Bolo de Baunilha sem Glúten

Esse bolo é dos deuses e foi minha primeira experiência com aquafaba (a água do grão-de-bico); parece mesmo ser a nova geração de substitutos de ovos! Adorei. Em geral, dizem que 3 colheres de sopa de aquafaba substituem um ovo, mas acho que isso não é uma regra fixa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. Barbarelismus


Em relação à cobertura, usei a sugestão da autora, exceto que não conseguir bater com a batedeira -- sujou minha cozinha toda! De alguma forma ficou muito grosso, então fiz na mão mesmo. Amassei e misturei tudo usando uma luva até que virasse uma pasta tipo fondant, que aliás, ficou muito melhor que o original na minha opinião. (Barbarelismus)



INGREDIENTES PARA O BOLO

  • 2 xícaras de farinha fina de amêndoas (tente ser o mais preciso possível e usar 224 g)
  • 1/2 xícara de amido de batata (80 g)
  • 1/2 colher de chá de sal fino
  • 2 colheres de chá de fermento em pó para bolo
  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de maple syrup (150 ml)
  • 1/2 xícara de purê de maçã puro
  • 1 e 1/2 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 1/4 xícara de aquafaba (líquido da lata ou do cozimento do grão-de-bico)
  • 2 colheres de sopa de água


COMO FAZER 

1 - Deixe a fôrma pronta antes de preparar os ingredientes. Usei uma fôrma redonda de fundo removível pequena de cerca de 22 cm. Forre a base com papel manteiga e unte com óleo de coco as laterais. Pré-aqueça o forno em 180°C. Lembre-se de usar os ingredientes em suas quantidades precisas para que a receita dê certo. 

2 - Coloque a farinha de amêndoa em uma tigela e mexa até remover os carocinhos que existirem. Para medir, o ideal é que a xícara fique cheia mas não “barriguda”. Adicione então o amido, o sal e o fermento, misturando bem até que vire uma farinha homogênea.

3 - Em uma tigela pequena separada, adicione o maple syrup, o purê de maçã, o vinagre de maçã, a baunilha e a aquafaba, Misture bem até virar uma mistura homogênea. Quando for medir o purê, lembre-se de encher mas remover o excesso sem “barriga” da medida.

4 - Despeje lentamente os ingredientes líquidos sobre os secos. Comece a misturar enquanto despeja devagar. Misture até virar uma massa lisa. Pegue a batedeira e bata a massa por um minuto só para que ela fique um pouco mais aerada. A massa deve ficar razoavelmente líquida, fácil de despejar na fôrma.

5 - Despeje a massa na fôrma e asse na camada médio do forno por cerca de 30 minutos; até que tenha crescido e esteja com ligeiramente dourada (faça o teste do palito para ver se ele sai seco). O tempo irá variar dependendo do seu forno. Deixe esfriar por 30 minutos antes de remover da fôrma. Em seguida, transfira cuidadosamente o bolo para um rack para esfriar por completo. Ele deve estar totalmente frio antes de colocar a cobertura, pelo menos uma hora.



INGREDIENTES PARA A COBERTURA 

  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 2 colheres de sopa de fécula de tapioca/polvilho
  • Pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de leite de amêndoa ou outro leite vegetal (usei de aveia)
  • 2 colheres de sopa de pasta/manteiga de amêndoa ou de outra oleaginosa
  • 1/4 colher de chá de extrato de baunilha


COMO FAZER 

1 - Misture os 4 primeiros ingredientes em uma tigela grande (secos).

2 - Em uma tigela menor, misture os últimos 3 ingredientes (líquidos).

3 - Adicione os ingredientes da tigela de líquidos aos secos e bata com uma batedeira, começando em velocidade baixa e aumentando aos poucos para alta até que vire uma massa lisa (IMPORTANTE: eu fiz tudo à mão, com luvas, pois minha mistura ficou de alguma forma muito grudenta para a batedeira e espirrou para os lados).

4 - Quando pronta, conserve na geladeira se não for usar imediatamente (ela vai endurecendo com o tempo).

Receita original em inglês do site The Vegan 8: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Nossa Loris, que bolo lindo, me lembrou muito está época de natal que estamos agora, com certeza irei testar, e parabéns pelo blog, você é um amor de pessoa, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ayslan, tudo bem?

      Que fofo, muito obrigada pelo teu recadinho, fiquei feliz! Este bolo é maravilhoso e eu também quero fazer para o Natal. Se fizer o bolo me conta como ficou, espero que goste da receita. Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis