Salada Refrescante de Batata com Hortelã

Esta salada estava na minha lista de receitas a fazer há muito tempo. Foi um grande sucesso aqui em casa, e eu já repeti várias vezes. Gostei tanto que já está na minha lista de receitas preferidas. Simples de fazer, deliciosa e diferente. A combinação dos ingredientes resulta em um sabor maravilhoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES 

  • 4 batatas grandes com casca
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 1 dente de alho grande ralado ou triturado
  • 4 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
  • suco de 1 limão
  • 1/2 xícara de hortelã fresca picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • mais azeite de oliva extra-virgem para finalizar



PREPARO


Lave bem as batatas com uma escovinha e cozinhe com bastante água até que fiquem macias, porém firmes. Não cozinhe demais. Depois de cozidas retire da panela e deixe esfriar o suficiente para que possa descascar. Não deixe esfriar completamente. Descasque e amasse as batatas enquanto ainda estiverem quentes. A seguir acrescente a cebola picada bem miudinha, o alho esmagado e picado bem miudinho (pode ralar, se preferir). Esprema o limão, adicione o sal e a pimenta do reino, se for utilizar. De preferência use pimenta moída na hora. Acrescente o azeite de oliva e misture bem. Por último acrescente a  hortelã fresca picada misturando novamente. Verifique o sal e a pimenta do reino, e ajuste se achar necessário. Coloque em uma saladeira ou prato onde vai servir, e alise a superfície fazendo sulcos com um garfo. Regue com azeite de oliva, cubra com um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir. Sirva bem gelada decorando com um ramo de hortelã fresca que deverá ser colocado na hora de servir. 

Esta salada é perfeita para servir no verão, acompanhando pratos leves. Pode ser servida com pães ou torradas. Pode ser também base para preparar uma bruschetta diferente, bastando colocar uma porção sobre o pão com alho e levar ao forno para dourar. Outra opção é misturar ao trigo burgol e preparar um delicioso quibe vegano.



Inspirada na receita do blog Figos e Funghis.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA! 

2 comentários

  1. Eu adorei o seu blog, tem muitas receitas super interessantes. Estou vendo varias receitas para fazer no dia dos pais. Ninguém da minha familia é vegetariano ou vegano, mas o meu pai sempre elogia o cheiro ou a aparencia da minha comida, então decidi tentar fazer algo especial pra ele. e uma comida gostosa e feita com carinho sempre agrada né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, tudo bem?

      Seja muito bem vinda, que bom que descobriste o blog. Muito prazer em conhecê-la! Tão bom quando a gente faz comidinhas deliciosas para a família não vegana e eles adoram. Eu fico muito feliz porque é uma grande satisfação ver eles comendo e elogiando as coisas que eu faço. Aqui em casa é mais ou menos a mesma coisa, todos gostam da minha comida, e eu fico feliz em mostrar que pode-se comer comidinhas deliciosas sem nenhum produto de origem animal.
      Imagino que deves ter feito uma comidinha muito deliciosa para o teu pai, e ele deve ter ficado muito feliz com o teu carinho! Me conta o que fizeste, vou adorar saber. Muito obrigada por acompanhar o blog, adorei receber o teu recadinho tão simpático, venha sempre me visitar!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis