Bifum com Legumes Refogados

Bifum é um macarrão de farinha de arroz muito fácil e rápido de preparar, e com ele você pode fazer verdadeiras maravilhas. Esta é a minha primeira experiência com o bifum, e foi mais fácil de fazer do que eu imaginava. Gosto muito, mas nunca tinha feito em casa. Depois desta primeira experiência, vou me animar a fazer outras receitas e compartilhar aqui com vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


O bifum cozinha muito rapidamente e apenas alguns minutos na água quente são suficientes para ficar no ponto ideal. Se você preparar o bifum com refogado de legumes como eu fiz, o ideal é o método da água morna para cozinhar parcialmente o macarrão para que ele fique de um pouco macio, mas ainda duro por dentro, tipo "al dente". Esta receita é ótima para aproveitar sobras de legumes na geladeira. Legumes, verduras e temperos refogados são perfeitos para servir com o bifum. 

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 3 porções
Preparação: 20 minutos



INGREDIENTES PARA O REFOGADO
  • 1 cebola pequena 
  • 1 cenoura pequena
  • 1 abobrinha verde pequena
  • 1 pimentão vermelho 
  • folhas de repolho verde
  • 1 colher de sopa de molho shoyo ou tamari
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO 
Corte a cebola em tiras tipo "julienne". Faça a mesma coisa com o pimentão, a cenoura e a abobrinha. Coloque em recipientes separados para refogar na ordem indicada.




Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola fatiada temperando com sal.



Quando a cebola estiver dourada acrescente a cenoura e deixe refogar por um minuto. Depois acrescente a abobrinha e deixe mais um minuto. Por último acrescente as folhas de repolho rasgadas em pedaços grandes. Ajuste o tempero, abaixe o fogo e deixe por um minuto.




Acrescente o molho shoyo e se quiser adicione ervas frescas como cebolinha, salsa ou o que você preferir. Desligue o fogo e reserve. 






PREPARO DO BIFUM 
  • 100g de bifum 
  • água morna para "cozinhar" 
  • óleo de gergelim (opcional)

Em uma tigela grande acrescente o bifum e cubra com a água morna. A água deve ser quente ao toque, mas sem sair vapor. Deixe de molho por mais ou menos 8 minutos ou até que ele comece a se separar e ficar hidratado. 




Passado este tempo escorra o bifum e coloque na frigideira junto com o refogado misturando bem. Ajuste o tempero e sirva quentinho. Use temperos secos ou ervas frescas que você gostar para decorar o prato. 




Se quiser pode adicionar umas gotinhas de óleo de gergelim ao refogado. Acrescente cebolinha verde na hora de servir, fica uma delícia. Infelizmente eu não tinha mais cebolinha verde quando fiz este bifum, e fiquei só na vontade....




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis