Torta de Grão de Bico com Legumes

Grão de bico é tudo de bom, rende muito e pode-se fazer receitas maravilhosas com ele. Eu sempre cozinho bastante e congelo em pequenas porções que vou utilizando aos poucos. Fiz esta receita em poucos minutos e eu aproveitei sobras de legumes da geladeira para o recheio. A massa da torta foi feita basicamente com grão de bico cozido. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Fica super fácil modelar, e se você tiver uma forma de fundo removível, melhor ainda. Pode dobrar a receita e fazer uma torta maior, se desejar. O recheio fica a seu critério, e você pode usar a imaginação e aproveitar o que tem em casa para fazer uma linda e deliciosa torta.


A massa depois de assada dá uma esfareladinha, mas se você esperar esfriar e cortar com cuidado, pode servir fatias bem bonitinhas. Veja como é simples de fazer.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 fatias
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido 
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou creme de castanhas (veja receita abaixo) *
  • Sal a gosto


PREPARO





Se você preferir pode usar o processador para o grão de bico. Eu resolvi amassar com o garfo e ficou bem legal. Os grãos estavam bem cozidos e foi bem fácil. Se você processar a massa fica mais compacta, mas como eu fiz pequena quantidade nem usei o processador.



Esmaguei com o garfo em um prato raso mesmo. e adicione o óleo de coco ou óleo vegetal , acrescente sal se cozinhou o grão de bico sem sal, e misture bem. Eu fiz esta tortinha da maneira mais simples e rápida possível. Processe a mão mesmo até que fique uma massa firme e compacta. Reserve e prepare o recheio.


PARA O RECHEIO

Você vai precisar de um creme bem consistente para fazer o recheio. Eu fiz um creme de aveia com castanhas de caju. Se você preferir pode fazer o creme apenas com a aveia. Basta temperar bem que fica maravilhoso. Como a aveia tem um sabor neutro, o tempero faz uma grande diferença. Você pode também usar alho poró, ervas frescas e temperos secos que mais gosta para incrementar a sua torta. Comece preparando o creme.



INGREDIENTES PARA O CREME 

  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1/4 xícara de castanhas de caju (opcional)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 xícara de água a temperatura ambiente
  • sal a gosto 


PREPARO

Lave bem as castanhas e coloque no copo do liquidificador. Coloque a aveia e despeje a água. Deixe de molho por 15 minutos. Coloque esta mistura no liquidificador e bata bem por mais ou menos 5 minutos, até ficar bem lisinho. Talvez seja necessário acrescentar um pouquinho mais de água dependendo da potencia do seu liquidificador. O creme deve ficar bem consistente. Reserve enquanto prepara o restante da receita. 



INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 3 cenouras grandes 
  • 1 cebola grande picada
  • salsa e cebolinha verde a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de óleo vegetal
  • ervas e temperos de sua preferencia 


PREPARE A CENOURA

Coloque um pouco de água para ferver em uma panela. Lave bem e corte as cenouras em pequenos cubos. Quando a água começar a ferver coloque as cenouras na panela. Tampe, desligue o fogo e conte 2 minutos. Depois deste tempo escorra a água quente na pia e imediatamente coloque água bem fria da torneira para interromper o cozimento e esfriar bem. Reserve e prepare o refogado.





Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola picada até dourar. Tempere com sal e pimenta e acrescente ervas secas ou frescas caso desejar.





Adicione uma colher de sopa do creme de aveia e castanhas junto com o grão de bico amassado ou processado. Se quiser pode usar óleo de coco ou creme vegetal.





Misture bem até obter uma massa bem homogênea e fácil de modelar.




Unte uma assadeira, prato de torta ou forma de fundo removível e distribua a massa modelando com o auxílio de uma colher. Use uma espátula pequena ou uma colher para modelar as beiradas da torta. Reserve.





Prepare o recheio. Em um pirex coloque o creme de aveia e castanhas e misture os cubinhos de cenoura com a salsa e cebolinha verde picada, e acrescente outras ervas ou temperos a seu gosto.





Adicione a cebola frita e misture bem. Verifique o tempero e ajuste se for necessário.





Distribua o recheio na torta deixando um pedacinho de beirada aberta. Ajeite as beiradas com um garfo.







Leve para assar em forno pré- aquecido a 180C por 35 a 40 minutos ou até que esteja dourada.





Retire a torta do forno e deixe esfriar antes de cortar. A massa fica quebradiça enquanto est