Bolo Salgado com Azeitonas

O cheirinho delicioso deste bolo depois de assado é indescritível, e foi muito difícil fazer as fotos e esperar para comer uma fatia desta delícia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Este bolo pode ser servido como refeição principal acompanhado de saladas, ou para um lanche diferente e delicioso. A massa ficou muito fofinha e a casca crocante, especialmente enquanto ainda estava quente. Sobrou para o outro dia e eu esquentei por alguns no forninho elétrico para servir. Ficou ótimo, mas também pode ser servido na temperatura ambiente ou até gelado, como preferir. De qualquer maneira fica gostoso e vale a pena experimentar.


O recheio pode variar de acordo com o seu gosto, ou com o que você tiver na geladeira. Eu tinha um pacote de pimentões coloridos e aproveitei para colocar na receita. No mais, usei muita cebola picada cebolinha e as maravilhosas azeitonas verdes. Pensei em colocar azeitonas pretas também, mas desisti na ultima hora. Vou fazer um bolo só com as azeitonas pretas, uma receita diferente com outro tipo de ingredientes, já estou aqui planejado repetir esta receita com sabor diferente.


Eu fiz a massa com farinha branca, mas se você quiser pode misturar farinha integral na proporção que desejar. Não testei a versão sem glúten, mas acredito que pode ser feito com farinha de arroz misturada com farinha de grão de bico ou outra sem glúten. Não se preocupe se você não tiver o Nutritional Yeast, pois é apenas um tempero com sabor acastanhado que lembra o queijo, portanto adiciona sabor à receita, mas não vai alterar a receita se não for utilizado. Se quiser pode adicionar uma pitadinha de cúrcuma na massa para deixar a massa amarelinha como a que eu fiz.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 fatias grandes
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 3 xícaras de farinha de trigo 
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (para bolos)
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta do reino (opcional)
  • 1/4 xícara de óleo
  • 2 xícaras de água (temperatura ambiente)



PARA O RECHEIO 

  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de pimentão vermelho (ou outra cor) picado
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 1/4 xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada
  • azeite de oliva ou óleo de coco 



PREPARO


Comece preparando os ingredientes para o recheio e deixe tudo pronto antes de começar a fazer a massa. Use o recheio que você preferir aproveitando o que tem na geladeira. Pode usar legumes, temperos, ervas frescas e secas, palmitos, azeitonas, tomates secos, etc.






Em um prato grande coloque a farinha, o fermento em pó, o sal, o Nutritional Yeast se for utilizar, e misture bem.










O Nutritional Yeast é opcional para esta ou qualquer outra receita. Apenas acrescenta sabor e a falta do mesmo não altera o resultado final da receita.










Use temperos e ervas frescas a vontade combinando os sabores que você mais gosta. A cebola é imprescindível para esta receita, e se você gostar de cebola pode abusar porque o sabor é maravilhoso. 







Corte as azeitonas em pedaços pequenos. Eu usei azeitona recheada com pimentão. Use qualquer azeitona, pode ser verde ou preta.








Misture os temperos picados aos ingredientes secos. 







Misture bem para cobrir os temperos com a farinha. 












A seguir adicione as azeitonas picadas e misture novamente. 









Adicione a água alternando com o óleo e misture até formar uma massa homogênea. 





A massa fica consistente e firme. A quantidade de água pode variar, mas o ideal é manter a consistência da massa como a imagem ao lado. 











Distribua a massa em uma assadeira untada espalhando bem. O forno deve estar pré-aquecido a 180C. 






Asse o bolo por mais ou menos 25 minutos, ou até que esteja bem crescido e firme.





Depois de assado, coloque uns pedaços de manteiga vegana, óleo de coco ou creme vegetal em cima do bolo e devolva ao forno por mais 10 minutos para que fique dourado e bem crocante. Se preferir pode pincelar a superfície do bolo com azeite de oliva.







Retire do forno e espere uns minutinhos para desenformar. Sirva ainda quente com salada de folhas ou legumes. Se quiser pode preparar uma pastinha vegana ou algum molho para servir junto. O bolo é tão delicioso que não precisa de muitos complementos. Fica bom demais para servir como lanche acompanhado de chá ou suco. 








ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.  SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO, OBRIGADA!

18 comentários

  1. Olá! Parece ótima! Vou experimentar no feriado. Obrigada! Abs, Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por vir me visitar! Fico feliz que tenhas gostado da receita, e espero que tenhas ficado feliz com o resultado. Se puder volta para me contar como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Bella, tudo bem?

      Ficou realmente muito bom, especialmente para quem gosta de azeitonas. Aqui em casa todos gostaram muito e como eu falei na descrição da receita, o aroma do bolo recém tirado do forno era tão maravilhoso que foi difícil esperar fazer as fotos para depois comer, rsrsrs Se fizeres a receita me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Parece muito bom o bolo salgado. Vou fazer amanhã. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rasa, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada pelo comentário. Me conta como ficou se realmente fizeste o bolo. Espero que tenhas gostado assim como nós gostamos aqui em casa. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Vou adorar te ver aqui novamente!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Que maravilha ! Veio ao encontro dos meus desejos.Muito obrigada querida Lori Ellis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ribeca, tudo bem?

      Que legal, fico muito feliz que tenhas gostado da receita e agradeço por este comentário tão fofo que me deixou muito feliz! Se fizer me conta como ficou, vou adorar saber. Um grande abraço e obrigada pela visita e comentário, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá ! Sabe me informar se pode ser congelado ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pode congelar sim. Se preferir pode fatiar e embalar as fatias individualmente e acondicionar em embalagem própria para congelamento. Na hora de consumir pode aquecer no forno. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Este bolo é maravilhoso. Já fiz duas vezes em duas semanas e hoje vou fazer de novo pois já estão cobrando. Agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, tudo bem?

      Que alegria em saber que a receita foi aprovada e que estão pedindo mais! Muito obrigada por compartilhar isto comigo, fiquei muito feliz! Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Fiz e deu super certo. O motorista do Uber não parava de falar do cheiro ( eu estava levando para a casa de uma amiga) quando começaram a comer logo acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem?

      Adorei a tua historia e quase senti o cheirinho daqui também! Aqui em casa foi incrível quando eu fiz pela primeira vez. Imagine a agonia de ter que fazer fotos quando o cheirinho me convidava insistentemente para devorar uma fatia desta maravilha. Meu marido só ficou em volta esperando as fotos ficarem prontas, rsrsrsrs
      Amei saber que tiveste uma experiência muito legal com a receita. Obrigada por compartilhar comigo, e muito obrigada por estar aqui acompanhando o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá! Bom dia! Fiz a receita ontem mas nào ficou como o da foto. O sabor é delicioso mas acho que poderia levar menos água! O pão ficou 1 hora no forno e a massa parecia não estar cozida totalmente! Alguma sugestão? Grata. Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen, tudo bem?

      Puxa que pena que o teu bolo não ficou bom. Não sei o que te dizer porque eu sempre faço esta receita nestas quantidades e dá certo. Talvez algum dos ingredientes que utilizaste não deu muito certo. As vezes o fermento ou a farinha influenciam muito no resultado da receita. Se quiser fazer novamente, verifique bem os ingredientes que vai utilizar e se achar necessário utilize menos agua. A massa não deve ficar aguada ou muito mole. Como podes ver nas imagens, a massa tem uma consistência um pouco mais firme. Lamento que a receita não tenha ficado boa, mas não desiste que vale a pena fazer. Muitos leitores fizeram e super aprovaram. Espero que fique legal se fizeres novamente, e se puder, volta para me contar como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Amei a receita. Testei. Eu e marido aprovamos demais.
    Grata por sua disponibilidade em compartilhar conosco.
    Abração.
    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noiane, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei muito feliz em saber que vocês gostaram da receita. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes e me conta se experimentar outra receita do blog.

      Abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis