Deliciosos pãezinhos feitos com quinoa e linhaça. Sem nenhuma adição de gordura, sem glúten e sem açúcar. Rápido e muito fácil de preparar. A mesma receita pode ser assada na frigideira tipo flat bread. As duas versões ficam deliciosas. A quinoa é um grão super nutritivo, uma completa fonte de proteína, além de conter duas vezes mais fibras que a maioria dos grãos. A linhaça contem ômega 3, sendo também rica em fibras. Ambos são alimentos muito saudáveis, e a combinação destes dois grãos é uma deliciosa alternativa de adicionar nutrientes na sua dieta. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
INGREDIENTES
- 6 colheres de quinoa em flocos
- 2 colher de sopa de linhaça triturada
- 12 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou outra sem glúten
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- água o suficiente para dar o ponto
PREPARO
Se for usar quinoa normal deixe de molho durante a noite após lavar bem. ( Se usar quinoa em flocos não é necessário demolhar. ) Em uma bacia misture todos os ingredientes e acrescente água até que a massa fique no ponto da imagem abaixo.
A massa deve ficar firme o suficiente para que você possa modelar pequenas bolinhas. Tipo uma massa de pão normal. Caso seja necessário molhe as mãos um pouco para evitar que a massa grude e para facilitar a modelagem. Disponha as bolinhas em uma forma coberta com papel vegetal e leve ao forno para assar por uns 20 minutos ou ate que os pãezinhos estejam dourados e bem assadinhos.
Se preferir, pode usar esta mesma massa para assar na frigideira tipo flat bread ou base para pizza. Fica uma delicia também, é bem mais fácil e rápido de fazer do que assar no forno. Este pãozinho fica delicioso de comer na hora, ou no mesmo dia em que foi feito. Eu não aconselho fazer mais do que se vai consumir e guardar para o outro dia. Eu já fiz e não gostei. Ele não se mantem fresco, no outro dia fica mais duro e já não e tão bom.
- 6 TBS quinoa flakes
- 2 TBS ground flaxseeds
- 12 TBS rice flour or any other gluten-free flour
- 1 tsp baking powder
- water enough to reach consistency
- 1 tsp salt
Dá pra trocar a quinoa por aveia?
ResponderExcluirPode sim.
ExcluirDa sim.
ExcluirOla Francieli,
ExcluirTu podes trocar sim, esta receita e muito versátil e tu podes usar os ingredientes que tiveres em casa e fazer o pãozinho ao teu gosto.
Verifique a consistência da massa e não vais ter problema.
Se fizeres com aveia, me escreve para dizer se ficou legal.
abraços, desculpe a demora em responder e obrigada pela visita.
hum... Parece muito bom. VOcê sabe se dá pra fazer sem a linhaça? ou entao substituir por algo com pouca gordura?
ResponderExcluirVoce pode substituir a linhaça pela mesma quantidade de chia, gergelim, aveia, ou alguma semente/castanha de sua preferencia. Espero ter ajudado!
ExcluirOla Marco,
ExcluirPode sim, a linhaça tem a finalidade de deixar a massa mais macia, seria como um substituto do ovo na receita.
Mas tu podes usar a chia hidratada também que da super certo.
Use a mesma quantidade indicada na receita.
Se fizeres me escreve contando como ficou.
abraços e obrigada pela participação e comentário.
Muito obrigada pela resposta Mariana, seja muito bem vinda aqui.
ExcluirCom certeza ajudou muito!
Um grande abraço, volte sempre por aqui para me visitar!
Lori Ellis
posso usar farinha de trigo integral ao invés de farinha de arroz?
ResponderExcluirOi Fernanda! Tbm da certo com farinha de trigo integral, mas sugiro optar por alguma farinha + saudavel como de grao de bico, ou de chia, por exemplo.
ExcluirOla Fernanda,
ExcluirTu podes usar a farinha integral ou qualquer outra farinha para esta receita.
Basta seguir as quantidades indicadas e observar a consistência da massa que não tem problema.
Eu já fiz com farinha integral e ficou maravilhoso.
abraços e obrigada pela visita, volte sempre!
Olá Mariana,
ExcluirQue fofa, adorei as tuas respostas. Muito obrigada pela colaboração!
Muito boas as tuas sugestões.
Um grande abraço, volte sempre por aqui!
Lori Ellis
Cara Lori, obrigada por compartilhar! Apenas uma dúvida, o fermento é o biologico ou o de fazer bolo? Grata mais uma vez!
ResponderExcluirOla Jakeline,
ExcluirO fermento em po e o mesmo que utilizamos para fazer bolo. Não e necessário deixar crescer. E uma receita super simples e rápida de fazer.
abraços amiga e muito obrigada pela visita e comentário!
Parece uma delícia! Tentarei fazer hj. Muito obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirAbraços,
Ana Paula
Olá Ana Paula,
ExcluirObrigada pela visita e comentário. Caso fizeres esta ou outra receita, volte aqui para me contar como ficou!
abraços
Lori Ellis
Olá! Testei a receita hoje! Fiz a adaptação para aveia pq n tinha quinoa e coloquei 2 colheres de sal pq fiquei com medo de ficar sem graça.... e tb tive que fazer na frigideira pq tava sem papel vegetal...
ResponderExcluirQueria saber se tem alguma substituicao para o papel vegetal.... pq a impressao que tive é que a frigideira esquenta mto rapido e o pao não cresceu tanto (ainda ficou gostoso, mas meio embatumadinho).
Ah, como só eu como essas coisas, queria saber se dá pra eu fazer metade e guardar o resto da massa crua na geladeira ou congelar/colocar o bolinho já assado na geladeira... sei la!
Parabens pelo blog... msm não sendo vegana adorei suas receitas e pretendo testar várias!
Abraços
Olá amiga,
ExcluirMuito boa a adaptação que fizeste. Deve ter ficado uma delicia com aveia e um pouquinho mais de sal. Quanto a fazer na frigideira, fica ótimo com certeza. Eu sempre faço pão de frigideira e fica uma delicia.
Não é necessário usar o papel vegetal caso não tiveres. Uma opção é untar levemente a forma para não grudar. Eu pessoalmente não gosto de usar papel alumínio, mas se tu costuma usar, este é uma boa alternativa também.
Quanto a congelar a massa, eu acho que pode dar certo sim, embora nunca tenha experimentado. Eu acredito que a massa crua fica melhor para congelar do que o pão pronto. Caso congelares a massa quando assar vai ter pão fresquinho.
Outra alternativa seria pré-assar. Asse apenas ate que o pãozinho cresça e retire do forno deixando esfriar para congelar. Quando quiser comer, basta levar ao forno por alguns minutos para aquecer e ficar douradinho e crocante.
Este pão não fica muito bom no dia seguinte. A tendência é que fique duro.
Obrigada pela tua participação, espero ter ajudado. Se tiver alguma outra duvida escrava novamente aqui ou na pagina do facebook.
Um grande abraço, volte sempre por aqui para me visitar!
Lori Ellis
Olá!
ResponderExcluirO pãozinho é ótimo. Fiz uma outra vez com pequenas alterações. Coloquei umas 3 colheres de óleo de canola e alecrim seco. Ficou excelente.Parabéns pela receita.
Olá amiga (o),
ExcluirMuito obrigada pelo recadinho. Fiquei super feliz que fizeste a receita e que foi aprovada. Imagino a delicia que deve ter ficado com alecrim, ótima ideia!
Um grande abraço, volte sempre!
Lori Ellis
SERÁ QUE DÁ CERTO FAZER COM FARELO DE AVEIA NO LUGAR DA FARINHA DE GRÃO DE BICO?
ResponderExcluirOi Marli, tudo bem?
ExcluirPode usar o farelo de aveia sim. Inicialmente use a mesma quantidade indicada na receita,e se achar necessário acrescente um pouco mais até conseguir o ponto de modelar os pãezinhos. Se fizer a receita volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Fiz na frigideira e ficou muito bom. Também não cresceu muito, mas tanto faz. Com a fome de algo substâncioso que eu estava, adorei. Estou com uma dieta restritiva, com muitos ingredientes proibidos, inclusive ovo. Feliz por encontrar uma alternativa palatável. Deixei metade da massa em uma vasilha fechada pra preparar no café da manhã de amanhã. Deve dar certo, né? Quando vc faz na frigideira, você coloca um pouco de óleo? obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirOi Rosangela, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando a tua experiência com a receita. fico feliz que gostaste e deu certo. Fica uma delícia assar na frigideira, além de ser bem prático e rápido. Pode deixar a metade da massa pronta para assar no outro dia. Pode colocar na geladeira e assar na hora que precisar. Eu sempre unto um pouco a frigideira porque não uso frigideira de teflon. Geralmente uso óleo de coco. Fica uma delícia!
Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
Lori Ellis
Acabei de fazer na frigideira. Fiz em uma frigideira de ferro untada com óleo. Ficou ótimo. Mas p uma pessoa só pode ser metade dá receita. Obg pela receita!!!!! Uma coisa facil e sem glúten (sou alérgica).
ResponderExcluirOlá amiga, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Fico feliz que tenhas gostado, e imagino a delícia que deve ter ficado na frigideira de ferro. Eu comprei uma há pouco tempo e tenho feito pães deliciosos nela. O sabor é incrível, eu amo panelas e frigideiras de ferro. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
Lori Ellis
Olá Lori, fiz um pãozinho de frigideira com quinoa e linhaça trituradas que até ficou bem mas usei quinoa triturada sem ter sido demolhada porque ainda não tinha lido a sua receita. Fiquei a pensar que possivelmente não teve tempo para cozer convenientemente a quinoa que assim foi ingerida práticamente crua o que não deve ser o mais indicado e, quem sabe, pode até ser prejudicial... E já triturei toda a quinoa que tinha sem demolhar... :\ Acha que pode fazer mal ao organismo se a usar sem demolhar? Também não queria deitar fora... Parabéns pelo seu blog :)
ResponderExcluirOi Mar, tudo bem?
ExcluirSe a quinoa foi triturada não tem nenhum problema, deve ter ficado bom, porque o cozimento da quinoa é bem rápido. Para esta receita eu usei quinoa em flocos, mas o ideal para usar a quinoa inteira é deixar de molho a noite inteira para que ela fique bem macia antes de usar na receita. Quando triturada a quinoa vira uma espécie da farinha e pode ser utilizada em receitas assadas sem problema nenhum.
Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!
Lori Ellis