamente temperada, cobertura levemente crocante com um toque mais acentuado dos temperos e ervas que eu usei. Esta receita é muito versátil e você pode inventar mil sabores diferentes. Pode ser feita também com ervas frescas como manjerona, manjericão ou qualquer outras de sua preferencia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Você pode servir quente ou fria. Também fica muito legal servir para acompanhar pratos principais, ou então com salada. Eu adoro focaccia no inverno acompanhada de uma taça de vinho tinto seco, uma bela macarronada e salada, até rimou, rsrsrs  


INGREDIENTES


  • 2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de açúcar granulado
  • 2 colheres de chá de fermento para pão
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • sal e pimenta a gosto
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de água morna
  • folhinhas de orégano fresco picadas
  • orégano seco ou manjerona
  • 1 colher de sopa de  queijo parmesão vegano (opcional)
  • 1/4 xícara de pimentão vermelho picado
  • 1/4 xícara de pimentão verde picado
  • 1 tomate pequeno cortado em cubinhos
  • azeite de oliva para regar a massa

PREPARO

Misture a farinha, o sal, o açúcar, o fermento e o alho em pó e algumas folhas do orégano fresco cortadas em pedaços pequenos e o queijo parmesão vegano a gosto. Adicione o azeite de oliva e a água. Misture e termine de trabalhar a massa em uma superfície lisa, até ficar macia.

Eu gosto de usar a batedeira, é fácil e muito rápido e a massa fica perfeita. Caso você preferir pode também usar o processador com o batedor de massas. Pode ser feita a mão sem problemas. Neste caso você vai ter que trabalhar a massa um pouco mais, mas fica super bom, eu já fiz muitas vezes assim e dá certo. Não é uma massa difícil de fazer.


Faça uma bola, unte e coloque para crescer em vasilha untada, coberta com pano úmido em água morna. Use um pano de prato, molhe bem em água morna, torça e coloque sobre a vasilha.  
Depois de 20 ou 30 minutos, desinfle a massa, abra com os dedos em assadeira untada. Pincele a superfície com azeite de oliva e coloque os pedaços de orégano fresco, os pedaços de tomate, pimentão vermelho e verde  fazendo covinhas na massa com as pontas dos dedos e empurrando-os para baixo. Você também pode fazer as covinhas com o auxilio de uma colher caso preferir. Espalhe o orégano seco na superfície da massa por ultimo.


Leve ao forno para assar em forno pré-aquecido a 230C por mais ou menos 20 a 25 minutos.  Caso desejar pode fazer o teste do palito para ter certeza de que a massa esta bem assada.


Retire do forno e espere uns minutos antes de cortar para que as fatias fiquem bem inteiras e bonitas.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Querida, fiz esta focaccia hoje e ficou esplêndida!!! A família adorou! Valeu pela receita! Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que alegria saber que voces gostaram!!! Fico muito feliz com o teu retorno!
    Obrigada mesmo Lili!
    Feliz Natal para ti e tua familia!
    Volte sempre querida!
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. pode usar farinha de arroz ou de soja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adri,

      Podes usar farinha sem glúten, sem problema. A massa não vai ficar tão fofinha como esta, mas fica muito gostosa. Eu já fiz com farinha de arroz e grão de bico. Ficou maravilhosa. Quanto a farinha de soja eu não uso porque não gosto do sabor da soja em geral. Não tenho como te dizer se fica legal ou não, mas se tu estas acostumada a usar, não vais ter problema com o gosto da soja.

      Se fizeres volte aqui para me contar como ficou.

      abraços e muito obrigada pela participação

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Respostas
    1. Boa noite Caren,

      O açúcar granulado é a mesma coisa que açúcar cristal ou demerara.
      Como eu não uso açúcar refinado sempre enfatizo nas minhas receitas o açúcar granulado como opção mais saudável.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  5. Oi Lori! Que receitinha convidativa! :D
    Perguntinhas: o fermento é o tipo seco, sachê? E esta quantidade de ingredientes é para forma de que tamanho?
    Grata,

    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Karina,

      Seja muito bem vinda amiga!
      Sim, este é o fermento, tipo seco em sachê, ou como tu encontrares. Aliás, pode ser qualquer tipo de fermento especial para pão. Tem os fermentos frescos de tablete que também são ótimos. Eu sempre uso os de sachê, o fermento seco.
      Eu fiz esta receita em uma assadeira retangular de tamanho médio. A massa cresce bastante, mas eu gosto que fique mais altinha. E dependendo do que colocares como cobertura, pode precisar de mais espaço dentro da forma. Eu não tenho as medidas agora, mas tem 3 tamanhos padrão de assadeiras. Pequeno, médio e grande. Eu usei a média.

      Espero ter ajudado, se fizeres esta receita volta aqui para me contar como ficou. Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.

      Abraços e muito obrigada pela visita!
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi Sagitário,

      Obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog. Se fizer a receita me conta como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis