Batatas na Frigideira com Cebolas Douradas

Esta sugestão é ótima para servir quando você receber visitas. Não tem quem não goste de batatas douradas assim, e o alho poro e cebola fritos são uma combinação perfeita para este tipo de receita. Embora pareça uma receita elaborada, é muito mais simples do que você imagina, basta seguir os passos abaixo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Rapidinho você prepara estas deliciosas batatas douradas na frigideira. Pode servir como prato principal acompanhado de salada, ou como acompanhamento de outro prato principal. Na hora de servir, você também pode colocar temperos frescos picados como salsa e cebolinha para complementar, e regar com um fiozinho de azeite de oliva extra virgem, especialmente se servir com arroz e salada. Experimente!

Serve 3 pessoas


INGREDIENTES
  • 1 kg de batatas de preferencia orgânicas (com casca)
  • 1 cebola grande cortada em rodelas finas
  • 1 xícara de alho poro picado 
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sobremesa de mostarda em pó (opcional) 
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO


Se você conseguir batatas orgânicas, mantenha a casca. Caso contrario, descasque as batatas antes de cozinhar. Lave bem as batatas com a casca com uma escovinha. Corte ao meio e leve para cozinhar em água e sal colocando um fiozinho de óleo vegetal na água do cozimento.  Marque 10 minutos após começar a levantar fervura.

Muito importante cozinhar as batatas "al dente" (cozida, mas firme) para que não desmanchem quando levadas á frigideira com os temperos. 

Escorra as batatas e reserve deixando esfriar um pouco enquanto prepara os outros ingredientes.
Corte a cebola em rodelas de tamanho médio, pique a cebolinha verde e o alho poro. Em uma frigideira grande aqueça bem 2 colheres de óleo e frite as rodelas de cebola junto com o alho poró picado temperando apenas com uma pitadinha de sal e a mostarda se for utilizar. Quando o refogado estiver dourado remova da frigideira e coloque em um refratário grande e mantenha em local aquecido enquanto prepara o restante da receita.

A estas alturas as batatas já deverão estar em temperatura que você possa manusear. Corte as mesmas em fatias grossas e disponha em um prato grande. Leve este prato perto do fogão para que você possa refogar as batatas junto com os temperos.

Na mesma frigideira coloque o restante do óleo e frite a cebolinha picada em fogo baixo tomando cuidado para não deixar queimar. Tempere com uma pitadinha de sal. Acrescente as rodelas de batata em pequenas quantidades e deixe dourar no óleo aquecido juntamente com as cebolinhas. Vire as rodelas delicadamente para dourar dos dois lados. Este processo deve ser feito em fogo baixo. A medida que você dourar as fatias de batata disponha as mesmas em um prato refratário e mantenha aquecido. Continue dourando as rodelas de batata até o fim.

Coloque as rodelas de cebola junto com as rodelas de batata que estão no prato refratário e por cima de tudo acrescente a cebolinha verde refogada. Misture muito delicadamente apenas para incorporar os temperos. Leve ao forno em temperatura média de 180C por uns 10 minutos mais ou menos apenas para dourar rapidamente e incorporar os sabores dos temperos.


Sirva quente com uma salada de sua preferencia, com arroz, ou como preferir. Caso você desejar pode usar outras ervas frescas ou secas para temperar as batatas, e também pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra virgem no prato na hora de servir. Eu coloquei cebolinha fresca picada em cima das batatas na hora de servir. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis