Salada de Macarrão com Grão de Bico

A salada de macarrão também pode ser uma refeição completa, se você acrescentar alguma fonte de proteína. Você pode servir uma deliciosa salada como esta como prato principal, ou se preferir, sirva como acompanhamento de um prato principal leve. Abuse das ervas frescas como salsa, cebolinha, orégano ou manjericão para este tipo de salada, tempere a seu gosto e prepare uma deliciosa surpresa para a sua família. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Eu fiz esta salada para um jantar com a família aqui em casa, e não consegui fazer uma foto melhor do que esta, porque a função do preparo dos pratos para os convidados foi grande, e eu não tive tempo de elaborar uma foto melhor. Mas a salada ficou tão deliciosa que mesmo a foto não sendo perfeita, eu achei que vale muito a pena compartilhar com vocês. Desta vez eu fiz uma salada mais light apenas com temperos e ervas frescas e adicionei o grão de bico que tinha cozido. Nada pode ser mais simples de fazer do que uma salada de macarrão, e você pode inventar receitinhas deliciosas variando temperos, acrescentando ervas frescas ou secas, legumes e verduras, grãos, sementes tostadas, oleaginosas, e o que mais imaginar. Quanto mais colorida, mais deliciosa e nutritiva a sua salada vai ficar. Use o formato de macarrão que você preferir para esta receita. O toque final fica por conta do limão, azeite de oliva e da pimenta do reino moída na hora, 

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação: 25 minutos



INGREDIENTES

  • 200g de macarrão cozido
  • 1/2 xícara de grão de bico cozido, escorrido
  • 1/4 xícara cebola roxa (ou branca) picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sopa de salsão picado (opcional)
  • 1 tomate pequeno picado 
  • sumo de meio limão 
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • outros legumes frescos picados a seu gosto


PREPARO

Você vai precisar de grão de bico previamente cozido para esta receita. Esta receita é ótima para aproveitar pequenas sobras de grãos cozidos que você tiver na geladeira. Use outro tipo de grão como feijões ou lentilhas, se não tiver o grão de bico. Corte a cebola em pedacinhos pequenos e coloque em uma tiigela, misture a cebolinha picada, tempere com sal e pimenta e adicione o azeite de oliva e o limão. Deixe esta mistura de temperos marinar enquanto prepara o restante da receita.

Cozinhe o macarrão de sua preferência em água e sal, al dente, ou seja, cozido porém firme e resistente à mordida. Escorra e deixe esfriar um pouco. Em uma saladeira coloque o macarrão, adicione o grão de bico escorrido, acrescente os temperos marinados, e adicione a salsinha picada. Se quiser adicione também outros legumes como cenoura, rabanete abobrinha ou o que você tiver em casa. Verifique o sal e ajuste se achar necessário. Se for utilizar pimenta do reino, acrescente na hora de servir, e de preferência, moída na hora. Leve a salada para gelar por pelo menos 15 minutos antes de servir. Sirva como acompanhamento de um prato principal leve.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis