Vitamina de Melão com Banana

Melão é uma fruta deliciosa e refrescante, com baixas calorias e alto poder nutricional. Eu adoro todos os tipos de melão, e especialmente no verão quando é época de safra consumimos muito aqui em casa. O melão que eu usei para esta receita é o cantalupe que além de ter uma cor linda, é bem doce e saboroso, e é muito fácil de encontrar aqui. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Quando compro melão separo as sementes para fazer leite. Fica muito bom. Vou preparar um post sobre isto para dividir com vocês. Um punhadinho de semente faz um leite cremoso, delicioso e muito rico em nutrientes. O melão é rico em vitaminas A, C e B e minerais importantes como o cálcio,fósforo, ferro, manganês e potássio. Fortificante, calmante, laxante além de possuir poder anticoagulante. Rico em fibras, auxilia no bom funcionamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os melões de polpa amarela como este que eu utilizei para estra receita são uma excelente fonte de vitamina A e C entre outros nutrientes. As sementes dos melões em geral contém aminoácidos como lisina e histidina, e pode-se fazer um leite delicioso com elas. Basta bater no liquidificador com água e utilizar para preparar vitaminas com frutas ou até mesmo para beber puro porque é muito saboroso.

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 15 minutos



INGREDIENTES 
  • 3 fatias de melão bem maduro 
  • 1 banana grande bem madura congelada
  • 1 1/2 xícara de água
  • gelo a vontade (opcional)
  • folhinhas de hortelã fresca


PREPARO

Eu utilizei banana congelada para esta receita. Sempre tenho bananas bem maduras congeladas para preparar vitaminas, smoothies ou sorvetes. Deixo as bananas ficarem bem maduras e então corto em fatias e congelo. Fica maravilhoso porque a banana está bem docinha e deixa a vitamina cremosa além de adoçar naturalmente. Se você quiser pode adicionar alguma fruta seca como tâmara para adoçar mais a vitamina. Eu já fiz com tâmaras e fica maravilhosa. Da maneira que eu fiz ficou ótima, não achei que tivesse necessidade de colocar mais nada. Outra sugestão é adicionar castanha de caju demolhada por pelo menos duas horas. A castanha deixa a vitamina bem cremosa e muito deliciosa além de enriquecer o valor nutricional. Para fazer a vitamina descasque o melão, corte em pedaços e coloque no liquidificador junto com a banana congelada e a água. Bata até ficar bem lisinho e cremoso. Se quiser pode acrescentar gelo. Como a banana é congelada, a vitamina fica bem geladinha, mas se você achar que é necessário, adicione gelo. Sirva imediatamente decorando a seu gosto. Eu coloquei hortelã fresca da nossa hortinha orgânica.


Depois de ter postado esta receita na página do facebook, recebi um comentário de uma leitora me alertando para o fato de que o melão é uma fruta monofágica e que tem que ser consumido sozinho e nunca combinado com outros ingredientes. Fiquei surpresa porque não sabia disto, e fui pesquisar no google e confirmei a informação da leitora. Para quem quiser saber mais sobre o assunto, basta pesquisar no google. Segundo as informações que eu obtive, a melancia também é monofágica e deve ser consumida sozinha. Aprendendo sempre!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

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Lori Ellis