Bolo de Banana-da-Terra com Alfarroba (Sem açúcar e sem farinha)

Não conseguia imaginar como seria possível fazer um bolo com bananas sem açúcar e sem farinha, e fiquei muito surpresa com o resultado. Eu nunca tinha experimentado a banana-da-terra e muito menos preparado receitas com ela e fiquei muito interessada desde que postei aqui a receita deste bolo do blog Barbarelismus e gostei tanto que fui atrás de banana-da-terra para fazer o bolo que eu tanto queria provar.. O resultado foi muito melhor do que eu esperava. Ficou lindo e delicioso. Obrigada a minha querida amiga Bárbara que me ensinou a usar a maravilhosa banana. Virei fã! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Esta foi mais uma receita que eu fiz na companhia da sogra quando ela estava aqui em casa. Não precisa dizer que nem ela acreditou que eu conseguisse fazer um bolo vegano sem açúcar e sem farinha. Foi divertido fazer este bolo na divertida companhia dela que até me ajudou a fazer o purê de abóbora e cortou as bananas. Ela ficou muito feliz em poder ajudar, e depois que terminamos o bolo e eu fiz as fotos, tomamos um chá juntas e claro que saboreamos uma fatia desta delícia.


A banana-da-terra tem mais vitaminas do que as outras bananas, embora tenha um valor nutricional semelhante. Ricas em potássio, fibras e vitaminas B e C, as bananas em geral são uma fonte grande fonte de energia. São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter comprimento de 30 cm. Devem ser consumidas cozidas, fritas, assadas ou grelhadas. Clique aqui para saber mais informações sobre a banana da terra.


Eu segui a receita da Bárbara, mas fiz algumas modificações em função dos ingredientes que tinha em casa. Ela fez a cobertura com abacate e como eu não tinha abacates em casa acabei fazendo uma cobertura com chocolate vegano amargo. Fiz uma cobertura dupla com o chocolate derretido e decorei com raspas. Queria muito ter servido com morangos porque adoro a combinação de chocolate e morango. Como não tinha morangos em casa, fiquei na vontade. A Bárbara recomenda usar bananas-da-terra verdes. As minhas estavam maduras e eu fiz da mesma maneira, e ficou muito bom. Também não usei o cremor de tártaro que ela indica na receita porque não tinha em casa, nunca usei.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 16 fatias
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES PARA O BOLO 

  • 2 bananas-da-terra verdes (eu usei maduras)
  • 1 banana normal
  • 1/2 xícara de purê de abóbora puro
  • 1/3 xícara de óleo de coco
  • 1/3 xícara de maple syrup (ou melado)
  • 1/4 xícara de alfarroba em pó
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 colher de chá de noz-moscada



PREPARO 

Você vai precisar de purê de aboboras. Se não tiver pronto, cozinhe a abobora apenas em água e deixe esfriar para transformar em purê. Eu já tinha pronto na geladeira pois fiz sopa de abobora no dia anterior e reservei uma porção de abobora cozida para esta receita. 





Junte todos os ingredientes que vai precisar antes de começar a receita. Deixe tudo separado e medido para facilitar o seu trabalho.







Coloque todos os ingredientes listados no liquidificador.







Eu coloquei os ingredientes líquidos primeiro e depois acrescentei os outros.










Bata até conseguir uma massa lisinha e uniforme.







Esta é a consistência da massa depois de liquidificada.





Coloque a massa em uma forma pequena untada de mais ou menos 20cm de diâmetro. Se quiser pode forrar a forma com papel manteiga.





Asse em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos. Eu usei o forninho elétrico. Enquanto o bolo assa prepare a cobertura.





PARA A COBERTURA PRIMEIRA OPÇÃO ( Receita da Bárbara) 

Eu improvisei uma cobertura com o que tinha em casa e não segui a receita da Bárbara. Se você tiver abacates e quiser fazer a receita que ela fez, siga as instruções abaixo.


INGREDIENTES
  • 1 abacate
  • 1 banana
  • 2 colheres de sopa de alfarroba em pó
  • 2 colheres de sopa de maple syrup


PREPARO 

Adicione todos os ingredientes da cobertura em um liquidificador ou processador e processe até que vire uma pasta lisa (meu abacate estava meio verde, não consegui fazer uma cobertura muito homogênea). Cubra o bolo depois de frio.


PARA A COBERTURA SEGUNDA OPÇÃO (Receita Veganana)

Eu usei chocolate amargo vegano para cobrir o bolo. Fiz duas vezes a mesma receita. A primeira eu derreti o chocolate e deixei esfriar para colocar no bolo depois de assado. Repeti a mesma receita e despejei sobre a primeira cobertura que já estava sólida e deixei esfriar para colocar as raspas de chocolate. tudo no improviso, mas no final deu certo e ficou muito bom. Se você optar por esta cobertura que eu fiz siga as instruções abaixo. 


INGREDIENTES 

  • 100g de chocolate vegano amargo
  • 1/4 xícara de maple syrup (ou melado)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Eu fiz a receita duas vezes, mas se você quiser simplificar faça apenas uma receita e cubra o seu bolo depois de frio. Se fizer isto prepare a cobertura na hora de aplicar. Eu usei chocolate amargo 90% cacau sem açúcar. 



Corte o chocolate em pequenos pedaços e coloque em um pratinho refratário. O chocolate pode ser derretido no microondas. Eu não saberia informar como fazer porque não tenho microondas. Coloque o pratinho dentro de uma panela pequena com um pouco de água e leve ao fogo baixo para que o chocolate derreta.



Depois que o chocolate derreteu adicione o maple syrup (ou melado) e a baunilha. Eu fiz esta cobertura enquanto o bolo estava assando e deixei esfriar um pouco antes de aplicar. Ficou mais consistente a medida que esfriava, uma espécie de creme bem espesso. 


Retire o bolo do forno e espere esfriar para remover da forma. A massa é delicada mas se mantém firme. e o bolo saiu inteirinho da forma quando eu virei. Vire no prato que você vai servir. Use um prato grande que deixe espaço para a cobertura. 





Espalhe a cobertura espessa do chocolate sobre o bolo depois de frio. A quantidade que eu fiz foi suficiente para cobrir todo o bolo. 







Use uma espátula para espalhar a cobertura. Parece muito firme mas espalha direitinho.






Pronto, o bolo está coberto. Deixe esfriar para colocar a segunda cobertura de chocolate derretido bem mole.







PARA A SEGUNDA CAMADA DE COBERTURA  (Opcional)


INGREDIENTES 

  • 100g de chocolate vegano amargo
  • 1/4 xícara de maple syrup (ou melado)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha


PREPARO 



Repita exatamente a mesma receita da primeira cobertura. Derreta o chocolate em pedaços coloque no refratário pequeno e derreta em banho-maria em uma panelinha com um pouco de água em fogo baixo. Depois que derreter e o chocolate ficar mole adicione o maple syrup ou melado e a baunilha. 







Despeje o chocolate derretido sobre o bolo e espalhe bem cobrindo as laterais. Deixe esfriar.







Espere esfriar depois que colocar o chocolate derretido e raspe chocolate em cima para decorar. 







Está pronto o bolo sem farinha, sem glúten e sem açúcar. Prepare um chá e saboreie esta delícia. 
Se quiser sirva com sorvete vegano e frutas frescas. 






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Maravilhoso :D Adorei vc ter fetio, amiga querida! O seu ainda ficou mooooointo melhor que a versão que eu fiz ;) Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida,

      Que alegria receber a tua visita e ler este recadinho tão fofo! Eu tenho muito que te agradecer por me inspirar a fazer esta receita, divido o mérito contigo amiga. Aprendi a usar banana da terra contigo, e agora estou a mil pensando em fazer receitinhas diferentes com esta maravilhosa banana. O meu não ficou totalmente autoimune porque usei chocolate com cacau na cobertura, mas ficou bom, bom demais amiga! Valeu por testar esta receita e compartilhar para que eu conseguisse fazer a minha versão. Amei, como amo todas as tuas receitas que são ótimas. Teu trabalho de testar receitas é simplesmente maravilhoso, e de grande utilidade para o universo vegano. Tu traz novidades e receitas incrivelmente diferentes que eu nunca pensei em fazer. Obrigada pela parceria e amizade que são muito valiosos para mim!

      Amei que apareceste aqui amiga, venha mais vezes!
      beijossss

      Excluir
  2. Nao tenho essa farinha de alfarroba...Pode substituir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Florzna,

      A alfarroba é uma espécie de chocolate em pó e pode ser substituído pelo cacau sem problemas. Pode usar a mesma quantidade indicada na receita. Ambos, alfarroba e cacau são chocolate e os dois são em forma de pó.
      Se fizer a receita me conta como ficou. Este bolo é muito saudável e delicioso, espero que gostes.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. É fácil encontrar a farinha de Alfarroba no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariane, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Sim, a alfarroba é bem comum no Brasil e tu podes encontrar em mercearias, lojas de produtos naturais ou em lojas online. Tem a Zona Cerealista de São Paulo que entrega em todo o Brasil. Se quiseres dar uma olhadinha este é o link.

      https://zonacerealista.com.br/alfarroba-em-po-granel-200g.html

      E tem também a Carrob House. Dá uma olhadinha no site deles para saberes mais sobre a alfarroba e tu tambem pode ver onde comprar porque eles tem a lista dos distribuidores no Brasil. Dependendo de onde moras pode ser fácil encontrar ou até mesmo comprar online.

      http://www.carobhouse.com/produto.php?id=5

      Se pesquisares no google podes encontrar mais lugares que vendam a alfarroba, tanto lojas físicas como online. Espero ter ajudado e espero que consigas comprar a alfarroba.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá, Lori Ellis! Acabei de fazer esse bolo, mas com algumas modificações e ficou delicioso! No lugar do purê de abóbora, botei quinoa cozida e substitui as bananas da terra por bananas nanicas verdes. Também coloquei as bananas, todas, com a casca!
    Nos idos de 2000, eu fiz um curso do Sesi que chamava "Alimente-se bem com 1 real" e lá fizemos um bolo de bananas com casca divino que nunca mais esqueci. Resolvi tentar usar as cascas neste também e deu super certo!
    Um abraço, grata por compartilhar suas delícias,
    Gisele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Que maravilha, fizeste alterações super saudáveis na receita, deve ter ficado maravilhoso! Uma ótima ideia fazer com a casca da banana, tem muitas receitas que aproveitam a casca, isto é perfeito. Para poder utilizar a casca com segurança é bom salientar que a banana deve ser orgânica. Vou experimentar fazer um bolo com a casca da banana. Nunca fiz e nunca comi, mas li a respeito das receitas do Sesi. Que bom que tu mencionou isto, vou procurar e fazer também. Sempre tive curiosidade de experimentar!
      Obrigada pelo recadinho, por compartilhar conosco a tua experiência com a receita, e pelas dicas maravilhosas de substituição. Adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis