Salada Mediterrânea de Cenoura com Cranberries

A inspiração para esta salada veio de um programa de culinária que eu assisto no Create TV. Achei a ideia super interessante e resolvi experimentar. Fiz algumas modificações e cheguei a esta deliciosa versão da salada. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A receita original é feita com passas de uva preta. Como eu não gosto muito de passas de uva na salada, troquei por cranberries secos. Use o que você quiser, o que for mais conveniente, passas de uva branca ou preta, ou se tiver cranberries, faça como eu fiz. A ideia é utilizar uma fruta seca adocicada na receita. Se quiser, experimente outras frutas secas como damascos ou figo, e tempere ao seu gosto. O toque especial desta salada fica por conta das castanhas raladas que deixam um sabor incrível. Eu usei castanhas levemente tostadas sem sal. Acrescente outras ervas frescas que você tiver em casa e achar que combina com esta salada. Eu queria ter colocado hortelã como na receita original, mas não tinha, então fiquei só na vontade. Vou repetir esta salada porque ficou uma delícia, e da próxima vez quero tentar fazer o mais próxima da receita original. 

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação: 20 minutos



INGREDIENTES

  • 2 cenouras grandes raladas
  • 1/4 xícara de cranberries (ou passas de uva)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • suco de meio limão pequeno
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 5 castanhas do caju grandes (ou do pará) raladas
  • sal e pimenta do reino a gosto


PREPARO 

Comece preparando os temperos, pique a salsa e cebolinha e reserve. Coloque os cranberries ou passas de uva em uma pequena tigela, esprema o limão e misture bem para hidratar os cranberries. 


Em seguida adicione o azeite de oliva aos cranberries e misture. Deixe repousar enquanto prepara o restante da salada. 


Rale a cenoura na parte grossa do ralador e coloque em uma saladeira grande. Acrescente a salsa e cebolinha picados e tempere com sal e pimenta a seu gosto. Em seguida adicione os cranberries que ficaram de molho no limão e azeite de oliva. Misture bem.


Por último rale as castanhas que for utilizar. Eu usei um ralador fino. Ficou lindo, deu um efeito muito especial à salada, além de incrementar o sabor. Ficou maravilhoso!


Tome cuidado ao ralar as castanhas para não se machucar. Se preferir pode colocar uma pequena porção no processador e bater até conseguir um pó fino. Eu adorei ralar as castanhas, com cuidado e paciência, vale a pena ralar, fica perfeito! Sirva gelada.


Está pronta a salada que pode ser servida como acompanhamento de um prato principal light, ou se preferir, pode acrescentar uma quantidade maior de oleaginosas ou sementes para incrementar o valor nutricional, e servir a salada como prato principal, em dias de calor. Sirva gelada.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis