Espetinhos de Berinjela e Abobrinha

Deliciosa e muito simples de fazer, esta sugestão é perfeita para uma refeição leve saudável. Eu fiz para aproveitar pequenas sobras de legumes que tinha na geladeira, e não sobrou nada, o pessoal aqui de casa simplesmente adorou. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Aproveite os legumes que tiver em casa e prepare os espetinhos bem coloridos e tempere a seu gosto. Eu queria acrescentar cogumelos e pimentões, mas quando fiz esta receita não tinha em casa, e fiquei só na vontade. Eu usei uma berinjela fina e longa que não sei o nome, e por isto cortei em rodelinhas, achei super prática para fazer os espetinhos. Se você usar a berinjela de tamanho normal, mais gordinha, corte em cubos grandes para poder colocar nos espetos. Os temperos e ervas frescas ficam a critério do gosto de cada um, use a abuse do que você gosta.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES

  • 1 berinjela pequena 
  • 1 abobrinha tipo zucchini (verde)
  • 1 abobrinha amarela pequena
  • 6 cebolas pequenas 
  • 12 tomates pequenos tipo cereja ou outro 
  • folhas de sálvia (ou outra erva fresca)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo 
  • sumo de meio limão (opcional)
  • espetinhos de madeira 



PREPARO

➤ Lave bem os legumes, descasque as cebolas e prepare tudo o que você vai precisar para a receita. A quantidade de ingredientes vai variar de acordo com a quantidade de espetinhos que você quiser preparar. Com os ingredientes que eu usei, fiz 4 espetinhos bem cheios. Eu assei no forninho elétrico, mas se você tiver uma grelha com certeza vai ficar muito mais gostoso. Se for grelhar e usar palitos de madeira, deixe os mesmos de molho em água por pelo menos 20 minutos antes de colocar na grelha para evitar que queimem.


➤ Corte os legumes em cubos grandes ou em rodelas se forem mais finos. A cebola pode ser cortada em fatias redondas como eu fiz, ou como for mais conveniente de acordo com o tamanho das cebolas que você estiver utilizando. Os tomatinhos podem ser cortados na metade dependendo do tamanho. Se você utilizar tomates grandes, corte em cubos. Coloque os legumes já cortados em um prato grande, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, e se quiser pode adicionar outro tipo de tempero. Regue tudo com azeite, e se desejar pode espremer um pouco de limão. Coloque as folhas de manjericão sobre os legumes e deixe macerar por mais ou menos 20 minutos para pegar bem o sabor. Quanto mais tempo você deixar mais gostoso fica.


➤ Adicione os legumes temperados nos espetinhos alternando as cores e tipos. Eu adoro cebola assada, e acho que quanto mais cebola tiver nos espetinhos, mais delicioso fica. Forre uma assadeira grande com papel vegetal (ou papel manteiga) e disponha os espetinhos lado a lado. Despeje o que sobrou de tempero no prato e vire os espetinhos para que peguem bem o tempero. 


➤ Leve os espetinhos para assar em forno pré-aquecido a 200C. Deixe assar por 15 minutos e vire os espetinhos para assar do outro lado evitando que queimem de um lado. Deixe assar mais 15 minutos até que os legumes estejam dourados. O tempo de forno pode variar de acordo com o resultado que você desejar. Se quiser pode deixar mais alguns minutos para que fiquem bem assados e dourados. No meu forno e para o meu gosto foi suficiente 15 minutos de cada lado. 


➤ Sirva os espetinhos imediatamente acompanhados de arroz, salada ou como preferir. Fica também delicioso servir com pão fresco e folhas verdes. Use a sua imaginação e invente a sua maneira de servir estes deliciosos espetinhos. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis