Uma sobremesa light, muito deliciosa e nutritiva. Sem nenhuma adição de gordura, com pouquíssimo açúcar e alto teor de fibras. Com um sabor delicado e visual muito apetitoso. Fica ótima gelada, e no dia seguinte ainda é melhor.Também fica uma delicia servir quente com sorvete de baunilha. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
O creme que eu fiz para a cobertura é opcional. Você pode servir a torta sem nenhuma cobertura que fica bom demais. Eu fiz a torta com leite de amêndoas. Dá um pouquinho mais de trabalho porque tem que deixar as amêndoas de molho de véspera para depois fazer o leite. Caso você quiser pode utilizar qualquer outro tipo de leite vegetal que for mais conveniente.
Serve 6 pessoas
INGREDIENTES
- 6 bananas grandes maduras
- 3/4 de xícara de chá de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha
200 ml de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal)
- suco (sumo, caldo) de 1 limão
PREPARO
Corte as bananas em três partes de comprido, coloque o suco do limão e reserve enquanto prepara o restante da receita.
Misture a farinha integral, a linhaça, o açúcar e a canela. Coloque esta mistura em um refratário sem untar forrando bem o fundo.
Coloque uma camada de bananas sobre a mistura de base, acomodando lado a lado as fatias para preencher bem os espaços.
Alterne as fatias de bananas e a mistura da farinha até terminar todos os ingredientes. Tenha o cuidado de não encher muito o prato porque pode transbordar ao assar devido a quantidade de líquidos. O liquido em contato com a parte sólida com o calor do forno cresce e o volume aumenta consideravelmente.
Cubra tudo com o leite vegetal e leve ao forno até dourar sem cobrir a assadeira.
Está pronta a torta, douradinha e perfumada.
O aroma que se espalha pela casa e incrívelmente apetitoso.
Se você quiser fazer este creme de cobertura, poderá utilizar qualquer tipo de leite vegetal. Eu fiz com leite de amêndoas, mas o creme fica gostoso com outros leites também.
COBERTURA
- 1/2 xícara de leite de amêndoas
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de farinha de aveia
PREPARO
Dilua a farinha de aveia e o açúcar no leite de amêndoas frio. Coloque esta mistura em uma panelinha pequena. Acrescente o óleo de coco e a baunilha. Leve ao fogo baixo. Mexa sempre ate levantar fervura. Quando começar a ferver desligue a panela e coloque o creme em um prato para esfriar. Leve a geladeira por alguns minutos antes de utilizar. Enquanto o creme de cobertura esfria, a torta também esfria para ser fatiada.
Se você quiser pode colocar uma colher deste creme sobre as fatias na hora de servir e polvilhar um pouco de canela. Este creme é apenas uma sugestão, a torta fica maravilhosa mesmo sem acompanhamento de creme ou sorvete.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Da para fazer com outras frutas? Qual?
ResponderExcluirOla!!!
ResponderExcluirCom certeza tu podes fazer com outras frutas sim!
Eu sugiro macas, peras,abacaxi ou pessego.... tambem podes adicionar passas de uva, nozes ou ameixas pretas picadas caso queiras!
Espero que gostes da receita e que possas aproveitar as sugestoes de outras frutas.
Se fizeres, volte para nos contar como ficou!
Abracos e um Feliz Ano Novo!
Olá, Lori!Que sobremesa deliciosa! E light, ótima para combater o excesso das festas e bem fácil de fazer! Está anotada!
ResponderExcluirFeliz 2013!
Beijinhos
Lina amiga querida!!!!
ResponderExcluirFeliz Ano Novo!!!!
Pois eu fiz esta receita pensando exatamente na possibilidade de comer um docinho sem muita culpa porque depois destas festas de fim de ano vou ter que entrar no regime da sopinha de legumes.....
Um grande abraco para ti amiga, e que nos possamos continuar juntas em 2013 trocando nossas receitinhas gostosas!
Foi muito bom te-la encontrado no caminho Lina! Obrigada pela tua amizade tao especial!
beijos
Que delícia! É muito fácil e ficou bem bonita.
ResponderExcluir
ResponderExcluirOi Lori,
Que doce maravilhoso. Uma grande tentação! Adoro as receitas com bananas.
Beijos.
Oi Lori,
ResponderExcluirJá fiz essa receita 2 vezes, mas não fica igual a sua foto. Mas o saber eh maravilhoso.
Qual a temperatura do forno? Será que eh porque estou usando farinha misturada (Branca e Integral)?
Ah, e sempre preciso fazer um pouco mais da mistura para conseguir duas camadas de Bananas :)
bjs
Ana
Querida Cristina!!!
ResponderExcluirTudo bem contigo amiga?
Este doce e uma delicia!!!!! Muito facil de fazer e nao tem quem nao goste! Especialmente quem gosta de bananas como nos!
beijos amiga querida! Obrigada pela visita e volte sempre!
Ola Veganinha!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentario querida!
Fico feliz que tenhas gostado da receita!
Volte sempre!!!!
beijoss
Ola Aninha!!!
ResponderExcluirEu nunca fiz esta receita com farinha branca,nem misturado com a integral, acho que nao e a mesma coisa amiga. A massa nao deve ficar tao douradinha como com a farinha integral.
Tu achas que nao ficou parecido com o da foto porque ficou mais claro? o que foi que tu viu de diferente? quem sabe se tu me disser eu posso te ajudar a ver o que pode ser melhorado da proxima vez que fizeres.
Mas quando fizeres novamente faz somente com farinha integral amiga! Varias pessoas fizeram e deu certo, vai ver que o problema foi a mistura de farinhas.
Quanto ao forno a temperatura e uma media de 160 graus com forno pre-aquecido. Nao e necessario cobrir o prato, e o tempo de forno pode depender do teu fogao. Mas a media e de 30 minutos no forno ou ate que tu veja que esta douradinho, assado e firme. Tem uma foto que mostra como fica depois de assado.
Qualquer duvida me pergunte de novo. Espero ter ajudado!
beijos e obrigada pela tua visita!
Olá Lori! Então, já fiz esse receita (com todos os ingredientes originais) 2 vezes e também não ficou cremosa como a sua. Você imagina o que pode ser? Será que pode ser o recipiente (faço num recipiente de vidro)? O leite de coco tem escoar até o fundo?
ResponderExcluirÉ isso!
Obrigada!
Olá, Lori!
ResponderExcluirEntão, já fiz esse receita (com os ingredientes originais) 2 vezes e ainda não saiu com a cremosidade da sua! Você imagina o que possa ser? Será que é o recipiente (uso um de vidro)? O ideal é um recipiente mais largo? O leite de coco tem que penetrar até o fundo? São finas camadas da farinha integral?
É isso!
Obrigada!
Camila.
Ola Camila!
ResponderExcluirComo ficou a tua torta? ficou seca? Na realidade as camadas de farinha misturadas com o acucar sao o suficiente para cobrir as bananas como tu podes ver nas fotos.
Quando tu despeja o leite, automaticamente penetra ate o fundo e molha bem a torta para assar. Caso quizeres podes dar uma "ajudinha" com uma faca ou colher levantando delicadamente os cantinhos para permitir que o leite chegue ate o fundo.
Outra sugestao, caso queiras uma torta mais cremosa, coloque um pouco mais de leite do que a quantidade indicada.
Esta e uma receita super simples e muito facil de fazer que eu faco sempre meio que a olho.
Espero ter ajudado amiga. Se tiveres mais alguma pergunta me escreva novamente por aqui ou mande uma mensagem na minha pagina.
Obrigada pela visita e comentario.
Volte sempre!
beijos
Olá!
ResponderExcluirLinda torta! Gostaria de saber se é possível substituir por uma farinha glúten free.
O que acha!?
Bj
Olá amiga (o),
ExcluirObrigada pelo elogio. Pode sim, use a farinha que preferir nas mesma quantidades indicadas na receita. Pode ser farinha de arroz, de amêndoas, ou qualquer outra que tiveres disponível ou que preferires.
Se fizeres a versão sem glúten volta aqui pra me contar como ficou, vou adorar saber o resultado.
abraços, obrigada pela visita, volte sempre!
Lori Ellis
Essa torta parece maravilhosa, mas, tem muitas calorias?
ResponderExcluirBoa noite Renato,
ExcluirObrigada pelos elogios. A torta não tem muitas calorias não. Em primeiro lugar somente utiliza ingredientes integrais, pouso açúcar, e nenhum tipo de gordura na massa. Não tenho como te informar o numero exato de calorias por porção porque não sou nutricionista, mas uma coisa eu te garanto, todos os alimentos consumidos em excesso tem um grande índice calórico, portanto, uma torta saudável como esta se consumida com moderação não vai apresentar problemas.
Eu não me preocupo muito com contagem de calorias na minha alimentação. Procuro equilibrar a minha dieta e consumir os alimentos que sei que são mais calóricos com moderação.
Espero ter ajudado, se precisares de mais alguma informação que esteja ao meu alcance responder, escreva novamente.
abraços
Lori Ellis
Linda torta! Como você faz o leite de amêndoas? Obrigada! Bjs
ResponderExcluirOlá amiga,
ExcluirObrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita.
O leite de amêndoas é muito fácil de preparar. Na receita da torta quando aparece a palavra "leite de amêndoas", basta clicar em cima que vais ser direcionada para a pagina do blog onde tem a receita completa com o passo a passo de preparo do leite.
Vou te dar o link aqui para que possas conferir.
http://blog.veganana.com.br/2014/06/leite-de-amendoas.html
Basta deixar de molho as amêndoas em agua filtrada durante a noite e depois liquidificar com mais agua filtrada nas medidas recomendadas na receita, coar e pronto. Tu vais ter um delicioso e cremoso leite de amêndoas e mais o resíduo solido que pode ser usado para preparar bolos, pães, biscoitos, pastinhas e muitas outras delicias.
Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida escreve novamente.
abraços
Lori Ellis
Ola....eu poderia usar qualquer outra farinha? Sendo gluten free? Obrigada. Lucy
ResponderExcluirBoa noite Lucy,
ExcluirPodes usar qualquer farinha sem glúten para esta receita. Eu recomendo que uses uma farinha de sabor neutro como a de arroz ou de amêndoas. Siga as quantidades indicadas na receita e não tem erro. Esta torta é super fácil de fazer.
Se fizeres a versão sem glúten, volta para me contar se ficou legal.
Se tiveres mais alguma duvida me escreve novamente.
abraços e muito obrigada pela visita e participação.
Lori Elllis
Segui sua receita quase à risca, exceto:
ResponderExcluir1. fiz metade da receita, cortei as bananas (3) em rodelas e a quantidade serviu perfeitamente para dois ramekins de 8cm de diâmetro (enchidos até 2/3 da altura, não derramou líquido nenhum)
2. usei leite regular, era o que eu tinha em casa
3. não fiz o creme de cobertura
Deu super certo! A tortinha ficou macia e saborosa, além de perfumar minha cozinha!
Obrigada por compartilhar essa receita!
Na próxima vez, tentarei substituir parte da farinha por cacau em pó, afinal, melhor que banana com canela, só banana com chocolate e canela ;)
Sabe se a torta pode ser feita com antecedência e mantida em geladeira?
abraços
Olá M,
ExcluirObrigada por escrever contando da receita. Fiquei feliz que ficou boa e que gostaste. Coisa mais deliciosa o aroma que se espalha na casa quando a torta está no forno. Super bom mesmo!
O creme de cobertura realmente é opcional. Eu já fiz sem e ficou muito bom também. As vezes eu coloco um punhadinho de aveia em flocos em cima da torta misturada com um pouco de açúcar e canela para perfumar. Fica uma coberturazinha deliciosa e crocante. Experimente fazer assim da próxima vez que fizeres esta torta.
Acho que o cacau em pó vai ficar perfeito nesta receita. Depois me conta como ficou.
A torta pode ser feita de véspera e conservada na geladeira. Fica maravilhosa.
um grande abraço, volte sempre para me visitar!
Lori Ellis
Eu achei a receita SENSACIONAL,mas tenho dúvidas om relação à quantidade de farinhas.Achei pouco,3/4 de xícara.
ExcluirOla, tudo bem?
ResponderExcluirPode fazer a receita sem medo porque estas são as quantidades que eu usei e a torta fica bem macia e leve. A massa vai se formar depois da adição do liquido sobre os ingredientes secos e as bananas. Vale a pena fazer porque além de rápida e fácil, é muito deliciosa. Espero ter ajudado, se fizer, volta para me contar como ficou. Obrigada pela visita, volte sempre!
Abraços,
Lori Ellis