Salada de Quinoa com Manjericão

Quinoa é um grão nutritivo e versátil que permite o preparo de receitas deliciosas como saladas, risotos, sopas, sucos, pães, e muito mais. Você pode servir a quinoa cozida para substituir o arroz, o que é sem dúvida uma alternativa muito saudável. Pode também acrescentar quinoa ao arroz normal para enriquecer os nutrientes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES

1 xícara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
2 xícaras de chá de água para cozinhar a quinoa
tirinhas de pimentões vermelho e amarelo picados (opcional)
folhas de manjericão fresco à vontade
1 cebola roxa pequena picada bem miudinha
1 colher de sopa de cebolinha fresca picada
1 tomate pequeno picado
1 colher de sopa de sumo (caldo, suco) de limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
sal e pimenta do reino a seu gosto


Leia com bastante atenção as dicas de como cozinhar a quinoa para eliminar as saponinas e evitar o gosto amargo. Uma deliciosa e refrescante e colorida salada rica em nutrientes que você prepara rapidamente acrescentando temperos, ervas frescas e legumes. Aproveite os temperos que você tem em casa, misture legumes coloridos e prepare uma saladinha deliciosa como esta. 


PARA MARINAR OS TEMPEROS

Comece preparando os temperos e deixe marinar para pegar gosto e adicionar à quinoa depois de pronta. Pique a cebola bem miudinha e coloque em uma tigela media. Acrescente a cebolinha e as tiras de pimentões cortados. Tempere com sal e pimenta (opcional) a seu gosto. Adicione o azeite e esprema o limão. Deixe repousando para os sabores incorporarem enquanto você prepara a quinoa. Uma ótima dica é colocar em um recipiente de vidro, tampar e levar a geladeira para depois misturar com a quinoa cozida e fria.


PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa varias vezes e escorrendo a água. Encha um prato fundo com água fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas. ( A presença de saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa). Escorra a água quente e enxague bem os grãos em água corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.

Em uma panela, coloque as duas xícaras de água para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando até levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos está bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos. Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos. Escorra e lave em água corrente para interromper o cozimento. Deixe esfriar.


MONTAGEM DA SALADA

Coloque a quinoa cozida em uma travessa funda, solte os grãos com um garfo. Misture o tempero que ficou marinando na geladeira. Adicione a cebolinha picada e as folhas de manjericão. Verifique o sal e adicione mais limão e azeite de oliva se achar necessário. Leve a geladeira por pelo menos 15 minutos antes de servir. Decore a seu gosto e bom apetite!


Leia mais sobre a quinoa clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Olá, boa noite! Onde posso encontrar esse recipiente de madeira? Vc tem algum poste sobre panelas alternativas? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juubs, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu comprei este recipiente em uma feira livre de antiguidades onde moro (Usa). Não saberia te dizer onde encontrar porque é uma peça antiga, acho que nem tem mais para vender. Não tenho um post sobre panelas alternativas. Fica muito difícil para mim fazer isto pelo fato de eu não morar no Brasil. Não posso recomendar coisas daqui, porque 90% do meu público mora no Brasil, e fica muito complicado, porque muitas coisas que tem aqui, não se encontra no Brasil, e vice-versa. tem muitas coisas maravilhosas no Brasil que eu adoraria poder comprar e não consigo, como uma panela de barro, por exemplo. Não tenho uma e adoraria ter. mas aqui não existem panelas de barro como as brasileiras.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis