Eu acabei improvisando até a cobertura porque não tinha ketchup em casa. Não gosto de ketchup industrializado, mas para fazer caseiro eu precisaria de tomates muito maduros, e os meus não estavam bons o suficiente. Então eu fui à geladeira ver o que poderia utilizar para o meu molho glaze e encontrei o delicioso óleo de gergelim, maionese vegana, e a cobertura estava decidida. Eu quis fazer esta receita sem glúten e usei uma farinha de feijão branco que tinha em casa e misturei com amido de milho apenas para dar consistência. Use a farinha que você tiver em casa, com ou sem glúten, como for mais conveniente para você. O importante é conseguir uma massa firme, mas não dura, portanto não coloque mais farinha do que o indicado. Os temperos são por sua conta, abuse de ervas frescas como cebolinha e salsa, ou outros que você gosta, use condimentos e ervas secas que ficam maravilhosos nesta receita.
Grau de dificuldade: Média
Rendimento: 8 fatias grandes
Preparação: 1 hora
INGREDIENTES PARA O BOLO
- 1 e 1/4 xícara de lentilha cozida e escorrida
- 1 cebola média picada
- 1/4 xícara de cenoura ralada fina
- 2 colheres de sopa de alho poró picado
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 1/4 xícara de farinha sem glúten (eu usei de feijão branco)
- 1/4 xícara de amido de milho
- 2 colheres de chá de páprica defumada (opcional)
- 1 colher de chá de orégano seco (opcional)
- 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- 2 colheres de semente de linhaça moída
- sal e pimenta a gosto
- molho glaze para a cobertura (veja receita abaixo)
PREPARO DO BOLO
Use lentilhas cozidas. Escorra o mais que puder. Quanto menos caldo, mais simples de fazer. Eu usei 1 e 1/4 xícara de lentilha que tinha sobrado, e o restante dos ingredientes foi baseado na quantidade de lentilhas que usei.
Coloque a lentilha em um prato fundo. Adicione a farinha. Eu usei farinha de feijão branco que trouxe do Brasil da última vez que fui. Não tinha muitas alternativas de farinha sem glúten de sabor neutro em casa, e usei esta. Ficou ótima. Use a farinha que você tiver em casa, pode ser de arroz ou qualquer outra.
Pique a cebola, o alho poró e a cebolinha verde.
Adicione a cebola e o alho poró na mistura da lentilha.
Coloque o amido de milho e misture bem.
Adicione a semente de linhaça moída e o nutricional yeast se for utilizar. Adicione também os temperos secos como o orégano, a páprica ou outro que você quiser usar e misture.
Coloque a cebolinha verde picada .
Rale a cenoura bem fininha e adicione à mistura.
A massa do bolo está pronta, a consistência é firme. Verifique o sal, ajuste se for necessário. Acrescente a pimenta do reino moída se quiser utilizar.
Unte um refratário do tamanho de acordo com a quantidade de massa que fizer. Distribua a massa do bolo e leve para assar em forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos. Enquanto isto prepare o molho glaze se for utilizar.
INGREDIENTES PARA O MOLHO GLAZE
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 3 colheres de sopa de maionese vegana
- 1 colher de sopa de molho shoyo ou tamari
- sal e pimenta do reino a gosto
PREPARO
Como falei antes, acabei improvisando um molho para colocar em cima do bolo, e usei o que tinha em casa. Fiz uma mistura de maionese vegana com óleo de gergelim e molho tamari. Você pode usar molho shoyo que é a mesma coisa. O óleo de gergelim ficou ótimo, mas se você não tiver, não se preocupe. Invente alguma coisa. Se tiver gergelim em casa, pode tostar na frigideira com um pouco de óleo e bater no liquidificador com azeite de oliva e misturar alguma coisa para dar consistência como grão de bico cozido ou aveia. Bata até conseguir um creme lisinho. Tempere e aplique.
Passado o tempo de forno, quando o bolo estiver assado, aplique o molho glaze sobre a superfície do mesmo espalhando bem. Coloque uma camada generosa de molho para potencializar o sabor e visual.
Leve o bolo de volta ao forno por 5 a 10 minutos até que a superfície fique dourada como a foto ao lado.
Espere esfriar pelo menos 15 minutos antes de fatiar e servir para que as fatias não se quebrem como as minhas que não tive paciência de esperar.
Sirva acompanhado de salada ou como preferir.
A inspiração para esta receita veio do blog Vegan Richa
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Adorei a receita. Com toda a certeza vou fazer. Amo suas receitas :D
ResponderExcluirOi Jessika, tudo bem?
ExcluirSeja muito bem vinda, adorei receber o teu recadinho e fico feliz que gostaste da receita e vais fazer. Depois me conta como ficou, espero que gostes.
Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!
Lori Ellis
Olá, Lori Ellis... Podemos substituir a farinha sem glúten pela farinha de trigo integral orgânica? Obrigada
ResponderExcluirOi Elizabeth, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Pode usar a farinha que preferir, com a integral orgânica vai ficar maravilhoso. Se fizer a receita me conta como ficou. Espero que gostes.
Um grande abraço
Lori Ellis
Obrigada!Adoro lentilhas e sempre fico pensanso em algum prato diferente para elas.
ResponderExcluirPretendo fazer este bolo.Abç!
Olá Edmere, tudo bem?
ExcluirEu é que agradeço pelo teu carinho em escrever este recadinho tão fofo. Fico feliz que gostaste da receita, e se fizeres, volta para me contar como ficou. Espero que gostes! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
Lori Ellis
Que bom alguns igrediente não conheco se calhar ca em Angola chamamos outro nome
ResponderExcluirOlá amiga, tudo bem?
ExcluirQue bom que gostaste da receita, se fizer me conta como ficou. Como vocês chamam em Angola? fiquei curiosa, se a receita tem outro nome. Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog!
Lori Ellis
Boa tarde
ResponderExcluirEste bolo pode ir no microondas? E quanto tempo?
Olá, tudo bem?
ExcluirInfelizmente não vou poder te ajudar com uma resposta concreta porque não uso microondas, e por este motivo não saberia te dizer se ficaria bom. Eu acho que o forno convencional ou forninho elétrico são perfeitos para este tipo de receita. Se fizer, me conta como ficou. Espero que gostes.
Abraços,
Lori Ellis
Olá =)
ResponderExcluirFiz com farinha de quinoa substituindo a farinha de feijão e o amido de milho, pq eu não tinha. Usei lentilha amarela (chana dal) e sem o alho poró... Tudo improvisado com o que tinha na dispensa. Deu bem certo. Farei outras vezes com certeza ;)
Beijos
Oi Joana, tudo bem?
ExcluirQue legal, adorei as combinações que fizeste, deve ter ficado muito bom mesmo! O bom deste tipo de receita é que se pode improvisar, temperar com o que se tem em casa e com isto criar diferentes sabores. Estou planejando fazer esta receita para o Ano Novo aqui em casa. Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, se fizer alguma outra receita, venha me contar como ficou!
Um grande abraço,
Lori Ellis