Espaguete com Molho de Tomates e Manjericão

Uma receita que fiz rapidamente para o almoço de hoje sem pensar em postar, mas resultou em algo tão saboroso e simples de fazer que resolvi compartilhar com vocês. O molho com castanhas de caju ficou muito cremoso e o manjericão deu o toque final perfumando e aromatizando. Não precisou mais nada, a não ser uma salada bem fresquinha e colorida para completar a  refeição. Espero que gostem da sugestão, é muito simples de fazer. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos




INGREDIENTES 

  • 250g de espaguete cozido "al dente"
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 tomates grandes bem maduros
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sopa de páprica defumada (opcional)
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal 
  • 1/4 de xícara de castanhas de caju
  • 1/2 xícara de água filtrada
  • folhas de manjericão fresco a vontade


PREPARO 

Comece pelas castanhas. Lave rapidamente e escorra. Coloque no copo do liquidificador e acrescente a água filtrada. Deixe de molho enquanto prepara o restante da receita.





Cozinhe o espaguete como de costume. O ponto ideal é "al dente", ou seja, que ofereça resistência a mordida, não muito cozido.





Em uma frigideira grande aqueça bem o óleo e frite o alho picado bem miudinho temperando com um pouco de sal. Quando estiver dourado acrescente os tomates picados, ajuste o sal e acrescente a páprica defumada caso for utilizar. Deixe o molho cozinhando em fogo baixo. Não acrescente água, os tomates liberam liquido suficiente para fazer um molho bem cremoso.

Volte ao liquidificador, escorra a água do molho das castanhas. Coloque água filtrada o suficiente apenas para cobrir as castanhas hidratadas. Bata até conseguir um creme bem lisinho. Se for necessário acrescente um pouco mais de água filtrada tendo o cuidado de não colocar muita água para não perder o ponto de cremosidade. Reserve. Este molho de castanhas é opcional, e se você preferir use apenas o molho de tomates que fica super delicioso. Se quiser pode colocar um galho de manjericão no molho enquanto cozinha para perfumar. Verifique o molho que deve cozinhar até ficar cremoso.





Quando o molho estiver bem cozido acrescente a cebolinha verde picada e em seguida o molho de castanhas mantendo o fogo baixo. Misture bem e deixe por 2 minutos apenas para aquecer as castanhas e agregar os sabores.

Escorra o macarrão, coloque o molho e distribua folhinhas de manjericão fresco misturando ao molho. Decore como preferir e sirva com uma salada de legumes e verduras frescos. Uma sugestão muito simples e rápida de fazer que eu tenho certeza que você vai gostar muito. Experimente, e depois volte para me contar como ficou.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Oi da para usar castanha do Pará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o),

      Obrigada por acompanhar o blog. Pode usar castanha do Pará sem problemas. Basta seguir as instruções de preparo e quantidade. Com certeza vai ficar uma delícia também. Se fizer, volta para me contar como ficou, espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Fiz com castanha do pará e deu super certo! Como não tinha a páprica defumada, usei nutritional yeast. Ficou uma delícia!

      Excluir
    3. Oi Nicole, tudo bem?

      Que delícia deve ter ficado, o nutritional yeast dá um sabor muito especial a qualquer receita. Fico feliz em saber que gostaste e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Adorei saber da tua experiência com a receita. Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Lori, fiz essa receita e ficou simplesmente divino! Não encontrei a páprica defumada para comprar e usei um pouquinho de curry e pimenta do reino branca. Não sobrou nadinha! Adoro receitas vegetarianas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloisa,

      Deve ter ficado maravilhoso com curry e pimenta branca. ótima ideia de substituição. Fico muito feliz que gostaste da receita. É um prato simples e rápido de fazer, e surpreende pelo sabor. Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita.
      Bom tê-la por aqui, volte sempre para me visitar! Um grande abraço!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis