Projeto Salsão

Este é um outro projeto que estou adorando!  Eu compro pelo menos dois pés de salsão por semana porque uso muito para fazer o suco verde de manhã e também para cozinhar. Mas gosto muito do salsão cru, utilizo em saladas e, sanduíches...



COMO FAZER

Comece cortando o salsao e deixando a base com um tamanho de mais ou menos uns 4 cms. Esta e a maravilha deste projeto porque ao invez de colocar no lixo a base do salsao vamos aproveitar para criar uma nova plantinha dentro de casa.

De uma leve enxaguada na base do salsao e acomode em um recipiente de vidro cobrindo com agua como mostra a foto abaixo. Leve a um lugar próximo de uma janela e observe diariamente para repor a água se for necessário. Não é necessário trocar a água, apenas acrescente para manter o salsão sempre imerso na água.

Em poucos dias a parte superior do buque do salsão vai ficar escurecida e vai parecer que esta secando. Nao se assuste, isto e super normal. Em mais ou menos uma semana o centro do salsão vai começar a brotar. A coisa mais linda do mundo, vai surgir um verde tao intenso e cheio de vida!  Alem de tudo e uma grande economia que se faz! Espere ate o brotinho estar com um tamanho maior de 2 cms mais ou menos para plantar.


Em um vaso ou até mesmo uma lata com furinhos embaixo coloque uma terra de boa qualidade e faca um buraco no meio colocando o salsão e cobrindo bem com terra dando uma apertadinha leve para assentar bem a planta. A seguir coloque água e deixe o vaso próximo a uma janela.


Este da foto acima foi plantado no domingo e  cresceu e esta bem verdinho e lindo!Ainda não tenho a informação de quanto tempo vai levar para que eu possa colher o meu salsão, mas assim que tiver eu posto aqui para vocês. Esta imagem abaixo mostra os dois pezinhos que eu tenho ja plantados. Tenho mais dois que estão de molho e vou plantar em poucos dias!



10 comentários

  1. Respostas
    1. Gostei muito. Vou fazer .Eu também adoro salsão.

      Excluir
    2. Oi Silvana, tudo bem?

      Que bom que gostaste da sugestão. Dá super certo e vale a pena fazer. me conta depois como está o teu projeto, espero que gostes e colhas muito salsão para fazer receitinhas deliciosas.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e comentário.
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ola Jorge Samuel!
    Obrigada pela visita e pelo comentario!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. amei....idéia maravilhosa, vou seguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eni querida, me desculpe não ter respondido a tua mensagem antes. Nossa, só vi agora e não entendo como me passei e não respondi antes. Bom, se um dia voltares por aqui vais ver a minha resposta, e se tiver a oportunidade de me contar se fizeste o projeto, vou adorar saber.

      Um grande abraço amiga
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Jaqueline, tudo bem?

      Me desculpe não ter respondido antes o teu recadinho. Não sei como, mas acabou passando e eu somente vi agora. Obrigada por vir me visitar, e obrigada pelo comentário. Um grande abraço e volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Amei seu blog, mesmo não sendo vegetariana ou vegana! ADORO legumes e verduras. Moro na Austrália (aqui a galera AMA esse aipão pra lá de bão) e costumo fazer horta, pena que as lagartas gostem tanto das verdinhas como eu... rs. Quem sabe deixando as fofas dentro de casa eu consiga vencer essa disputa?! :-)
    Beijocas e obrigada pelas dicas que andei postando no meu Facebook, afinal, coisa boa não se deve guardar pra gente, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário tão gentil sobre o blog. Fico feliz e agradeço por estares aqui acompanhando o meu trabalho. Nossa, eu amo aipo também, coisa bem boa! Tenta fazer este projeto dentro de casa, quem sabe tu consegue? O ideal é plantar depois que brotar porque ele cresce mais forte devido aos nutrientes do solo. Pode plantar em um caso dentro de casa mesmo que funciona direitinho. Eu já fiz e deu certo.
      Aqui onde eu moro (Usa) o inverno é muito longo e eu aproveito para cultivar estes belezuras dentro de casa para sempre ter fresquinhos.
      Tem razão, nada é nosso, e o que é bom tem que ser dividido, compartilhado mesmo. Adorei a tua visita, venha mais vezes! beijos

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis