Sopa Cremosa de Tomates

Esta é uma receita simples e fácil de fazer. Em poucos minutos está pronta uma sopinha deliciosa e saudável que você pode servir acompanhada de torradinhas, pão fresco ou como preferir. Sopa sempre é uma ótima opção para quando não se tem muito tempo na cozinha, e não se abre mão de uma refeição saudável, especialmente no inverno quando as sopas são muito bem vindas. A mesma receita básica pode ser variada com outros tipos de ervas e temperos a seu gosto. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES

  • 8 tomates grandes bem maduros 
  • 1 pimentão vermelho picado miudinho (opcional) 
  • 2 dentes de alho grandes
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • 1 colher de chá de páprica picante (se preferir use a doce)
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • azeite de oliva extra-virgem para finalizar
  • ervas frescas para decorar


PREPARO

Lave bem os tomates e corte em pequenos cubinhos. Pode manter a pele se estiver utilizando tomates orgânicos. Eu deixei as sementes, mas se você preferir, remova. Em uma panela aqueça o óleo e frite o alho junto com a páprica até dourar. Acrescente o pimentão e a cebolinha verde picada e tempere com uma pitadinha de sal. Deixe dourar em fogo baixo tendo o cuidado de não queimar. Acrescente os tomates picados e um pequeno galho de orégano fresco para perfumar a sopa. Se quiser pode acrescentar outros temperos frescos ou secos a seu gosto. Tampe a panela e deixe levantar fervura. Os tomates liberam muito líquido quando cozinham e portanto não é necessário acrescentar líquido se você quiser uma sopa bem cremosa e consistente. Mas se você preferir uma sopa mais líquida, acrescente um pouco de água ou caldo de legumes na quantidade que desejar.

Quando começar a ferver retire o galho de orégano ou da erva fresca que estiver utilizando, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até que fique bem cremosa. Se você quiser pode usar o mixer de mão e triturar um pouco a sopa na panela. Se for fazer isto desligue a panela quando for processar a sopa. Ou então ainda pode pegar uma parte da sopa e bater no liquidificador e depois devolver à panela. Ajuste os temperos e se for necessário acrescente mais sal. Sirva quentinha. Decore com ervas frescas ou como preferir. Se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir. Pode ser acompanhada de torradinhas, croutons ou pão fresco, ou se você quiser fazer uma refeição mais saudável e leve, sirva com uma salada de legumes e folhas verdes. Bom apetite!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis