Molho Branco de Castanhas de Caju

Uma delicia de molho muito rápido de preparar. Perfeito para lasanhas, macarrão, legumes gratinados ao forno, risotos, strogonoff e qualquer outra receita que utilize molho branco. Fica muito gostoso e dá um toque de cremosidade e sabor muito especial a qualquer receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


As castanhas que eu utilizei, são as brancas, sem torrar. Muitas pessoas me perguntam sobre as castanhas de caju, e acham que a castanha crua é toxica. Na realidade isto é um mal entendido, porque todas as castanhas passam por um processo de cozimento e secagem antes de serem comercializadas. Este processo beneficia as castanhas e torna possível o consumo. Depois disto, são vendidas em estado natural, ou torradas com sal e óleo. Para quem ainda tiver duvida, basta pesquisar em sites na internet e vocês vão encontrar todas as respostas para esta questão. Mas posso garantir uma coisa, não existe nenhuma castanha de caju toxica sendo comercializada.



INGREDIENTES


  • xícara de castanhas de caju cruas (sem torrar)
  • xícaras de água filtrada fria
  • uma pitadinha de noz moscada ralada
  • 2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional) *
  • sal a gosto


PREPARO


Enxague rapidamente as castanhas em uma peneira. Leve ao liquidificador e cubra com água filtrada. Deixe de molho por uns 10 minutos. Coloque o sal e bata bem até obter um leite cremoso. Coloque o amido de milho e bata novamente. Leve esta mistura a uma panela e leve ao fogo baixo para engrossar mexendo sempre. Devolva para o liquidificador, misture o Nutritional Yeast se for utilizar e bata de novo até ficar um creme lisinho. Empregue na receita que estiver fazendo. Caso não utilize todo o molho de uma vez, guarde em pote de vidro fechado na geladeira por até 3 dias. Um excelente curinga na cozinha que permite fazer pratos deliciosos e nutritivos.


* O uso do Nutritional Yeast nesta receita é opcional. O fato de não usar, não altera o resultado final da receita. O Nutritional Yeast é um tempero com um delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo, e por isto fica maravilhoso em qualquer receita vegana. 

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast  na loja Veganana clicando AQUI  

ESTA RECEITA FOI DESENVOLVIDA POR LORI ELLIS. AS IMAGENS E TEXTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DA RECEITA QUE DIRECIONA PARA O BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

15 comentários

  1. Olá! Estava procurando uma alternativa vegana para creme de leite e acabei encontrando o seu blog! Fiz esse creme de caju e ficou divino! Adaptei ele para um strogonof de champignon.
    Adorei o seu blog! Parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sonia,

      Obrigada pela visita e pelo carinho das tuas palavras.
      Fico feliz que estas aqui e gostaste das receitas.
      Este molho branco e uma delicia, presença constante aqui em casa para receitinhas especiais como strogonoff e outras.

      Um grande abraço, volte sempre!

      Excluir
  2. Muito bom apenas troquei o leite de caju por de amêndoas e não usei Nutritional Yeast (nem sei o que é e onde encontrar).
    Se tiver endereços de empórios veganos aqui na zona norte de Sampa, te agradeço!
    Parabéns pelo seu blog! Quanto mais pessoas conscientes existirem, menor será o sofrimento dos animais :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amora,

      Obrigada pelo comentário. Eu já fiz este molho com amêndoas também e ficou uma delicia.
      O Nutritional Yeast não esta a venda no Brasil. E um produto importado dos Eua.
      Eu vendo através do blog. Caso quiseres mais informações escreve uma mensagem para mim la na pagina do facebook que eu te aviso quando tiver em estoque.

      Infelizmente eu não tenho nenhum conhecimento de lojas no Brasil e não conheço nada de São Paulo. Moro nos Eua e so fui a SP duas vezes.

      Vou ver se descubro alguma coisa e posto aqui ou la na pagina do facebook.

      Espero ter ajudado, se precisares falar comigo, escreve uma mensagem la na pagina que e mais fácil para mim ver e responder.

      abraços, volte sempre!

      Excluir
    2. Nutritional yeast no Brasil é levedura de cerveja. Cerealistas e lojas naturais tem. Uso sempre!!

      Excluir
  3. Qual a finalidade de usar o Nutritional Yeast?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Prassempre,

      O Nutritional Yeast e uma levedura nutricional com adição de vitamina B12.
      E muito usada como tempero apesar de ter propriedades nutricionais semelhantes as da levedura de cerveja.

      Não e um ingrediente que seja absolutamente necessário em nenhuma receita. Geralmente e usado apenas para dar sabor porque tem um gostinho muito bom que lembra o queijo.

      Não se preocupe se não tiveres, pode fazer o molho branco ou qualquer outra receita sem NY que fica bom igual.

      Obrigada pela visita e participação.

      Volte sempre!

      Excluir
  4. Mas a castanha de caju crua não é tóxica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo (a),

      A castanha de caju a que me refiro e chamo de crua, é a que não foi torrada com sal, é a castanha branca.
      Existe um equivoco muito grande em relação a castanha de caju crua.
      O que as pessoas pensem que é toxico, é a castanha in natura antes de ser liberada para o consumo humano. A castanha passa por um processo de cozimento e secagem antes de ser comercializada. Isto garante a qualidade do produto final que consumimos.
      Pode ficar tranquilo (a) que todas as castanhas que se encontram a venda, são próprias para consumo e não tem toxicidade nenhuma.

      A diferença é que uma delas foi apenas cozida e seca, e a outra, mais comum, é a castanha torrada com sal.
      Para esta e outras receitas de cremes de castanha, o ideal sempre é comprar a castanha branca, sem torrar.

      Espero ter esclarecido a tua duvida. Obrigada pela participação.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá!!
    Precisa voltar o creme para o liquidificador se não for adicionar o Nutritional Yeast? Ou depois de levar à panela ele já está pronto para uso/consumo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane, tudo bem?

      O nutritional yeast nesta receita é opcional. Se não tiveres, não se preocupe. Eu devolvi para o liquidificador apenas para que o creme ficasse mais lisinho. Mas isto também é opcional. liquidificar novamente é uma garantia de que o creme fica homogêneo, liso e sem grumos.

      espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi! Adorei a receita. Duas dúvidas: qual diferença faz deixar as castanhas de molho por mais de 6h e por apenas 10 minutos? Quanto rende essa receita? Quero fazer uma lasanha ao funghi com ela. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisiane, tudo bem?

      Em primeiro lugar peço desculpas por estar respondendo a tua mensagem somente agora. Hoje eu descobri que várias mensagens foram parar na caixa de spam, não entendo porque isto aconteceu. Resolvi checar a caixa de spam e para a minha grande surpresa tinha várias mensagens, inclusive a tua.
      Espero que leias esta resposta, e lamento não ter respondido quando escreveste. para esta receita eu deixei as castanhas de molho por apenas 10 minutos depois de lavar muito bem, para amolecer rapidamente. No caso deste molho pode ser feito assim porque o molho vai ao fogo e as castanhas vão cozinhar rapidamente. Quanto a deixar de molho por mais tempo, seria no caso de receitas em que se necessite que a castanha fique bem hidratada e macia, como para receitas crudívoras, molhos e sobremesas.
      Este molho é muito bom, tenho certeza que vais gostar, ainda mais se fizeres com funghi. A combinação é perfeita! Se fizeres, ou se já fizeste, e um dia chegar a ler esta mensagem, escreve para me contar como ficou a receita.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi tudo bem?
    Faço comida congelada, gostaria de saber se posso congelar o strogonoff de cogomelos com este molho de castanhas, se não teremos problemas ao descongelar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Albertina, tudo bem?

      Seja bem vinda! Tu pode congelar o estrogonofe com este molho sim. Eu já fiz estrogonofe de grão de bico com este molho e congelei uma pequena quantidade que sobrou e não tive problemas ao descongelar e aquecer novamente.
      Como tu já tem experiência com comida congelada vai saber exatamente como fazer para descongelar. Eu sugiro que prepares uma pequena quantidade e congele para ver se o resultado vai ficar do teu agrado. Especialmente se tiveres a intenção de fazer uma quantidade maior para armazenar.
      Espero ter ajudado, se fizeres a receita e congelar, por favor volte aqui para nos contar como ficou e dividir a experiência com o pessoal que talvez tenha vontade de fazer a mesma coisa.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis