Por Lori Ellis /Veganana
Este é um tempero especial para pessoas com hipertensão, pois apesar de se utilizar uma quantidade mínima de sal, o sabor e bastante intenso devido ao fato de que o gergelim potencializa o sabor do sal, dando a falsa sensação de que a comida esta salgada, apesar de a quantidade de sódio ingerida ser mínima. O gersal e uma grande fonte de cálcio e contem outros minerais como o fosforo, ferro, cromo, magnésio, manganês, além de proteínas e vitaminas do complexo B e E. Vale a pena experimentar esta saudável e deliciosa alternativa de temperar alimentos.
- 1/2 xícara de gergelim branco orgânico
- 2 colheres de sopa de gergelim preto orgânico
- 1 colher de chá de sal marinho ou sal do himalaia ou marinho sem moer
Em uma frigideira grande leve as sementes de gergelim e deixe tostar em fogo baixo. Não use óleo, e tenha o cuidado de que a frigideira esteja bem seca antes de colocar as sementes de gergelim. Deixe o gergelim dourar um pouco mexendo sempre com uma colher de pau. Tenha o cuidado de não deixar torrar e nem queimar, senão vai alterar o sabor do gersal e pode ficar amargo.O tempo de frigideira e de mais ou menos 3 minutos. Acrescente o sal, misture, e desligue o fogo. Leve para o processador ou liquidificador que devem estar absolutamente secos. Processe até conseguir a textura de uma farinha grossa, usando o modo pulsar rapidamente, tanto no liquidificador como no processador. Não processe direto, use a tecla pulsar e processe aos poucos ate conseguir a textura desejada. O importante e que os grãos fiquem grosseiramente triturados para liberar os nutrientes.
Se for utilizar o liquidificador, e o seu não tiver a tecla pulsar, não esqueça de inclinar levemente o mesmo quando for bater para evitar que as sementes formem uma pasta no fundo do copo. O ponto ideal e de uma farinha grossa que fica soltinha e você pode polvilhar sobre os alimentos, como faz com o sal.
Verifique se o sal está do seu gosto. Eu não aconselho colocar muito sal. O sabor que deve ser ressaltado é do gergelim e não do sal. Depois de pronto coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar antes de tampar. É tão fácil de fazer, super econômico e tem a vantagem de você ter sempre fresco e poder dosar a quantidade de sal utilizada a seu gosto. Você pode usar o gergelim branco, marrom ou o preto. Escolha o que quiser. Na medida do possível utilize alimentos orgânicos.
Prepare a quantidade de acordo com o que achar que vai ser consumido em mais ou menos duas semanas. Este é o tempo que o gersal se mantem fresco guardado em um vidro hermeticamente fechado dentro da geladeira. Se você preferir colocar o gersal no saleiro da mesa, prepare uma quantidade menor, pois neste caso o gersal se mantem fresco por uma semana. No caso de você deixar for a da geladeira, dê preferencia a recipientes que não deixem passar luz. Sempre armazene em vidro, nunca em plástico. O gergelim começa a oxidar no momento que é triturado, e o tempo de frescor é curto, por isto é muito importante não fazer uma grande quantidade de uma só vez para que o produto mantenha a riqueza dos nutrientes e sabor.
Gratidão por compartilhar sua receita. Ficou ótimo!
ResponderExcluirTereza
Boa noite Tereza,
ExcluirMuito obrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão fofo.
Fico feliz que gostaste da receita.
Um grande abraço para ti, volte sempre para me visitar!
Lori Ellis
Parabens pela receita.
ResponderExcluirSou apaixonado por gersal.
Mto obrigado.
Boa noite Fábio,
ExcluirSeja bem vindo e muito obrigada pelo recadinho. Eu também adoro gersal e faço com frequência aqui em casa. Além de saudável é uma delícia. Gergelim é tudo de bom!
Fico feliz que tenhas gostado da receita, é bem simples de fazer em casa, vale a pena em todos os sentidos, é bom e muito mais econômico.
Abraços, obrigada pela visita, volte sempre!
Lori Ellis
Boa noite Lori!
ResponderExcluirAmei a receita.
Parabéns!
Edy Gavião
Olá Edy,
ResponderExcluirSeja muito bem vinda amiga! Fico feliz que gostaste da receita. Obrigada pelo carinho da tua mensagem, obrigada por seguir o blog e vir aqui me visitar. Adorei, volte mais vezes!
Um grande abraço
Lori Ellis
Olá Lori, adorei a receita! Uso gergelim e sal do himalaya mas nunca tinha pensado em juntar os dois:)
ResponderExcluirAproveito para perguntar se sabe me dizer se o gergelim deve ser consumido apenas depois de torrado. Tenho comprado gergelim orgânico e consumido in natura, está errado? Obrigada desde já!
Bom dia Gisele, tudo bem?
ExcluirOlha que maravilha, fico muito feliz que gostaste da sugestão e estás usando esta alternativa super saudável. Quanto ao gergelim, depende da receita que vais utilizar. pode ser consumido cru sim, sem problemas. Até onde eu saiba não tem problema nenhum de utilizar em natura, eu as vezes coloco nas vitaminas de frutas que faço para enriquecer os nutrientes. Fica muito bom!
Muito obrigada por acompanhar o blog e escrever este recadinho, adorei a tua visita, venha mais vezes para bater um papo comigo.
Um grande abraço,
Lori Ellis
Olá, Lori!
ResponderExcluirGostei da sua dica de conservação do gersal, eu fiz hoje pela primeira vez e achei salgado, mesmo colocando um pouquinho de sal... da próxima vez vou colocar somente uma pitadinha, pois assim vamos conseguir comer mais e aproveitar os benefícios do gergelim.
Olá amiga (o), tudo bem?
ExcluirMuito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz em saber que gostaste. Realmente é uma alternativa bem saudável de temperar a comida usando pouco sal. O sabor é incrível e além de se consumir menos sal, se obtém os benefícios do uso do gergelim que é super saudável e nutritivo.
Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Vou fazer sua receita, na primeira vez acho que triturei e aqueci demais e ficou com textura de farinha fina. Adorei a aparência com gersal preto e claro. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirOi Gladis, tudo bem?
ExcluirIsto já aconteceu comigo também, triturei demais e virou farinha. Não ficou ruim, mas o verdadeiro gersal é mais grosso e bem crocante. Da próxima vez que fizer tritura menos e tu vais sentir a diferença, é bem mais gostoso. Muito obrigada pela visita, comentário, e por estar aqui acompanhando o blog. Venha mais vezes, vou adorar te ver por aqui!
abraços
Lori Ellis
Adorei suas receitas! Muito obrigada por compartilhar, já vou começar a testar :)
ResponderExcluirOi Nane, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda, fico feliz que gostaste da receita e agradeço muito pelo recadinho tão carinhoso. Me conta quando fizeres alguma receita. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha sempre trocar ideias comigo!
abraços
Lori Ellis
Olá !! O sal do Himalaia precisa ser granulado ? Não pode ser fino ?
ResponderExcluirTo mergulhando no blog ... <3
:)
Olá, tudo bem?
ExcluirFico feliz que chegaste aqui e está curtindo o blog. Para o gersal, o ideal é que o sal não seja refinado, aliás, eu evito usar sal refinado, e não recomendo. Não é necessário usar exatamente o sal do Himalaia, pode ser sal marinho. Se fizer a receita me conta como ficou. Espero que gostes! Muito obrigada pela visita e por acompanhar o blog. Volte mais vezes para me contar se fizeste alguma das receitas.
Um grande abraço,
Lori Ellis