Espaguete com Molho de Tomates e Castanha de Caju

Uma receita que fiz rapidamente para o almoço durante a semana sem pretensão nenhuma, mas que resultou em algo tão saboroso que resolvi compartilhar com vocês. O molho de tomates com castanhas de caju ficou muito especial. Não precisa mais nada, a não ser uma salada bem fresquinha e colorida para completar uma refeição. Espero que gostem da sugestão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Serve 2 pessoas  


INGREDIENTES

  • 250 gr. de espaguete cozido "al dente"
  • 2 cebolas medias picadas
  • 4 tomates grandes bem maduros
  • 3 colheres de sopa de alho poro picados
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sopa de páprica defumada (opcional)
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal 
  • 1/2 de xícara de castanhas de caju
  • 1/4 xícara de água filtrada



PREPARO

Comece pelas castanhas. Lave rapidamente e escorra. Coloque no copo do liquidificador e acrescente a água filtrada. Deixe de molho enquanto prepara o restante da receita. Cozinhe o espaguete como de costume. O ponto ideal é "al dente", ou seja, que ofereça resistência a mordida, não muito cozido.

Em uma frigideira grande aqueça bem o óleo e frite a cebola temperando com um pouco de sal. Abaixe o fogo e acrescente o alho poró. Quando estiver dourado acrescente os tomates picados, ajuste o sal e acrescente a páprica defumada caso for utilizar. Deixe o molho cozinhando em fogo baixo. Não acrescente água, os tomates liberam liquido suficiente para fazer um molho bem cremoso.
Volte ao liquidificador, escorra a água do molho das castanhas. Coloque água filtrada o suficiente apenas para cobrir as castanhas hidratadas. Bata até conseguir um creme bem lisinho. Se for necessário acrescente um pouco mais de água filtrada tendo o cuidado de não colocar muita água para não perder o ponto de cremosidade. Reserve.

Verifique o molho que deve cozinhar até ficar cremoso. Quando o molho estiver bem cozido acrescente a cebolinha verde picada e em seguida o molho de castanhas mantendo o fogo baixo. Misture bem e deixe por 2 minutos apenas para aquecer as castanhas e agregar os sabores. Desligue o fogo e deixe o molho por uns 5 minutos antes de utilizar. Escorra o macarrão, coloque o molho e sirva com uma salada de legumes e verduras de sua preferencia. Uma sugestão muito simples e rápida de fazer que eu tenho certeza que você vai gostar muito. Experimente, e depois volte para me contar como ficou.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Querida Lori,
    Ja' fiz essa receita varias vezes e amoo! Obrigada por ela!!
    So' tem uma coisinha. Acho que a quantidade de agua que usa pra bater as castanhas deve ser menor q 1/2 xicara. Toda vez q fiz, ficou igual a um leite, dai tive que colocar mais castanhas. Pior q toda vez eu me esqueco desse detalhe e acabo colocando 1/2 xicara. rsrsrs
    Bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica querida,

      Obrigada por comentar este detalhe da receita amiga. Vou colocar uma observação na mesma sobre a quantidade de água que pode variar de acordo com a consistência desejada.
      Peço desculpas pelo problema que isto te causou amiga. Já arrumei na receita, agora fica melhor, e com certeza não vai mais acontecer.

      Um grande beijo, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada pela visita e comentário. Volte sempre para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. M a r a v i l h o s o!!!!!!!!!
    Adoramos, eu e todos da minha casa, vou fazer mais vezes com certeza, com castanha de caju fica perfeito, mais vou tentar com amendoim da próxima vez para reduzir o custo da receita, adorei, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mmbs, tudo bem?

      Que delícia saber que vocês gostaram da receita. A castanha de caju dá um sabor muito especial em qualquer prato. Este macarrão super simples e rápido de fazer fica muito especial com o sabor da castanha. Nossa, com amendoim deve ficar muito bom também. Vou experimentar. Eu nunca fiz em casa mas já comi em restaurante e adorei o sabor do amendoim na comida.
      Tem um molho super delicioso que eu faço com aveia que também pode ser utilizado para esta receita em substituição à castanha.
      Esta é a receita do molho. Dá uma olhadinha, quem sabe tu gostas desta opção também.

      "MOLHO DE AVEIA


      1 xícara de aveia em flocos finos
      2 xícaras de água filtrada
      1 pitadinha de noz moscada ralada
      sal a seu gosto


      PREPARO

      Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem ate conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, consistente e lisinho, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Utilize na receita em substituição ao molho branco convencional."

      Espero que gostes da sugestão. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir aqui me contar a tua experiência com a receita. Fiquei feliz com a tua visita, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Amo suas postagens,são muito criativas e inteligente.

      Excluir
    3. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário e elogios. Fico muito feliz que gostas das receitas e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Lori, fiz essa receita ontem. Uma delícia! Hoje fiz o grão de bico ao molho de tomates e não sobrou nem um grãozinho pra contar história. Perfeito! Fico pensando como o pessoal da sua casa deve passar bem rsrsrs. É uma receita mais gostosa que a outra. Fiquei muito feliz de ter conhecido seu blog. Beijo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fiquei muito feliz em saber que fizeste e deu certo. Nossa, o grão de bico com molho de tomates é tudo de bom. A mesma coisa aqui em casa, não sobrou nada quando eu fiz, hehehe Como é bom quando a gente faz uma comidinha que agrada a família, não é mesmo? Aqui em casa somos eu e o marido, e muitas vezes não damos conta de comer o que eu faço, e eu levo para o trabalho e dou para os meus colegas que ficam muito felizes, especialmente quando levo doces.
      Fiquei feliz que chegaste até aqui, e estás curtindo as receitas. Obrigada por acompanhar o blog e participar com um recadinho tão fofo, adorei!
      Venha mais vezes me visitar e bater um papinho.

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis