Salada de Pepino com Tomates e Orégano Fresco

Simples, refrescante, deliciosa e colorida, esta salada enriquece qualquer refeição. O pepino japonês combina perfeitamente com tomates e ervas frescas. Eu usei orégano e temperei tudo com azeite de oliva extra-virgem e limão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


pepino possui baixo índice calórico e alto teor nutricional. Possui mais ou menos 95% de água juntamente com carboidratos e fibras alimentares, sendo um excelente diurético que auxilia na liberação das toxinas. Rico em vitaminas A, B, C e K, e minerais como potássio, cálcio, fósforo, zinco, e sílica. O consumo do pepino auxilia a reduzir o colesterol, evitando problemas cardíacos, tem propriedades anti-cancerígenas, é útil no combate ao diabetes além de ser ótimo para a pele, unhas e cabelos por causa da presença da sílica. Vale a pena investir neste delicioso alimento, especialmente se for orgânico. Leia mais sobre os valores nutricionais do pepino aqui.


Eu usei tomate roma, uma espécie de tomate muito usado para molhos, mas que é ótimo para saladas também. Adoro a cor destes tomates, são de um vermelho intenso. Estes tomates são menores do que os normais, e geralmente são bem vermelhos, e por este motivo muito usados para molhos e sopas. Use os tomates que você tiver em casa, o que preferir, e monte uma saladinha colorida como esta temperando ao seu gosto. Eu fiz o básico, azeite, limão, sal do himalaia e pimenta do reino, com o delicioso sabor e perfume do orégano fresco. Veja algumas imagens do tomate roma aqui.

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 15 minutos



INGREDIENTES 
  • 1 pepino japonês  
  • 4 tomates roma ou outro a seu gosto
  • orégano fresco a vontade (ou outra erva a seu gosto)
  • sal do himalaia ou marinho
  • pimenta do reino moída na hora
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • limão espremido na hora
  • ervas e temperos a seu gosto 



PREPARO

Lave bem o pepino e seque com um papel toalha. Corte em rodelas grossas mantendo a casca, se estiver utilizando pepino orgânico. Em uma travessa disponha folhas de alface e distribua as fatias de pepino lado a lado para montar o prato. Sobre cada fatia de pepino coloque uma de tomate. Se você tiver queijo ou requeijão vegano em casa pode colocar um pedacinho ou uma pequena porção em cima de cada rodela de tomate. Tempere na hora de servir com sal do himalaia ou marinho, azeite de oliva e esprema o limão. Enfeite com folhinhas de orégano e coloque a pimenta do reino moída na hora, se for utilizar. Sirva imediatamente.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis