Por Lori Ellis /Veganana
As cenouras e a maçã são cortadas à "juliene", em fatias longas e finas tipo palitos. Se você não tiver um cortador tipo mandolim, pode cortar com a faca. A cenoura também pode ser ralada na parte grossa do ralador, se você preferir. Eu acho que vale a pena experimentar fazer da maneira que eu fiz porque fica deliciosamente crocante.
Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 15 minutos
- 5 cenouras médias
- 1 maçã verde
- suco de duas laranjas
- caldo de meio limão
- 1 pedacinho de gengibre ralado
- salsinha fresca picada a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite de oliva extra virgem
Raspe as cenouras e corte em fatias à "juliene", finas e longas tipo palito. Se tiver um cortador fica mais fácil, caso contrário corte com uma faca conforme instruções abaixo.
Se você não tiver um cortador, use uma faca pequena e corte as cenouras em fatias finas no sentido do comprimento.
Eu cortei as minhas cenouras no mandolim e deixei umas fatias inteiras para demonstrar como fazer o corte manual. Por isto elas estão com as pontas em formato estranho porque já haviam sido cortadas.
Corte as fatias de cenoura em palitos longos e finos como mostra a imagem ao lado.
Lave bem e seque a maçã. Remova as sementes e fatie depois cortando em palitos como a imagem ao lado. Esprema o limão sobre as fatias de maçã para que as mesmas não escureçam.
Coloque as fatias de cenoura e maçã em uma saladeira, adicione o suco de laranja com gengibre que foi preparado antes, tempere com sal e pimenta a gosto e por último coloque o azeite de oliva. Eu usei mais ou menos uma colher de sopa de azeite para esta quantidade de salada. Use a quantidade que você preferir. Adicione a salsinha picada na hora de servir.
Se você quiser coloque a salada na geladeira por mais ou menos 15 minutos antes de servir. Fica uma delícia geladinha. Sirva em seguida. Prepare apenas a quantidade que vai ser consumida. Esta salada é mais deliciosa e saudável se servida fresca porque mantém as vitaminas e nutrientes.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
Olá, fiz esta salada e ficou muito boa. Embora eu não seja vegana, adoro receitas! Principalmente as saudáveis. Sou adepta deste tipo de culinária. Inclusive estou fazendo, agora, os tomates confitados. Você conhece? Se não, vale a pena. Bjs.
ResponderExcluirOi Maria, tudo bem?
ExcluirObrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão fofo. Fico feliz que gostas das receitas e que experimentaste esta salada. É uma delícia mesmo, e eu simplesmente adoro o sabor desta combinação de ingredientes.
Bom demais que buscas alternativas saudáveis de alimentação. Não conheço os tomates confitados, vou pesquisar para ver como faz. Se tu ler esta resposta e quiser escrever me mandando a receita ou descrevendo como faz, eu vou ficar muito agradecida. Fiquei curiosa em saber como faz, adoro tomates!
Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Olá. Claro que passo, com maior prazer. Você vai precisar de 1/2kg de tomates do tipo cereja. Corte-os ao meio e disponha-os em uma assadeira. Tempere com 1 colher de café de açucar, 1 colher de café de sal (gosto de usar o sal rosa) e uma colher de café de pimenta calabresa; 3 dentes de alho laminados. Regue com um pouco de vinagre balsâmico ( a olho) e azeite (uma xícara, mais ou menos). Leve ao forno até murcharem, em torno de 40 min. Qdo estiver quase pronto pode acrescentar orégano, manjericão ou outras ervas de sua preferência. É uma delícia para comer com torradas. Bjs
ExcluirOi Maria,
ExcluirQue lindaaaa tu é amiga, muito obrigada pelo carinho de escrever a receita. Adorei e vou fazer em seguida. Deve ficar uma delícia, adoro tomates e fiquei aqui imaginando o sabor desta combinação de ingredientes maravilhosos.
Obrigada pela visita, pela receita e pelo carinho!
Um grande abraço
Lori Ellis
Olá.Embora eu não seja vegana estou adorando suas receitas....já fiz do pepino, agora fiquei em dúvida da cenoura.Ela não é preciso dar uma cozidinha primeiro?.bjs
ResponderExcluirOi amiga, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu fiz esta salada crudívora para poder manter intactos os nutrientes da cenoura que ao ser cozida se perdem, especialmente as vitaminas. Se tu quiser pode cozinhar rapidamente, na panela ou no vapor, mas tome o cuidado de não deixar muito cole senão a salada não vai ficar tão gostosa como quando feita com a cenoura crua. Com a cenoura crua a salada fica bem crocante. Se fizeres, me conta como ficou, espero que gostes.
Um grande abraço,
Lori Ellis