Salada de Pepino com Manga

Estamos em pleno verão aqui, e o calor este ano está intenso e as saladas são presença constante nas nossas refeições. Muitas vezes eu complemento com alguma oleaginosa ou sementes tostadas e a salada se transforma em um prato único. Esta saladinha ficou muito especial, e se você aprecia um sabor agridoce, com certeza vai gostar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 15 minutos




INGREDIENTES

  • 1 pepino médio
  • 1/2 abacate grande
  • 1 manga grande 
  • sumo de meio limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada (ou coentro) 
  • sal do himalaia ou marinho
  • folhas verdes a seu gosto


PREPARO


Lave todos os ingredientes que vai utilizar. Eu usei salsinha fresca da horta, mas se tivesse coentro teria utilizado porque acho que o coentro dá um toque especial para este tipo de salada. O coentro é um tempero que não é apreciado por muitas pessoas, e eu levei muito tempo para me acostumar com o sabor, mas agora eu adoro uma salada com abacate e coentro.




Corte a manga, o pepino e o abacate em cubinhos e pique a salsinha ou outra erva fresca que for utilizar. Separe uma saladeira para misturar os ingredientes e temperar a salada.







Coloque os ingredientes na saladeira, tempere com uma pitada de sal e um pouco de pimenta do reino se for utilizar.



Esprema o limão na quantidade que desejar. Além de temperar e enriquecer a salada, o limão vai ajudar a manter os legumes frescos, especialmente o abacate que escurece muito rapidamente.






Por último acrescente o azeite de oliva extra-virgem misturando delicadamente. Verifique o tempero e se desejar acrescente ervas frescas ou secas ao seu gosto.

Sirva com folhas verdes, como alface ou rúcula. Se quiser fazer desta salada um prato principal, adicione nozes picadas, amêndoas ou castanhas. Também fica deliciosa com sementes como girassol e abóbora. Prepare a quantidade que vai ser consumida, não guarde sobras na geladeira porque não vai ficar boa no outro dia. Sirva gelada e sempre fresca.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Nem fiz ainda,mas já amei! Você usou a manga tipo Tommy e, apesar de encontrar nos supermercados aqui eu nunca provei! Estou pensando em usar a manga espada - que tenho aqui no meu quintal e já está florida! Será que fica bom? Ah, estou adorando tudo do Blog, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, tudo bem?

      Eu nem sei que manga usei desta vez. Quando consigo encontrar mangas orgânicas, geralmente compro muitas, e nem me preocupo em ver que tipo é. Acho que tu pode usar qualquer manga, desde que esteja bem madura e docinha. Esta salada é simples e deliciosa, tu vais gostar. imagine que maravilha ter manga no quintal. Eu nunca vi um pé de manga na vida. Aproveita muito, não é todo mundo que pode dizer que tem manga no quintal. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço, obrigada pela visita e comentário. Adorei te receber, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis