Rendimento: 3 porções
Preparação: 1 hora
INGREDIENTES
- 1 1/2 xícara de arroz arbóreo
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de alho poro picado
- 1/2 xícara de tomates secos
- 1 xícara de palmito (eu uso de vidro, não gosto de enlatados)
- 1 colher de chá de páprica em pó (opcional)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- caldo de meio limão
- sal e pimenta a gosto
Acrescente um pouco do caldo de legumes caseiro ou água quente e continue mexendo. Abaixe o fogo e continue mexendo e sempre acrescentando mais caldo de legumes ou água quente quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente então a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos quando necessário. Acrescente agora o restante dos tomates secos e algumas folhinhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais água quente quando for necessário. Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 minutos ou até que o arroz esteja "al dente". Desligue o fogo , acrescente o palmito em rodelas, pimenta preta moída na hora e o caldo de limão. Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Decore o prato com folhas frescas de rúcula ou manjericão colocadas na hora. Caso quiser pode colocar folhas de rúcula sobre o risoto na hora de servir. Fica maravilhoso, bom apetite!
O caldo de legumes nesta receita é opcional, sendo apenas uma sugestão que pode ser modificada a seu critério e conforme os ingredientes que tiver disponíveis em casa. No caso de risotos pode ser utilizada agua fervente se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro. Os temperos utilizados para o risoto são suficientes para dar muito sabor.
Não uso caldo artificial em cubinhos, mesmo sendo vegano devido ao alto teor de sódio, corantes e conservantes que eu evito na minha dieta, e posso garantir que sou muito radical neste ponto. Eu pessoalmente evito o uso de alimentos industrializados e preparo todos os alimentos em casa na medida do possível. Pode parecer que é muito complicado e difícil, mas eu garanto que não é. Vale muito mais a pena, é muito mais econômico e saudável e existem maneiras simples de fazer tudo sem muito stress.
No caso desta receita eu usei palmitos, mas prefiro comprar em vidro e de preferencia orgânico e uso muito ocasionalmente. Detesto enlatados, isto eu realmente não consumo. Quanto mais natural o seu alimento mais saudável e melhores benefícios vai lhe trazer em termos de nutrição. Se vocês observarem as minhas receitas verão que eu preparo tudo em casa, não uso molhos prontos e nem temperos e não uso enlatados. Este é o diferencial que eu procuro apresentar aqui neste blog, alternativas saudáveis e econômicas de alimentação.
Nenhum comentário
Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!
Lori Ellis