Torta de Batatas com Molho de Aveia

Uma ótima sugestão para quem adora batatas e está pensando em fazer algo diferente. Esta receita é uma das preferidas aqui em casa, especialmente quando temos convidados. Sempre fiz com molho de castanhas de caju, mas desta vez resolvi experimentar o molho branco de aveia e ficou maravilhosa. Fiquei feliz em obter um ótimo resultado com o molho de aveia. Fácil de fazer, nutritivo delicioso e muito mais econômico do que o molho de castanhas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


INGREDIENTES

  • 1 kg de batatas orgânicas inteiras cozidas al dente
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • molho branco de aveia (receita abaixo)
  • molho de tomates caseiro (receita abaixo)
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão vegano
  • 1 colher de sopa de gersal (opcional) você pode usar orégano
  • sal e pimenta do reino moída na hora
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal para fritar as cebolas


PREPARO

Cozinhe as batatas inteiras sem casca em agua e sal por mais ou menos 20 minutos.  Retire e deixe esfriar. Enquanto isto prepare os outros ingredientes.



PARA O MOLHO DE AVEIA
  • xícara de aveia em flocos finos
  • xícaras de água filtrada
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada
  • sal a seu gosto



PREPARO

Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem ate conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Se for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, consistente e lisinho, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Reserve enquanto prepara o restante da receita. Se você não tiver aveia em flocos finos pode usar qualquer uma, flocos grandes ou em pó. Não faz muita diferença porque tudo vai ser batido no liquidificador. 



PARA O MOLHO DE TOMATES 
  • 3 tomates bem maduros
  • 3 dentes de alho picados
  • cebolinha verde picada a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Se usar tomates orgânicos pode manter a pele, caso contrario remova. mantenha as sementes se preferir. Em uma panela ou frigideira funda, aqueça o óleo e doure o alho. Acrescente os tomates cortados em cubinhos e deixe apurar sem colocar água. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, abaixe o fogo, acrescente a cebolinha picada e deixe por mais 1 minuto. Desligue o fogo e reserve. 






PARA AS CEBOLAS FRITAS

  • 1 cebola grande
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal de sua preferencia 
  • sal e pimenta moída na hora


PREPARO 
Corte a cebola em rodelas e frite em óleo quente temperando com sal e pimenta do reino moída na hora. Quando começar a ficar transparente, abaixe o fogo e continue mexendo para evitar que queime. O ponto ideal é quando a cebola começa a ficar dourada. Desligue o fogo e reserve.





MONTAGEM DO PRATO

Corte as batatas depois de frias em rodelas de tamanho médio. Em um refratário retangular coloque uma camada bem generosa do molho branco de aveia, disponha as rodelas de batatas, salpique um pouco do queijo parmesão vegano e cubra com as rodelas de cebola douradas. Cubra novamente com o molho branco e vá intercalando as camadas conforme a primeira ate terminar os ingredientes. Cubra tudo com o molho de tomates e salpique o gersal e o queijo parmesão vegano. Se quiser, pode colocar orégano sobre a ultima camada. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura media para assar sem cobrir por uns 30 minutos ou ate que fique bem dourada. (eu não uso alumínio, mas se você usa e quiser cobrir, pode fazê-lo). Sirva com uma deliciosa salada bem colorida. Bom apetite!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

18 comentários

  1. Fiz essa receita ontem e ficou deliciosa! Obrigada por compartilhá-la :) Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Patricia!

      Fico muito feliz que tenhas gostado da receita. Não pode ser mais simples, e sempre que eu faço aqui em casa e uma festa!

      grande abraco e volte sempre!

      Excluir
  2. Gente que torta é esta? Que coisa deliciosa, já encontrei meu cardápio para o jantar de amanhã.
    Muito obrigada. Um beijo
    Lola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lola Maria,

      Puxa que legal amiga! Me conta como ficou a torta!
      Eu sou suspeita, adoro esta receita. E uma das minhas favoritas para fazer quando recebo visitas. Não tem quem não goste!

      Um grande abraço e muito obrigada pelo comentário e visita!
      Volte sempre!

      Excluir
  3. Oi Lori! Adoro o seu blog!

    Fiz essa receita e ficou muito saborosa! Mas a massa ficou um pouco pálida... será que deixei pouco tempo no forno? Não tenho muito jeito com a cozinha, estou aprendendo há pouco tempo, rs.

    Obrigada sempre pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mayra,

      Muito obrigada pelo teu recadinho. Imagino que a tua torta tenha ficado um pouco palida por causa do tempo de forno mesmo. Talvez um pouco mais de tempo seria legal e o resultado poderia ser melhor para o teu gosto.

      O unico cuidado que deves ter e nao deixar muito tempo alem do indicado, nao usar o fogo muito alto no forno e cuidar para ver quando esta pronto.
      Quando comecar a pegar nas laterais do prato, esta pronto.

      Se fizeres de novo tenta deixar um pouco mais e depois me conta como ficou.

      Obrigada pelo carinho das tuas palavras em relacao ao blog.

      bjsss

      Excluir
  4. Muito boa essa torta!! Fiz hoje para o almoço em família e foi um sucesso. Parabéns Veganana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu carinho em escrever falando da receita Marcia!
      Fiquei super feliz que fizeste e foi um sucesso na tua casa.

      Um grande abraco para ti, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Muito boa!! A família adorou! Parabéns pelas receitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia querida,

      Muito obrigada por escrever comentando da receita!
      Fiquei super feliz que voces gostaram!

      beijos

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Lori, como sempre, suas receitas SÃO PERFEITAS. Fiz, tornei a fazer e estão pedindo repeteco rsrsrss. Obrigada amiga por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa querida,

      Que alegria te ver aqui amiga. Obrigada pelo teu carinho de sempre, obrigada por acompanhar o blog. Fico super feliz em saber que fizeste e foi aprovada pela tua familia.

      Um grande beijo, volte sempre para me visitor!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Nossa, tentei fazer molho branco de aveia uma vez e confesso que não gostei, ficou com gosto de mingau!
    Mas depois desses comentários, vou tentar de novo, fazendo desse jeito... Pois realmente é uma opção muitoooo mais barata do que usar castanhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane,

      Seja vem vinda, obrigada por escrever. Eu também fiquei na dúvida antes de fazer, achei que ia ficar meio sem graça, mas me surpreendi com o sabor. Ficou muito bom mesmo. E o melhor de tudo é uma alternativa bem mais econômica do que as castanhas. Se fizeres volta para me contar como ficou, espero que gostes.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Meu almoço de Sábado será maravilhoso com esta receitinha, obrigada ´por compartilhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neida,

      Seja bem vinda, e muito obrigada por este recadinho tão carinhoso. Fico feliz em colaborar para que o teu almoço seja maravilhoso. Me conta como ficou se fizeste a torta. Espero que tenha gostado. Muito obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Adoro seu blog! Continue nos presenteando com ótimas receitas como essa! Eu adaptei ela hoje em casa e também ficou maravilhoooosa! Ao invés de batatas, usei uma couve-flor. Distribuí tudo em uma assadeira e coloquei todos os ingredientes em cima, não precisou fazer camadas. Ah e fritei uns pimentões junto à cebola também. Adorei! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! obrigada pelo carinho de escrever e comentar sobre a tua experiência com a receita. Fico muito feliz em saber que a receita ficou legal. Muito boa a ideia de trocar batatas por couve flor. Com certeza, uma opção mais saudável e leve. Adorei a tua versão, e fico feliz em ter te inspirado a fazer esta receita. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog. Volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis