Torta Banoffee Vegana

Fiquei com muita vontade de fazer esta torta desde que postei a receita do blog Barbarelismus (veja a receita aqui) Fiz algumas modificações aproveitando o que tinha em casa e ficou simplesmente maravilhosa. A receita é mais fácil de fazer do que eu imaginava, e o resultado é uma torta de sabor incrível. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Eu fiz a base com os biscoitos graham cracker veganos porque não tinha amêndoas em casa quando resolvi fazer esta torta. Achei que a crosta ficou muito boa, mas ainda acho que a crosta de amêndoas que a Bárbara fez deve ficar melhor e mais leve. Os biscoitos graham cracker são deliciosos, mas achei que a torta ficaria mais leve, menos doce. Da próxima vez que fizer vou fazer a crosta com amêndoas.


Se você tiver algum tipo de bolacha ou biscoito vegano, experimente a minha versão, caso contrário, siga a sugestão do blog Barbarelismus conforme as explicações abaixo. 

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 8 porções
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES PARA A BASE


  • 200g de biscoitos veganos 
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco ou creme vegetal vegana
  • 1/2 colher de chá de canela (opcional)


PREPARO

Se você fizer a versão da base com biscoitos como eu fiz, não precisa acrescentar açúcar porque os biscoitos já são doces. Se não tiver biscoitos veganos em casa, você pode fazer a versão do do blog Barbarelismus (veja a receita aqui).



Eu usei 200g de biscoitos feitos com farinha de graham, os deliciosos graham cracker veganos. São bolachas integrais muito usadas aqui nos Eua para fazer crosta de tortas doces. Qualquer bolacha doce pode ser utilizada para esta receita.





Triture os biscoitos no processador até obter uma farinha grossa.






As bolachas trituradas formam uma espécie de farofa.








Adicione a manteiga vegana (pode usar creme vegetal vegano ou óleo de coco). Adicione a canela se for utilizar.





Processe novamente até incorporar e formar uma massa uniforme.




Separe uma fôrma redonda de torta de cerca de 20 cm e unte a base e as laterais com óleo de coco. Corte um círculo em papel manteiga para cobrir o fundo (isso evita que a torta fique grudada). Ligue o forno para pré-aquecer a 180C.


Coloque a massa na forma e pressione bem no fundo para que fique bem compacta e uniforme. Comece pelo centro da torta, pressionando a massa com os dedos e trabalhando nas bordas. Se a massa grudar nas mãos, umedeça com água de tempos em tempos.





Fure a base da massa umas 20 vezes com um garfo para que o ar escape ao assar, e leve ao forno.





Asse em 180˚C por 12 a 14 minutos, ou até que fique ligeiramente dourada. Coloque a fôrma em um rack para esfriar por pelo menos 15 minutos. Se a base tiver inchado em alguns pedaços, fure novamente com um garfo para liberar o ar. A base endurecerá mais quando esfriar.



PARA O TOFFE DE CARAMELO

  • 1 e 1/2 xícaras de tâmaras, preferencialmente do tipo Medjool
  • 3 colheres de sopa de pasta de amêndoas
  • 1 colher de chá de suco de limão fresco
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha


PREPARO







Adicione as tâmaras sem caroço em uma tigela e despeje água bem quente sobre elas. Deixe que amoleçam por 15-30 minutos. Drene as tâmaras e coloque no processador junto com a pasta de amêndoas, o suco de limão, o sal e a baunilha.






Processe até obter uma pasta lisa e uniforme.



PARA O RECHEIO E COBERTURA

  • 1 lata de leite de coco gelado 
  • receita do toffee de caramelo acima
  • 3 bananas maduras, cortadas em rodelas
  • 2 colheres de sopa de maple syrup ou melado
  • raspinhas de chocolate vegano de sua preferência

Para esta receita, é necessário que o leite de coco seja o de lata. O leite precisa ficar pelo menos uma noite inteira no fundo da geladeira para a água descer e o creme solidificar na parte superior da lata. 
A ordem dos ingredientes pode ser modificada se você quiser. Pode colocar o caramelo primeiro e depois as bananas e por último o creme de coco. Para finalizar eu usei chocolate amargo vegano raspado.




Remova a parte sólida do leite de coco com muito cuidado para não misturar com o líquido. Você vai usar apenas o creme. Bate na batedeira até conseguir um creme macio e bem fofinho.





Corte as bananas em rodelas, esprema o limão sobre as mesmas para que não escureçam, e despeje o maple syrup ou melado misturando delicadamente.





Quando a massa estiver fria coloque a terça parte do creme de coco espalhando bem.







Coloque as rodelas de banana em toda a lateral da forma.






Distribua o restante das rodelas de banana cobrindo toda a forma.







Coloque o caramelo toffee sobre as bananas e espalhe com cuidado.













Despeje o restante do creme de leite de coco cobrindo toda a torta.







Se quiser pode salpicar um pouco de canela sobre o creme e usar um garfo para espalhar.







Cubra tudo com raspas de chocolate amargo vegano. Leve ao freezer por pelo menos uma hora antes de servir.






Conserve na geladeira por 3 a 4 dias, isto se durar tanto tempo, porque fica simplesmente maravilhosa!






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Um comentário

  1. Ola boa noite!! Que receita maravilhosa!! Gostaria de saber se posso subtituir a pasta de amêndoas por pasta de amendoim. O creme de coco em lata nunca vi aqui...poderia utilizar creme de leite de soja (um que vem em caixinha) para substituir o de coco. Só não sei se bater no processador o deixará com a mesma textura de creme chantily..
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis