INGREDIENTES
- 1 1/2 xícara de arroz arbóreo
- 1 cebola grande picada
- 2 colheres de sopa de alho poro picado
- 2 tomates grandes bem maduros sem sementes
- caldo de meio limão
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de chá de páprica em pó (opcional)
- 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
- folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)
Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo mexendo sempre. Aumente o fogo, deixe apurar e acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione então a metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca. ( Se não usar tomates orgânicos, remova a casca )
OBS: Recebi uma mensagem de um leitor perguntando se o caldo de legumes que eu uso e o de cubinhos. Não, não é! Infelizmente não consegui postar a mensagem com a pergunta, mas resolvi vir aqui escrever e responder. Como a pessoa não se identificou eu não tenho como mencionar o nome, mas espero que esta pessoa encontre a resposta a sua pergunta. Eu pessoalmente não uso nada artificial e preparo todos os alimentos em casa. Não uso enlatados e muito menos caldo artificial pelo alto teor de sódio, corantes e conservantes que eu evito na minha dieta, e posso garantir que sou muito radical neste ponto. Não recomendo o uso de nenhum tempero artificial, a não ser ervas secas como orégano, salsinha desidratada e outros desta natureza. Quanto mais natural o seu alimento mais saudável e melhores benefícios vai lhe trazer em termos de nutrição. Se vocês observarem as minhas receitas verão que eu preparo tudo em casa, não uso molhos prontos. Este é o diferencial que eu procuro apresentar aqui neste blog. Alternativas saudáveis e econômicas de alimentação sustentável.
No caso de risotos pode ser utilizada água fervente caso não tenha o caldo de legumes caseiro pronto ou não tenha tempo de preparar. Os temperos utilizados para o risoto são suficientes para dar sabor.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPara o amigo ou amiga que me escreveu perguntando sobre o caldo de legumes que eu utilizo nesta receita, eu escrevi uma resposta na propria receita.
ResponderExcluirInfelizmente nao consegui postar o comentario aqui e peco desculpas por isto.
Sem querer eu deletei o comentario e nao tive como desfazer...
Mas de qualquer maneira a resposta esta na receita e espero que a pessoa que perguntou encontre esta resposta e que a mesma possa ajudar a esclarecer esta duvida.
abracos e obrigada por levantar esta questao e me dar a oportunidade de esclarecer esta questao.
muito bom o blog, adorei!
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentário amigo (a)!
Excluirabraços e volte sempre!
Olá... meu nome é Heloisa e queria saber se é a páprica picante a usada... obrigada!!!
ResponderExcluirBoa noite Heloisa,
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. O tipo de páprica para esta receita é opcional e pode ser utilizado a teu gosto. Eu usei a páprica defumada que fica entre a picante e a doce. Se usares a páprica doce vai ficar mais suave, e se usar a picante podes dosar a quantidade para não ficar muito forte caso não gostes de comida picante. Mas pode usar a que tiveres em casa, o que mais gostar. Os temperos sempre são opcionais, especialmente para uma receita como esta. Se fizeres o risoto volta para me contar como ficou. Este é um dos meus risotos preferidos, gosto muito de tomates. Espero que gostes também. Muito obrigada pela visita, volte sempre!
abraços
Lori Ellis