Empanados de Mandioca Assados

Infelizmente não encontro mandioca aqui nos Eua com muita facilidade. Muito raramente eu consigo mandioca congelada que não é tão boa quanto a mandioca fresca, mas serve para matar a saudade e preparar receitinhas deliciosas como estes empanadinhos assados que eu fiz, e foram um grande sucesso aqui em casa.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 9 unidades 
Preparação: 45 minutos



INGREDIENTES

  • 500g de mandioca cozida em água e sal
  • 1/4 xícara de cebola picada
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 3 colheres de sopa de farinha de milho fina
  • pimenta do reino a gosto
  • farinha de milho para empanar
  • 3 colheres de sopa de óleo 


PREPARO 

Descasque e cozinhe as mandiocas até ficarem macias. Eu usei mandioca que tinha cozinhado no dia anterior. Elas ficaram mais firmes na geladeira, e ficou mais fácil de preparar a massa dos empanados. Esta receita é muito versátil, você pode temperar como quiser, aproveitando temperos que tiver em casa. 


Eu não usei o processador porque achei que seria mais fácil amassar com o garfo. Use o processador, se desejar. Se a mandioca estiver bem cozida, é fácil esmagar sem precisar fazer sujar muita coisa.


Eu usei um esmagador de batatas, mas não é necessário, você pode utilizar apenas o garfo e esmagar até conseguir uma massa firme, compacta. Como as mandiocas que eu usei estavam geladas, a consistência da massa ficou perfeita.


Acrescente os temperos que vai utilizar. Eu usei cebola e cebolinha verde picadas.


Adicione a farinha para empanar. Você pode usar farinha de trigo, de milho, de aveia, ou outra que tiver disponível. A farinha é apenas para dar uma liga, e não é necessário utilizar muita quantidade, use o suficiente para modelar os empanados.


Misture bem até conseguir uma massa firme e compacta. Prepare a farinha para empanar.


Tempere a farinha que vai utilizar com uma pitadinha de sal e pimenta do reino, se desejar. Use ervas secas ou outros temperos que você gosta. O tempero fica a seu gosto. Separe pequenas porções da massa da mandioca e coloque no prato com a farinha para empanar.


Forme uma espécie de bifinho com a massa e depois, se quiser, pode fazer como eu fiz, coloquei um pratinho redondo e cortei as beiradas para deixar os empanadinhos redondos, iguais.


Devolva para o prato da massa de mandioca, as beiradinhas que sobrarem quando você cortar os empanadinhos. Se quiser simplificar, não corte, apenas modele com as mãos.


Pré-aqueça o forno em 180C. Unte uma assadeira grande e disponha os empanados lado a lado, regando com um pouco de óleo para que os mesmos fiquem bem douradinhos.


Asse em forno pré-aquecido por 15 minutos, e vire para assar do outro lado pelo mesmo tempo. O tempo de forno pode variar de acordo com o seu fogão. Eu usei o forninho elétrico para assar, e os meus empanados ficaram prontos em 30 minutos. Você pode controlar o tempo de acordo com o seu gosto, se quiser mais dourado e mais crocante, deixe mais tempo. Eu achei que o tempo que deixei, foi muito bom, porque realmente eles ficaram deliciosos.


Você pode servir com molho de tomates caseiro e se quiser pode colocar queijo vegano para derreter no forno. Imagina a delícia que deve ficar... Eu não fiz nenhum dos dois, servi os meus apenas com salada. Esta mesma receita pode ser feita em formatos diferentes, como croquetes, bolinhos, ou como mais você imaginar. Não pode ser mais simples, e eu garanto que é muito, mas muito deliciosa! 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. ADOREI A RECEITA. MUITO GRATA POR COMPARTILHAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aryanna, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Fico feliz que tenha gostado, e se fizer, me conta como ficou. É fácil de fazer e muito deliciosa, vale a pena experimentar. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Nossa, adorei a sugestão é vou fazer amanhã que é dia de feira para eu comprar mandioca. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talitando, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, é uma delicia mesmo e o melhor de tudo, fácil e rápida de preparar. Me conta como ficou quando fizeres, espero que gostes! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre para bater papo comigo!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Parece que fica uma delícia, vou fazer essa semana mesmo. Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico feliz que gostaste, e se fizer volta para me contar como ficou! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pode congelar sim, mas eu sugiro que congele sem assar para que fique mais fresquinho e delicioso quando for servir. Prepare e modele os empanados e congele individualmente. Quando for utilizar, leve ao forno ainda congelado e deixe assar até que estejam dourados. Unte uma forma ou forre com papel manteiga e regue os empanados com um pouco de óleo antes de assar. Me conta como ficou quando fizeres, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Estou c uma mandioca na geladeira e ñ sabia o que Iria fazer, mas Agora já sei... Obgda pela sugestão parece ser ótimo.. Vou fazer bjus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Que bom saber que gostaste da receita e vais experimentar. Fico feliz e espero que tenhas gostado. Me conta como ficou quando puderes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis