Sopa Cremosa de Batatas e Aveia

Receita feita de ultima hora. Sabe quando tu chega na cozinha com fome e sem inspiração para nada? Pois foi isto o que aconteceu. Abri a geladeira, vi o que tinha e pensei em sopa porque ainda esta frio por aqui agora. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos nas suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Eu tinha umas batatas cozidas que sobraram do dia anterior e então resolvi improvisar uma sopa aproveitando o que tinha na geladeira. Você pode cozinhar as batatas na hora ou então usar batatas que sobraram cozidas, se tiver. O que foi apenas um improviso, virou uma receitinha super simples e gostosa que estou compartilhando com vocês.


 Serve duas pessoas 


INGREDIENTES


  • xícaras de batatas cozidas  (ou 2 batatas grandes cozidas)
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 talo de salsão picado
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 1 colher de óleo vegetal (eu usei óleo de coco)
  • salsa fresca ou cebolinha verde picados para decorar
  • azeite de oliva para colocar na hora de servir (opcional)


PREPARO

Se você for cozinhar as batatas na hora, use apenas água e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar bem e utilize a água para a sopa. Caso utilize batatas previamente cozidas que sobraram do dia anterior como eu fiz, você vai precisar de água extra para fazer a sopa. Claro que eu preferia ter cozido as batatas na hora, mas o fato de ter disponíveis na geladeira, foi meio caminho andado e deu super certo.

Leve as batatas cozidas ao liquidificador e acrescente água o suficiente para poder bater. Acrescente a aveia, um galhinho de cebola verde e a metade do salsão quando for bater para incorporar o sabor ao creme. Bata bem até ficar um creme bem lisinho, mais liquido do que cremoso. Reserve.

Em uma panela (use a mesma que cozinhou as batatas caso cozinhe na hora), aqueça o óleo e doure as cebolinhas verdes com uma pitadinha de sal. Coloque o salsão, deixe dourar rapidamente com a cebola e despeje a mistura do liquidificador na panela.

Acrescente mais um pouco de água, tampe a panela, e deixe ferver em fogo baixo. Quando levantar fervura, verifique o tempero, acrescente um pouco mais de sal se for necessário.  Se for utilizar pimenta, de preferencia moa na hora de servir. Coloque no prato e jogue a salsa e cebolinha verde frescos picados sobre a sopa. Sirva imediatamente, bom apetite! 

Se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir. Eu não coloquei porque adoro o sabor do óleo de coco e preferi manter apenas este sabor. Então depois que a sopa estava pronta eu acrescentei uma colher de óleo de coco na hora de servir. Ficou maravilhosamente cremosa e saborosa. Experimente e me conte como ficou! 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Sabrina,

      Obrigada pelo recadinho tão fofo! Que bom que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou.

      Adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá, Lori Ellis
    Diga-me, por favor, a aveia não tem de cozer?
    Um abraço,
    Raquel Alves Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. A aveia é liquidificada junto com os outros ingredientes e esta mistura volta para a panela até ferver. A aveia é cozida sim. Dá uma olhada de novo nas instruções da receita e vais ver que está bem claro que a aveia é cozida. Se fizeres a sopa volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá Lori Ellis. Usei sua receita e ficou simplesmente maravilhosa! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora, tudo bem?

      Seja bem vinda, adorei saber que gostaste da receita e agradeço muito pelo comentário. Um grande abraço, venha sempre me visitar, e quando fizer outra receita do blog, me conta como ficou!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis