Torta de Legumes e Aveia

Esta é uma torta versátil, rápida e fácil de fazer. O recheio pode ser a combinação de legumes, ervas e temperos que preferir. A massa fica deliciosa, crocante, sequinha por fora e macia por dentro. Não tive oportunidade de repetir esta receita fazendo fotos melhores, e infelizmente minhas fotos não ficaram nítidas, mas eu garanto que a receita é  maravilhosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Comece preparando o recheio e reserve enquanto trabalha a massa.


INGREDIENTES PARA O RECHEIO


  • 1 cebola media picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • salsa e cebolinha verde a vontade
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 talo de alho poro picado
  • 1 cenoura grande cortada em cubinhos
  • 1 xícara de couve (eu usei Kale, uma especie de couve crespa) picada
  • 1 xícara de espinafre picado
  • óleo para refogar
  • sal e pimenta a gosto

PREPARO

Em uma frigideira grande aqueça o óleo e coloque o alho deixando dourar levemente. Acrescente o alho poro e a cebola e  a cebolinha verde picada e deixe apurar um pouco. Abaixe o fogo acrescente a cenoura misturando bem. Acrescente o salsão e por ultimo os vegetais, a couve e o espinafre. Deixe apurar. Deixe o recheio esfriar enquanto prepara a massa.

Cuidado para que o refogado seja mais seco do que o normal para a torta não ficar aguada.




INGREDIENTES PARA A MASSA


  • 2 xícaras de farinha de trigo comum
  • 4 colheres de chá de fermento em po
  • 2 xícaras de leite vegetal (qualquer um, eu usei de amêndoas)
  • 3/4 de xícara de óleo 
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de orégano 
  • farinha de rosca para polvilhar



PREPARO

Coloque os ingredientes no liquidificador começando pelo leite vegetal, o óleo, a aveia, o sal e pimenta e bata acrescentando a farinha de trigo aos poucos ate conseguir agregar bem os ingredientes. 
Acrescente o orégano e por ultimo o fermento apenas misturando. A massa fica um pouco liquida como da para ver na foto abaixo. Eu retirei a massa do liquidificador e coloquei na bacia para misturar o orégano e o fermento e fotografar. Não e necessário fazer isto, pode apenas usar o liquidificador. Em uma assadeira untada, salpique farinha de rosca conforme a foto.




Despeje metade da massa, coloque o recheio e cubra com o restante da massa como mostram as fotos abaixo.





Salpique farinha de rosca por cima, orégano e um pouco de pimenta moída na hora. Esta pronta para ir ao forno por uns 40 minutos ate que fique douradinha por cima e bem assada.




Espero que gostem desta deliciosa sugestão. Ainda quero fazer uma torta destas com legumes e queijo de castanhas. Esta receita eu fiz ha alguns meses e não tive ainda a oportunidade de repetir com um recheio diferente, mas vou fazê-lo assim que seja possível. Quando eu fiz esta torta ainda não conhecia o maravilhoso queijo "parmesão" vegano. Fico imaginando colocar este queijo com a farinha de rosca e o orégano em cima da massa.... hummmm ainda vou fazer!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

9 comentários

  1. já fiz duas de suas receitas, muito bom!!! valeu.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentario!
    Fico muito feliz em saber que gostaste das receitas!

    Volte sempre!

    abracos

    ResponderExcluir
  3. Olá... maravilhosa a receita... como não tinha farinha branca em casa, arrisquei com a integral e ficou ótima... a dica de deixar o recheio mais sequinho é valiosa... enfim: saborosa, saudável e barata... parabéns por esta e pelas demais receitas, feliz 2016...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Nietzsche,

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Deve ter ficado maravilhosa com a farinha integral, e com certeza mais saudável. Fico feliz em saber que gostaste e agradeço muito por acompanhares o blog.
      Um Feliz 2016 também! abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá,
    amei a receita.
    Voce sabe se a substituição da farinha branca por farelo de aveia funciona?
    Tenho muita duvida com relação a substituição de ovos em receitas...
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Eu acredito que a farinha branca não possa ser totalmente substituída pelo farelo de trigo. Imagino que a massa não vai dar liga e vai ficar quebradiça. Nunca tentei fazer somente com o farelo, mas acredito que deve ser misturado a farinha de trigo para que se obtenha uma massa mais macia e deliciosa. Eu faria uma proporção de no máximo 50% de farinha de trigo branca e o restante pode ser farinha integral e farelo. Quanto a substituição do ovo nas receitas, é simples, tu podes usar a linhaça triturada diluída em água morna (1 colher de sopa de linhaça e 3 de água), deixe de molho por mais ou menos 15 minutos. Pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas. Pode usar a semente de chia também, preparando da mesma forma e deixando de molho até formar um gel e utilizar em receitas doces ou salgadas.
      Para receitas doces pode-se usar uma das opções que eu citei acima ou uma banana amassada ou purê de maçã. Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou, e se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Essa torta é sucesso! =)
    Fiz ano passado pra receber alguns amigos e todos adoraram. Usei brócolis, cebola, pimentões, cenoura e azeitonas. Amanhã faço pela segunda vez. E o melhor: com o que tiver na geladeira!

    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Fiquei muito feliz com o teu recadinho, obrigada pela gentileza de escrever. Esta torta realmente é uma delícia e eu quero repetir esta receita para postar novamente com um recheio diferente. Esta foi uma das primeiras receitas que eu fiz assim que comecei o blog, em 2012, e eu guardo como uma relíquia. Apesar de as fotos estarem muito ruins, a receita é ótima!
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes, vou adorar te ver por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Hummmmmmm deve ser divina.. adorei!!!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis