INGREDIENTES
- 3 xícaras de farinha de trigo comum
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1/4 xícara de alfarroba alfarroba em pó
- 1 xícara de coco em flocos grandes
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 3/4 xicara de óleo vegetal
- 2 xicaras de agua fervente
- 1 pitada de sal
Unte uma assadeira de tamanho médio, (eu usei uma quadrada). Alterne as massas escura e clara colocando pequenas porções (colheradas) ate preencher a base da assadeira fazendo uma primeira camada. Depois disto faça uma segunda camada alternando as cores. Coloque uma colherada de massa branca sobre a massa escura e assim por diante ate terminar de usar as duas massas. Depois você pode usar um garfo para fazer uma espécie de desenho na superfície do bolo como mostra a foto abaixo. Isto é para dar um efeito de mosaico depois de assado.
Procure fazer este processo de mistura das duas massas o mais rápido possível e não manipular muito a massa. Como o fermento já foi colocado antes de separar as massas, o ideal é evitar que demore muito para levar ao forno para assar.
Se você quiser pode fazer uma cobertura de alfarroba e colocar em cima do bolo. Eu não fiz desta vez, mas fica uma delicia. Veja a sugestão de cobertura abaixo.
INGREDIENTES PARA A COBERTURA (opcional)
- 1/2 xicara de açúcar demerara
- 4 colheres de sopa de creme vegetal ou óleo de coco
- 2 colheres de sopa de leite vegetal
- 2 colheres de sopa de alfarroba (ou cacau) em pó
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
PREPARO
Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena, leve ao fogo e misture bem deixando aquecer por uns 5 min, mexendo sempre. Aplique a cobertura quente no bolo frio.
"A alfarroba, carob em inglês, é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, semelhante à vagem do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa dessa vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto no seu conteúdo nutricional, quanto em relação à ausência de estimulantes, como a cafeína e teobromina, além de possuir baixo índice glicêmico, de acordo com recente pesquisa elaborada pela Universidade Federal do Paraná." Texto extraído do site Carob House
Adorei a receita.
ResponderExcluirOla Paula,
ExcluirMuito obrigada pela visita e comentário tão simpático.
Adorei vê-la aqui, volte sempre para me visitar.
abraços
Fiz a receita e ficou espetacular! Troquei a farinha comum pela integral e coloquei açúcar de coco na cobertura. Meu senhor, que delícia!!!
ResponderExcluirOi Juliana,
ExcluirPuxa que legal ler teu recadinho e saber que gostaste da receita. Perfeitas as tuas modificações. Eu já fiz esta receita meio a meio integral e ficou maravilhosa também. Genial a ideia de colocar açúcar de coco como cobertura. Deve ter ficado lindo e muito gostoso.
Obrigada pelo retorno da receita, pela visita e pelo teu carinho.
abraços e volte sempre!
Gosto muito das suas receitas;gosto mais ainda no seu jeito simples e amoroso de ensinar o passo a passo,faz tudo parecer muito mais fácil, a cozinha, as relações entre as pessoas, a vida enfim."Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver!"
ResponderExcluirAmigo (amiga) que me escreveu este recadinho.
ExcluirTu não consegue imaginar a minha alegria quando li estas palavras tão amorosas falando do meu trabalho neste blog.
São palavras como as tuas que me dão forças e energia para seguir meu caminho, melhorar a qualidade daquilo que eu faço e oferecer o melhor sempre para vocês meus amados leitores.
Eu procuro escrever na linguagem que eu entendo, de maneira com que as pessoas se sintam confortáveis e seguras de fazer as receitas que eu testei e estão aprovadas. Aprendo diariamente com este trabalho que se transformou em uma grande paixão para mim.
Amei tudo o que tu escreveste, ganhei o dia,a semana, o mês e muito mais! E muito gratificante tudo isto!
Seja lá quem fores, saiba que com estas palavras tu me fez sorrir de felicidade hoje.
grande abraço, volte sempre para me visitar!
Boa noite, posso utilizar óleo de palma? Grata Abraço
ResponderExcluirBoa noite Evelyn,
ExcluirPode usar qualquer óleo amiga. Eu uso muito o óleo de coco para cozinhar e adoro! óleo de palma e muito com, use na mesma quantidade indicada na receita.
Se fizeres esta receita volta para me contar como ficou.
abraços, obrigada pela visita e volte sempre!