Salada de Beterraba com Maçã Verde

O azedinho da maçã verde contrastando com o doce da beterraba deixou esta salada muito deliciosa. Além do sabor super especial, o contraste de cores deixou a salada linda e muito apetitosa. Simples de fazer, deliciosa e diferente. Se você gosta de beterrabas vai adorar esta combinação, que além de enfeitar a sua mesa ainda vai surpreender a família. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A beterraba é um legume de baixo teor calórico e alto valor nutricional. Rica em ferro, sódio, potássio e magnésio, também é uma excelente fonte de minerais e fibras. Muito versátil, com ela você pode preparar deliciosas e coloridas saladas, sopas, pastinhas e muito mais. Perfeita para preparar sucos e smoothies. Esta salada também pode ser preparada com a beterraba crua cortada em fatias bem finas. Consumindo a beterraba crua se tem um aproveitamento total dos valores nutricionais, especialmente as enzimas.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 5 porções
Preparação: 30 minutos


INGREDIENTES

  • 4 beterrabas grandes cozidas
  • 1 maçã verde picada
  • 1 cebola roxa pequena fatiada
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • suco de meio limão ou mais se desejar
  • sal e pimenta do reino a gosto


PREPARO

Lave bem as beterrabas com uma escovinha.  Corte as pontas e corte pela metade. Leve para cozinhar com as cascas em água e sal. Após levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Espete um dos pedaços com a ponta de uma faca para ver se estão cozidas. Se não estiver cozida o suficiente para o seu gosto, deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe cozinhar al dente, não cozinhe demais. Quando estiverem cozidas, escorra a água e deixe esfriar o suficiente para que você possa remover a casca. Com um pedaço de toalha de papel, remova a casca da beterraba. Corte em pequenos cubinhos e disponha em uma saladeira. Verifique o tempero, acrescente um pouco mais de sal se achar necessário. Coloque uma colher de sopa de cebolinha picada, esprema um pouco de limão sobre as beterrabas e coloque uma colher de sopa de azeite de oliva. Misture e reserve. É importante temperar a beterraba cozida sozinha antes de acrescentar a maçã picada, a cebolinha e as fatias de cebola para que as mesmas não fiquem manchadas com a beterraba e a salada fique mais apresentável. Tempere as beterrabas a seu gosto acrescentando ervas frescas ou secas que desejar. 

Corte a maçã com a casca em pequenos cubinhos e esprema um pouco de limão para evitar que as mesmas escureçam.  Pique a cebolinha verde e fatie a cebola roxa no formato que desejar. Com cuidado coloque os cubinhos de maçã sobre a beterraba previamente temperada. Não misture para não manchar as maçãs. Depois coloque as fatias de cebola roxa e por último espalhe a cebolinha verde picada. Na hora de servir acrescente o restante do azeite de oliva e se achar necessário, esprema um pouco mais de limão. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis