Pão de Frigideira sem Glúten

Esta é a versão da receita do sanduíche de frigideira que eu postei aqui. Sem glúten, super simples e rápido de fazer. Você pode utilizar as farinhas que quiser, aproveitando o que tiver disponível em casa. Siga as instruções de preparo e quantidades indicadas e faça o seu pão de frigideira.. Com esta receita você pode fazer sanduíches como eu fiz, ou pode também preparar deliciosas mini-pizzas. O que vale é a inspiração. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Para esta receita a Bárbara utilizou farinha de arroz e óleo de coco. Segundo ela, acrescentou um pouco mais de água do que o recomendado. Talvez tenha sido devido ao tipo de farinha que ela utilizou. O resultado foi esta maravilha da foto abaixo. Eu não tenho uma frigideira dupla como a que ela usou. Adorei, vou ver se encontro. Super prática. geralmente eu tampo a frigideira quando faço este pão. Depois viro a massa para assar do outro lado. Veja a receita completa abaixo e inspire-se para fazer também. Obrigada ao Barbarelismus por nos permitir compartilhar estas lindas fotos assim como a experiência em testar uma receita do Blog Veganana.



Esta receita é tudo de bom, eu adoro e faço seguido aqui em casa. Rápido, versátil, simples de fazer, este delicioso sanduíche de frigideira é uma excelente sugestão para quando não se tem muito tempo na cozinha mas não quer abrir mão de uma refeição saudável e deliciosa. Você pode usar as farinhas que tiver em casa e rechear com os legumes que preferir, inventando versões diferentes da mesma receita. Se você não tiver problemas com glúten e quiser pode usar farinha de trigo integral misturada meio a meio com farinha de trigo branca. Esta receita rende dois pães pequenos. 


INGREDIENTES
  • 6 colheres de sopa de farinha de tapioca (ou polvilho)
  • 6 colheres de sopa de farinha de grão de bico (ou outra farinha)
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional) *
  • 1 colher de chá  de fermento em pó
  • 1/2 xícara de água em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de óleo vegetal
  • sal a seu gosto


  
PREPARO

Em uma bacia misture todos os ingredientes secos e adicione a água aos poucos mexendo sempre. Por ultimo coloque o óleo e misture bem. A consistência da massa deve ser mais ou menos como a foto abaixo mostra. Uma massa encorpada porém maleável. 



Unte uma frigideira pequena, leve ao fogo para aquecer e coloque a metade da massa para assar em cima do fogão. Espalhe a massa com cuidado.


Abaixe o fogo e tampe a frigideira para o pão assar. É muito rápido, em menos de 10 minutos está pronto para ser virado.


Este é o ponto para ver que a massa na parte de baixo esta assada. Já esta na hora de virar. Para virar você pode simplesmente usar a mesma técnica de virar panquecas. E muito fácil porque a massa desliza bem da frigideira, e como já esta assada na parte inferior não tem problema de grudar. Caso preferir também pode usar a técnica do prato. Desliza a massa em um prato e coloca a frigideira sobre o prato e simplesmente vira a frigideira. O pão vai ficar virado. Tampe a frigideira de novo e leve de volta ao fogo médio para assar a outra parte. Agora é ainda mais rápido porque a parte de cima já esta pré-assada do primeiro cozimento.


Quando o pãozinho estiver assado remova da frigideira e corte pela metade. Prepare sanduíches ou pizza utilizando recheios e coberturas de sua preferencia. Eu fiz este sanduíche da foto abaixo. Ficou muito bom, aproveitei legumes da geladeira e em poucos minutos estava pronto. 


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page do blog no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar. 

This recipe is available in english. Click here to check it out. 

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AOS BLOGS "BARBARELISMUS" E VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

10 comentários

  1. fiz a receita hoje e adorei! precisei adicionar bem mais água, mas foi fácil de acertar o ponto. farei muitas outras vezes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Clara,

      Seja bem vinda e muito obrigada por comentar a tua experiência com a receita. Fico feliz que conseguiste acertar o ponto e deu certo. Eu gosto muito desta receita, além de fácil e rápida de fazer, é uma delícia.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi! Posso utilizar farinha de arroz integral em vez do polvilho? Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá C, tudo bem?

      Pode sim, pode usar qualquer farinha sem glúten para esta receita. O polvilho deixa a massa mais macia, com a farinha de arroz o pão pode ficar mais sequinho, mas com certeza vai ficar delicioso e nutritivo. Se fizer a receita, me conta como ficou. Espero que gostes!
      Um grande abraco, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá! Tudo bem? Gostaria de saber se o polvilho é o doce ou o azedo? Obrigada! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô DD, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Eu sempre uso polvilho doce para as minhas receitas porque onde moro (Usa) não encontro o polvilho azedo. Pode usar o que for mais conveniente para ti, que a receita vai ficar boa. Eu adoro o polvilho azedo, mas não existe mesmo aqui, e então o jeito é usar o que se tem. Acho que o polvilho azedo dá um sabor especial às receitas. Mas pode ficar tranquila, usa o que tu quiser, o que tiver em casa. Se quiser fazer uma mistura dos dois, faça que vai ficar bom da mesma forma.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Polvilho e doce ou azedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu sempre uso polvilho doce para as minhas receitas porque onde moro (Usa) não encontro o polvilho azedo. Pode usar o que for mais conveniente para ti, que a receita vai ficar boa da mesma forma. Eu adoro o polvilho azedo, mas não existe mesmo aqui, e então o jeito é usar o que se tem. Acho que o polvilho azedo dá um sabor especial às receitas. Se quiser fazer uma mistura dos dois, também foca ótimo. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Debbie, tudo bem?

      Puxa, que pena que não deu certo o teu pão, esta é uma receita muito simples de fazer, e temos um excelente retorno por parte dos leitores. Quando fizer novamente preste atenção nos ingredientes utilizados para ter certeza de que são de boa qualidade e estão dentro do prazo de validade. Um ingrediente que não esteja muito bom pode alterar toda a receita. Não desiste, faça novamente e eu tenho certeza de que vais conseguir. espero ter ajudado, se precisar de mais alguma ajuda com as receitas, estou a disposição. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis