Batata ao Forno com Chili sem Óleo

Esse é o MELHOR chili que já comi na vida; é tão bom que eu comi as 4 porções sozinha quase de uma vez. Acho que você também vai se recusar a dividir...  Não leva nenhuma gota de óleo ou açúcar. Saudável, delicioso e algo que fará bem a você. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus



INGREDIENTES 



  • 1 kg de batatas (cerca de 6 xícaras de batatas cortadas em meia-lua)



  • PARA O CHILI MIX


    • 2 pimentões vermelhos pequenos ou 1 grande, picado (1 e 3/4 xícara depois de picado)
    • 1/2 cebola grande, picada (1 xícara, picada)
    • 1/2 colher de sopa de chili em pó/pimenta calabresa (+ 2 colheres de chá no final do cozimento)
    • 1/2 colher de sopa de alho em pó
    • Opcional: 1/4 colher de chá de páprica defumada 
    • 1 colher de chá de sal
    • 1 xícara de água
    • 2 colheres de sopa de nutritional yeast (adicionado no final do cozimento)
    • 1 e 1/2  xícara de feijão mulatinho cozido


    PARA O “QUEIJO”:

    • 1/2 xícara da mistura de chili acima
    • 1/4 xícara + 1 colher de sopa de nutritional yeast
    • 1/2 colher de sopa de suco de limão (não omita!)
    • 1/4 xícara de água


    INGREDIENTES FINAIS OPCIONAIS:

    Creme azedo (sour cream) vegano. Cebolinha, salsinha. Molho de pimenta

    Observação: Esteja atento na hora de colocar os temperos, pois eles são adicionados na receita em dois momentos diferentes, assim como a água. A autora diz que se você fizer diferente, isso pode impactar no sabor.


    COMO FAZER:

    1. Primeiro, pré-aqueça o forno em 200˚C e forre a bandeja do forno com papel manteiga ou tapete de silicone. Não precisa colocar nenhum óleo! Enxágue (sem descascar) as batatas e conte-as em forma de meia-lua fina ou batata frita com mais ou menos 1,5 cm. Espalhe-as na bandeja forrada sem deixar que fiquem uma sobre as outras. Salpique sal e pimenta-do-reino generosamente sobre elas e asse por 30-35 minutos até que fiquem bem douradas e acastanhadas. Para que fiquem mais crocantes, ligue o grill do forno por mais 12 minutos. Cuidado para não deixá-las queimar.

    2. Para preparar o chili, coloque todos os ingredientes (exceto o feijão e o nutritional yeast) na lista do "Chili mix" em, uma frigideira grande ou wok sobre fogo alto e misture bem. Deixe levantar fervura sobre o fogo. Quando ferver, reduza para fogo médio e cubra. Deixe refogando por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Após 10 minutos, a água deverá ter evaporado.

    3. Enquanto os vegetais estão cozinhando, amasse grosseiramente o feijão com um garfo deixando alguns em pedaços. Depois do cozimento de 10 minutos, adicione os feijões aos vegetais e mais 1/2 xícara de água, 2 colheres de chá de chili em pó e 2 colheres de sopa de nutritional yeast. Ao adicionar esses ingredientes no final, o sabor fica mais aprimorado com a ajuda da água adicional. Aqueça até engrossar. Desligue o fogo. Prove e adicione mais sal ou temperos se desejar. Se quiser que o chili fique mais aguado, basta colocar mais água, no entanto, lembre-se que precisará também adicionar mais temperos para contrabalançar.

    4. Adicione 1/2 xícara da mistura de chili pronta acima a um processador com todos os ingredientes listados em “Queijo”. Processe até virar uma pasta lisa. Prove e ajuste os temperos, se desejar.

    5. Sirva o chili sobre as batatas e regue com o queijo por cima. Adicione salsinha e cebolinhas, se quiser, assim como sour cream vegano, tomates ou os ingredientes de sua preferência.

    Receita original em inglês do site The Vegan 8: Veja aqui.

    Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando Aqui.

    O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

    ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

    Nenhum comentário

    Olá,
    Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
    Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

    Lori Ellis