Risoto de Tomates com Limão

Um risoto simples e muito delicioso. A combinação dos ingredientes e temperos que usei resultou em um sabor muito especial. Servi com rodelas de abobrinhas cruas temperadas e salada mista. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Serve 3 pessoas  


INGREDIENTES

    1 1/2 xícaras de arroz arbóreo
    1 cebola grande picada
    1/4 xícara de alho poro picado
    2 tomates grandes bem maduros sem sementes 1/2 xícara de cebolinha verde picada
    1 litro de caldo de legumes caseiro (ou água quente)
    caldo de meio limão  sal e pimenta a seu gosto
    1 colher de chá  de páprica em pó (opcional)
    1 colher de chá  de mostarda em pó (opcional) 1 colher de sopa de salsa desidratada
    2 colheres de sopa de óleo vegetal
    azeite de oliva (opcional)


PREPARO

Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho poro e a metade da cebolinha verde e misture bem. Deixe refogar por uns dois minutos. Acrescente a metade dos tomates previamente picados, tempere com sal e adicione o arroz arbóreo mexendo sempre cuidando para não queimar. Adicione o caldo de legumes  caseiro aos poucos mexendo sempre. Você pode usar água fervente caso desejar ao invés do caldo de legumes. Os temperos e ervas utilizados na receita são suficientes para dar sabor ao prato.


Continue mexendo e acrescentando o caldo quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela.  Acrescente então a páprica, a mostarda em pó e o caldo do limão. Continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos quando necessário.

Acrescente agora o restante dos tomates e da cebolinha verde. Siga mexendo e controlando para não secar acrescentando água fervente ou caldo de legumes caseiro quando for necessário. Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 20 minutos ou até que o arroz esteja "al dente". Desligue o fogo , acrescente a salsinha desidratada e pimenta preta moída na hora. Tampe a panela e deixe descansar por uns 3 minutos antes de servir. Sirva com uma salada de verduras. Se quiser utilizar o azeite de oliva extra-virgem, coloque um fiozinho no prato na hora de servir.



Se quiser fazer as abobrinhas que eu fiz, basta lavar e cortar em fatias bem fininhas mantendo a casca. Tempere com sal, pimenta moída na hora, um fiozinho de azeite de oliva e caldo de limão. Fica uma delicia!


caldo de legumes caseiro nesta receita é opcional, sendo apenas uma sugestão que pode ser modificada a seu critério e conforme os ingredientes que tiver disponíveis em casa. No caso de risotos pode ser utilizada água fervente se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro. Os temperos e ervas utilizados para o risoto são suficientes para dar sabor. Não uso caldo artificial em cubinhos, mesmo sendo vegano devido ao alto teor de sódio, corantes e conservantes que eu evito na minha dieta, e posso garantir que sou muito radical neste ponto. 

Eu pessoalmente evito o uso de alimentos industrializados e preparo todos os alimentos em casa na medida do possível. Pode parecer que é muito complicado e difícil, mas eu garanto que não é. Vale muito mais a pena, é muito mais econômico e saudável e existem maneiras simples de fazer tudo sem muito stress. Quanto mais natural o seu alimento mais saudável e melhores benefícios vai lhe trazer em termos de nutrição. Se vocês observarem as minhas receitas verão que eu preparo tudo em casa, não uso molhos prontos e não uso enlatados. Este é o diferencial que eu procuro apresentar aqui neste blog, alternativas saudáveis e econômicas de alimentação.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis