Overnight Oats com Semente de Chia e Morangos

Adoro overnight oats, e faço com muita frequência aqui em casa. Fica tão gostoso que parece uma sobremesa, sendo perfeito para servir no café da manhã, como um lanchinho light e saudável a noite substituindo o jantar, ou para levar ao trabalho, o que eu sempre faço. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

"Overnight Oats", são flocos de aveia deixados de molho durante a noite na geladeira para comer no café da manhã. O resultado é uma espécie de pudim super cremoso e muito bom. A aveia é o ingrediente básico para esta receita, mas não é o único, pois pode-se acrescentar frutas secas, frescas, sementes, oleaginosas e muito mais. O ideal é que se adicione as frutas frescas na hora de consumir, mas se isto não for possível não tem problema. Algumas frutas como a banana, pera e maçã podem escurecer depois de cortadas, e é preferível acrescentar na hora de servir. Esta receita é uma apenas inspiração, e a partir do modo de preparo você pode fazer as suas receitas como preferir usando o que tiver em casa.


A receita básica é muito simples, e o melhor de tudo são as possibilidades de variação de ingredientes conforme o que temos disponível em casa. Eu preparo no vidro e deixo tampado na geladeira e na hora de servir coloco as frutas frescas combinando os sabores e aproveitando o que tenho em casa. Eu não coloco açúcar, sempre adoço com as frutas secas, que deixadas de molho durante a noite junto com a aveia, adoçam o suficiente. Veja a receita básica, inspire-se e descubra a sua favorita inventando deliciosas e saudáveis combinações de ingredientes. 

Grau de dificuldade: Muito Fácil 
Rendimento: 1 porção
Preparação: 10 minutos




INGREDIENTES


  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos grossos 
  • 1/4 xícara de leite vegetal de sua preferencia 
  • 1 colher de sopa de semente de chia 
  • frutas frescas como morango, banana... 
  • raspas de laranja (opcional) 
  • nozes ou outra oleaginosa (opcional)


PREPARO

➦ Use um vidro hermético com tampa. Passe água fervendo no vidro antes de utilizar e deixe esfriar. Coloque a aveia, a semente de chia e a raspa de laranja se for utilizar. Você pode usar passas de uva, tâmaras ou damascos picados, e se quiser pode fazer um creme com as tâmaras para adoçar. Para isto, deixe as tâmaras de molho durante a noite com água filtrada em recipiente de vidro e no outro dia processe até obter uma pasta cremosa que fica muito deliciosa para adoçar esta receita.

➦ Adicione o leite vegetal na quantidade suficiente para cobrir os ingredientes secos colocando um pouco mais porque os ingredientes vão inchar aumentando muito de volume depois de  hidratados. 

Se você não tiver leite vegetal em casa,  pode colocar coco ralado fininho e simplesmente acrescentar água, de preferencia filtrada, para preparar a receita de uma maneira mais pratica e rápida. O coco e a aveia junto com a água formam um leite depois deste tempo de molho. Eu já fiz assim e o resultado foi ótimo. 

➦ Use um vidro de tamanho proporcional à quantidade de aveia que você vai preparar. Deixe espaço suficiente para que os ingredientes se acomodem depois de hidratados, e deixe espaço para adicionar as frutas frescas.

➦ A semente de chia aumenta até 10 x o tamanho quando hidratada, e a aveia dobra de volume. Este vidro que eu usei é de tamanho médio, depois de hidratado quase encheu. Esta quantidade é mais que suficiente para uma refeição especialmente se for acrescentado frutas secas e algum tipo de oleaginosa.

Tampe o vidro e coloque na geladeira para consumir no dia seguinte. O tempo de refrigeração pode ser de 6 a 8 horas para que o resultado seja perfeito.

➦ No outro dia você vai ter um creme gostoso que pode ser comido direto no vidro. Acrescente frutas frescas picadas como banana, morangos, kiwi, mamão, melão, mirtilos, maçãs, manga e muito mais. Combine as frutas conforme o seu gosto, se você desejar usar mais de um tipo. Se quiser pode adoçar com um pouco de melado, açúcar de coco ou mascavo, embora o ideal é não utilizar nenhum tipo de açúcar. E se você gostar de canela, pode acrescentar um pouquinho na hora de servir.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Loris fiquei com qgua na boca. exatamente o que estava precisando,quero experimentar todas.Obrigada.

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    1. Oi Tania, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão simpático. Eu simplesmente adoro inventar receitas de overnight combinando ingredientes diferentes. É fácil de fazer, delicioso e muito saudável. Espero que gostes, me conta como ficou quando fizeres, vou adorar saber! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

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  2. Nossa.. Incrível a receita. Farei em breve. Obrigado

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    1. Oi Danilo, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Que bom que gostaste da receita. Se fizeres me conta como ficou, espero que gostes!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

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  3. Ola! quanto tempo pode ficar fora da geladeira? Eu gostaria de levar para a faculdade, quanto tempo eu poderia deixar na mochila até comer? no verão? obrigada!

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    1. Olá amiga, tudo bem?

      Eu não aconselho deixares fora da geladeira especialmente no verão, porque pode azedar e dar problemas. Eu sempre faço para levar ao trabalho, e coloco em uma pequena embalagem térmica com gelo. procura uma alternativa que possas carregar na mochila mantendo refrigerado para que possas consumir com segurança. Além de tudo, geladinho é bem mais gostoso. Espero que consigas encontrar uma maneira de levar este lanchinho delicioso e saudável para a faculdade. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

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  4. Delícia! Estou iniciando dieta vegana. Muito boa a receita. ��

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    1. Oi Lidia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! Fico feliz que estás iniciando a tua caminhada dentro do veganismo. Que bom que gostaste da receita, se fizer, me conta como ficou. Vale a pena experimentar, além de deliciosa é saudável e muito nutritiva. Volte para me contar as novidades da tua jornada. Parabéns pela tua escolha e muito obrigada por não comer mais animais. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

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  5. Bom dia, tudo bem? É possível utilizar água ao invés de leite vegetal e o coco ralado? Obrigada

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    1. Olá, tudo bem?

      Pode usar agua sim, o suficiente para hidratar a aveia, e então tu colocas as frutas secas e frescas a teu gosto. Todos os ingredientes nesta receita são opcionais e podem ser modificados com o que tu tiver em casa. O básico é usar a aveia demolhada e complementar com outros ingredientes para enriquecer o valor nutricional e sabor.
      Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

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  6. Estou tentando deixar de comer alguns produtos de origem animal que ainda como, e seu blog tem ótimas dicas. Obrigada!!!

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    1. Oi Lyne, tudo bem?

      Seja bem vinda! Fico feliz em saber que de alguma forma estou ajudando a te inspirar e motivar para esta mudança de hábitos que estás querendo iniciar. Parabéns por esta escolha, vou ficar torcendo por ti, e agradeço muito por compartilhar comigo esta tua experiência. Continue firme no teu propósito, se precisar de dicas ou ajuda, escreve novamente, vou ficar feliz em falar contigo. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Espero te ver aqui novamente!

      Lori Ellis

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Olá,
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Lori Ellis