Esta delícia de receita não pode ser mais simples de fazer. Eu fiz para o nosso almoço no final da semana passada e servi com arroz e salada. A receita é muito versátil, você pode usar temperos que tem em casa, ervas frescas a seu gosto, e pode fazer com qualquer tipo de batata doce.
Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Use a batata doce que você encontrar para preparar esta receita. Batata doce é rica em fibras e vitaminas, sendo uma excelente escolha para enriquecer o seu cardápio. Você pode inventar muitas e deliciosas combinações de aromas diferentes utilizando ervas secas ou frescas para temperar as batatas. Eu usei a batata doce alaranjada que é a única que eu encontro nos Eua onde moro. Aqui não tem batata doce branca como no Brasil. Eu amo a batata doce branca do Brasil, especialmente assada, e com certeza faria esta mesma receita se conseguisse encontrar aqui.
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1 hora
INGREDIENTES
- 1 batata doce grande assada
- 1 cebola media picada
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 1/2 xícara de farinha panko ou farinha de rosca (de pão)
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- sal e pimenta do reino a gosto
- folhas de alecrim fresco
PREPARO
Eu assei várias batatas para outras receitas e aproveitei para fazer esta batata recheada. Se você quiser fazer com a batata assada, o que eu aconselho porque fica muito mais gostosa, asse uma boa quantidade de batatas para aproveitar o forno. Eu não tenho microondas, mas acho que pode também ser assada no micro para quem tem e gosta de usar. Veja como eu fiz.
Lave bem as batatas com uma escovinha e seque com papel toalha. Leve ao forno para assar por mais ou menos 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar para poder cortar. Não deixe as batatas ficarem muito assadas para esta receita, pois as mesmas vão para o forno novamente.
Eu fiz apenas uma batata que cortei ao meio. Cada metade foi uma porção porque eu servi como acompanhamento. Calcule quantas você precisa fazer. O ideal seria uma batata, duas metades por pessoa. Mas isto depende do que você vai servir junto. Depois que a batata esfriar, corte pela metade e reserve.
Em uma frigideira aqueça o óleo e frite a cebola até dourar temperando com sal e se quiser pode colocar uma pitadinha de pimenta do reino moída na hora.
Enquanto a cebola frita, remova com cuidado a parte interna das metades da batata doce. Não tire muito porque a casca da batata fica bem fina quando assada. Faça uma cavidade que seja o suficiente para encher novamente com o recheio. Reserve,
Verifique a cebola que já deve estar frita e bem douradinha como a imagem ao lado.
Acrescente a cebolinha verde picada e deixe fritar junto por mais 1 minuto mexendo sempre.
Acrescente a farinha panko ou farinha de rosca (pão ralado). Reserve um pouco para finalizar. Misture a farinha ao refogado e deixe por uns dois minutos até que os ingredientes e sabores incorporem.
Este é o ponto do refogado. A farinha panko fritou junto com os temperos e o recheio está quase pronto.
Coloque então a polpa que retirou das metades da batata doce e misture com delicadeza para que incorpore ao recheio.
Está pronto o recheio. Verifique os temperos. Acerte o sal se for necessário. Se quiser acrescente pimenta do reino ou outro tempero que você preferir. Desligue o fogo.
Coloque as duas metades de batata em um prato refratário. Encha as cavidades com o recheio e cubra com o restante da farinha panko que sobrou. Salpique um pouco de orégano se desejar. Se você tiver nutritional yeast também pode colocar um pouco junto com a farinha panko.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 15 a 20 minutos ou até que a crosta das batatas fique bem douradinha.
Decore a seu gosto e sirva quente acompanhado de arroz e salada. Se quiser servir apenas com salada, prepare mais quantidade por pessoa.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Mas que delicia Lori! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirAmiga querida,
ExcluirQue alegria receber a tua visita aqui! Obrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão fofo! Um grande beijo, venha sempre me visitar!
Lori Ellis
Adorei!! Amo batata doce alem de deliciosa é rica em carboidratos complexos o que me ajuda a manter a forma. Muito obg pela dica amo a pagina.
ResponderExcluirOi Marcelo, tudo bem?
ExcluirQue bom que gostaste da receita, fiquei feliz com a tua visita e comentário. Eu também adoro batata doce, e seguido preparo aqui em casa. Muito obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!
abraços
Legal. Gostei da sugestão. Vou tentar fazer.
ResponderExcluirOlá amigo (a), tudo bem?
ExcluirMuito obrigada pela visita e comentário. Que bom que gostaste da receita. Se fizer, me conta como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço, e obrigada por acompanhar o blog!
Lori Ellis
Nossa que batata é essa???? Muito linda sua receita, e a cor da batata doce daí, se o sabor for de acordo com a cor, meu Deus!!!! KKKKK...Parabéns lindo prato....
ResponderExcluirOi Suely, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda amiga, e muito obrigada por acompanhar o blog. Esta batata é linda e muito deliciosa. Eu não conhecia, nunca tinha visto no Brasil. Quando comprei batata doce aqui pela primeira vez, fiquei surpresa quando abri e vi a cor alaranjada. Nunca encontrei batata doce branca aqui, quando vou ao Brasil mato a saudade de comer a nossa deliciosa batata doce branca.
Esta daqui tem um sabor mais doce, mais suave, e eu adoro. Já fiz muitas receitas com ela, além de saborosa é super nutritiva.
Esta mesma receita pode ser feita com qualquer tipo de batata doce, vale a pena experimentar, é uma maneira diferente de preparar as batatas. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes.
Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
Lori Ellis
Maravilha! Ficou uma dúvida: vc come com casca e tudo, ou apenas o recheio? Abraço!
ResponderExcluirOI Larissa, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda! Obrigada pelo comentário, fico feliz que gostaste da receita. Eu como até a casca se a batata for orgânica. Isto é uma questão de gosto mesmo, e eu acho que tu deveria experimentar. Tem pessoas que realmente não gostam, mas eu acho super saudável comer tudo, até porque a casca tem muitas fibras. A mesma receita pode ser feita com qualquer tipo de batata doce, ou com batata inglesa. Experimenta e me conta como foi. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
Lori Ellis