Queijo Tipo Frescal Vegano

Este queijinho deu o que falar aqui em casa. Ficou simplesmente maravilhoso e eu toda  feliz em ter descoberto esta receita e resolvido experimentar. Uma variação do queijo tradicional que eu sempre faço com castanhas de caju e agar-agar. Super aprovada, vale a pena fazer. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Se você quiser pode acrescentar ervas secas ao queijo, eu resolvi não colocar ervas e temperos porque queria testar o sabor do queijo ao natural. Na realidade queria comer com geleia e melado. Pensa em uma fatia de pão caseiro com este queijinho e uma geleia em cima. Ficou bom demais! Da próxima vez que eu fizer vou adicionar temperos e ervas para variar a receita. O processo de preparo é um pouco mais demorado do que os outros queijos que costumo fazer, mas mesmo assim ainda vale a pena porque o resultado é um queijo de sabor muito delicado. A receita original é do blog VegetariAmo.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 1 queijo médio
Preparação: 40 minutos





INGREDIENTES
  • 1 xícara de chá de castanha de caju sem torrar e sem sal
  • 1 e 1/2 xícara de chá de água filtrada
  • 1 limão espremido
  • 1 colher de chá de sal do himalaia ou marinho
  • 1 colher de sopa de gelatina agar-agar (branca) *
  • 1 e 1/2 colher de sopa de polvilho azedo
  • ervas aromáticas (opcional) 



PREPARO

Você vai precisar de castanhas de caju cruas, ou seja, sem torrar e sem sal para que o queijo fique bem branquinho e com um sabor suave. Enxague as castanhas em água corrente antes de colocar de molho, escorra bem a água e coloque as castanhas em um recipiente de vidro para demolhar.
* Não use agar-agar em flocos para esta receita. Tem que ser o agar-agar em pó que não tem sabor. O de flocos vai alterar o sabor do queijo porque tem um gosto forte de algas.






Deixe as castanhas demolhar por 8 horas na geladeira em recipiente de preferência de vidro tampado. Passado o tempo de demolhar, escorra a água.



As castanhas vão estar bem macias e hidratadas após este período de molho. Use uma peneirinha para escorrer bem a água do molho.





Coloque as castanhas escorridas no liquidificador, adicione a água filtrada e bata até ficar cremoso e toda castanha triturada.










Adicione a água filtrada.






Bata até obter uma mistura cremosa e homogênea. desligue o liquidificador um pouco e com uma espátula empurre as partes sólidas de castanha que possam grudar nas laterais do copo do liquidificador. Bata novamente.






Adicione o polvilho, o sal, o suco de um limão e o agar-agar e bata novamente. Você vai obter uma espécie de leite cremoso de castanhas





Despeje a mistura em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa com uma colher de pau.









Mantenha a panela em fogo baixo e continue mexendo sempre.










Continue mexendo até que a mistura comece a engrossar e se desprender do fundo da panela.









Veja como a mistura engrossa e fica firme.





Quando soltar do fundo da panela, sempre mexendo, conte mais dois minutos e  desligue a panela.







Use um pirex no formato que preferir para modelar o seu queijinho. Unte com azeite de oliva ou óleo vegetal. Não use recipientes de plásticos porque a mistura está quente e em contato com o plástico libera substâncias tóxicas.





Despeje a mistura no pirex e ajeite os cantinhos como auxilio de uma espátula para evitar que fique espaços vazios. Ajuste a superfície para ficar bem lisinha com o auxilio da espátula. Faça isto enquanto a mistura ainda está quente. Tampe o recipiente e leve a geladeira por pelo menos 3 horas antes de desenformar.


Desenforme em um prato para servir. O que sobrar devolva ao prato de vidro com tampa para colocar de volta na geladeira. O queijo se mantém fresco por até 10 dias na geladeira.





Se quiser acrescentar ervas aromáticas, faça depois de desligar a panela. Se quiser pode forrar o prato onde vai modelar com ervas e temperos de sua preferencia. O queijo fica lindo depois de desenformado com o colorido das ervas.

Saiba mais ou compre agar-agar na Loja Veganana. Clique aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. pode ser feito com castanha do pará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susi, tudo bem?

      Eu nunca fiz esta receita com castanhas do pará, mas acredito que pode sim. A única coisa que deve ficar um pouquinho mais escuro, mas com certeza vai ficar uma delícia também. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis