Sopa Creme de Abóbora Assada

O sabor e cremosidade desta sopa é incrível. Assar a abóbora e o alho antes de preparar a sopa faz uma grande diferença, e eu adorei esta receita! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 3 porções
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES


  • 1 abóbora media (eu usei butternut squash) 
  • 1 cabeça de alho inteira (sem descascar)
  • sal e pimenta do reino a gosto 
  • 2 colheres de sopa de azeite para assar a abóbora
  • 2 xícaras de caldo de legumes caseiro
  • cebolinha verde picada
  • manjerona fresca ou tomilho



PREPARO

Lave bem a abóbora, corte ao meio e remova as sementes. Eu gosto muito de tostar as sementes de abóbora no forno. Fica uma delícia além de ser super saudável. Se você quiser pode servir as sementes tostadas com a sopa. Nós comemos antes de a sopa ficar pronta, nem deu para usar como guarnição. Veja abaixo como preparar. 















Remova as sementes da abóbora e coloque em um pequeno refratário. Não é necessário colocar nenhum tipo de óleo, apenas tempere com um pouco de sal e leve ao forno até dourar.
















Quando assadas elas ficam crocantes e muito deliciosas. Fica ótimo servir com a sopa, mas aqui em casa as vezes comemos tudo antes de a sopa ficar pronta. É um delicioso e saudável aperitivo. 




PREPARANDO A ABÓBORA

Forre uma assadeira com papel vegetal, e disponha as metades da abóbora temperando com sal e pimenta e coloque com azeite usando um pincel para o óleo cobrir toda a superfície da abóbora. Tire a parte externa da casca do alho mantendo os dentes inteiros e com a casca que recobre cada um. Abra um pouquinho a cabeça de alho e coloque um pouco de azeite. Vire as metades de abóbora com a abertura para baixo e coloque para assar por 40 minutos em forno pré-aquecido a 200C.


Quando assada a casca da abóbora fica murcha e dourada como a imagem abaixo. O alho assado é  muito delicioso, e mesmo usando uma cabeça inteira o sabor não fica muito forte na sopa.

















Remova a assadeira do forno e deixe esfriar um pouco antes de utilizar. Com uma colher retire a polpa assada colocando no liquidificador. Se estiver usando abóbora orgânica pode utilizar a casca, mas neste caso, deixe liquidificar mais tempo até conseguir um creme bem lisinho.






















Abra a cabeça do alho e remova a parte interna retirando a casca que se solta facilmente depois de assado. Coloque no liquidificador junto com a polpa da abóbora. Se quiser pode colocar temperos e ervas frescas para processar junto. Eu adicionei as ervas frescas depois de ter liquidificado a sopa.


Adicione aos poucos o caldo de legumes previamente aquecido e bata até obter um creme lisinho. Eu fiz uma sopa bem cremosa, e para isto coloquei mais ou menos 2 xícaras de caldo de legumes. Se você preferir uma sopa mais líquida, adicione um pouco mais de caldo. 










Leve o conteúdo do liquidificador para uma panela e deixe aquecer em fogo baixo até que comece a levantar fervura mexendo sempre. Enquanto a sopa estiver aquecendo, se for necessário acrescente mais caldo de legumes e ajuste a consistência conforme o seu gosto. Ajuste o sal. Sirva a sopa bem quentinha e adicione as ervas frescas que for utilizar na hora de servir decorando o prato a seu gosto. Eu usei cebolinha picada e folhinhas de manjerona que misturei na sopa na hora de servir e decorei com um galho de manjerona. Se for usar pimenta do reino, o ideal é moer na hora, no prato.



DICAS:

➤ Use leite de coco sem açúcar no lugar do caldo de legumes. 
➤ Eu usei butternut squash, um tipo de abóbora de pescoço. Use a abóbora que você preferir. 
➤ Faça a combinação de temperos que desejar usando ervas como tomilho, manjericão, salsinha, cebolinha, sálvia ou manjerona. 
➤ Se desejar pode colocar um pouco de gengibre ralado ou em pó. 
➤Sirva com pão fresco, torradinhas ou croutons. 
➤ Acrescente um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Muito boa, fiz para a família e todos nós gostamos muito. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Fico muito feliz que a família toda aprovou a receita e agradeço muito por me dares este retorno. Como é bom quando a gente faz uma comidinha que a família gosta, não é mesmo? Eu adoro ver as pessoas comendo com alegria as comidinhas que eu preparo. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis