Croquetes de Batata Pura sem Fritura ou Gordura

Incrível, esta é uma receita com apenas um ingrediente e temperos que você escolhe a seu gosto. Sem farinha, sem gordura, e deliciosamente saudáveis. Barbarelismus



Apenas 1 ingrediente + temperos. SEM BRINCADEIRA!

Dica: Como não há nenhum óleo na receita, cuidado ao virá-las, pois podem estar muito grudadas no papel manteiga.


INGREDIENTES:

  • Batatas
  • Temperos a gosto

COMO FAZER:

1. Descasque as batatas e coloque em uma panela grande. Cubra com água e leve à fervura e cozinhe as batatas cozinhem por 15 minutos.

2. Descarte a água das batatas e deixe que esfriem antes de começar a receita.

3. Depois que as batatas resfriarem, rale-as com um ralador e coloque em uma tigela grande.

4. Pré-aqueça o forno a 230˚C.

5. Adicione os temperos e sal de acordo com a sua preferência e molde a batata em bolinhas ou croquetes. Coloque-as sobre a bandeja do forno forrada.

6. Asse por 15 minutos, vire (com cuidado) e asse por mais 15 minutos.

7. Se o seu forno tiver grill, ligue-o e deixe-as grelhando por mais 8 minutos, vire-as e deixe por mais 8 minutos.

8. Antes de servir, deixe que resfriem um pouco.  Sugestão; servir com ketchup e salada.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar

Receita original em inglês do site Amber and Coriander: Veja aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

7 comentários

  1. Quais temperos e quantas batatas usou? Quero fazer, parece incrível! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Os temperos podem ser os que estás acostumada a usar, não foram listados porque como esta receita é muito simples e versátil, pode-se usar temperos de acordo com o gosto de quem faz. Quanto a quantidade também vai depender de quanto tu quiser, quantas pessoas vais servir. Qualquer quantidade de batatas temperadas a teu gosto vai dar certo. Como não se usa outros ingredientes como farinha, fermento ou líquidos, fica mais fácil que a pessoa mesmo determine a quantidade de batatas que vai utilizar. Por exemplo, para duas pessoas, eu usaria mais ou menos 1/1 kg de batatas. E também vai depender dos acompanhamentos que vais servir junto. Pode fazer sem medo, fica maravilhoso. Quando fizeres volta aqui para nos contar como ficou. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi Lori,
    Comecei a cozinhar há pouco tempo e, no começo, tinha uma dificuldade enorme quando aparecia o tal do "a gosto". Exagerava no sal ou na pimenta ou não conhecia determinado tempero e não tinha segurança com relação à quantidade. E aí eu acabava desistindo de fazer muitas receitas por conta disso. Com o tempo, os erros e os acertos fui aprendendo a mensurar a quantidade dos ingredientes (ainda erro de vez em quando, mas bem menos rsrsrs) e a corrigir eventuais exageros ou ausências de temperos. Mas até criar essa "relação de amizade" com os temperos perdi muita receita, muito tempo e ganhei muita frustração rsrsrs. Como eu vejo essa sua dedicação, com tanta preocupação e paciência em detalhar a receita com fotos, observações sobre o processo de elaboração, dicas, procurando saber como ficou as receitas que os leitores fizeram, auxiliando na correção de erros, queria te sugerir que mesmo quando colocar o "a gosto" vc escreva uma coisa tipo "eu costumo usar...". O que acha?
    Gosto de ler as receitas e os comentários aqui do blog, pois sempre tem uma dica adicional que vc coloca, uma outra opção para a receita. Por mais ricas que sejam suas postagens vc sempre acrescenta algo. Incrível esse seu cuidado! E quando li a indagação da leitora Ana Peres Batista, lembrei dos meus tempos difíceis e pensei em sugerir isso. Espero ter colaborado.
    Soube do seu blog ontem, quando estava procurando uma receita no facebook do Cantinho Vegetariano, e agora não consigo parar de ler. Estou realmente encantada com sua forma de escrever, sua disponibilidade! Leio o seu blog sorrindo (e salivando com as receitas rsrsrs). Parabéns e um enorme abraço! Não precisa publicar esse meu post-testamento não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem querida?

      Adorei o teu "post-testamento e resolvi postar aqui para dividir com todos as tuas questões em relação a alguns ingredientes nas receitas, especialmente o sal. Comigo acontece exatamente o contrário. Sempre fiz tudo de olho, sem medir, sem quantidades exatas. Quando comecei o blog tive que me acostumar a medir todos os ingredientes para poder postar. Nunca me preocupei com o sal porque sempre achei que temperos são à gosto, salvo algumas receitas que usam temperos específicos. Vou tentar lembrar de medir nas próximas receitas que fizer. O que já está feito não vou alterar. Afinal tenho mais de 600 receitas postadas, e fica muito difícil rever tudo e ajustar quantidade de sal.
      Eu sempre acho que moderação é fundamental. No caso do sal eu aconselho sempre colocar menos do que tu pode achar que seja necessário porque é mais fácil acrescentar mais do que tirar. Aqui em casa usamos pouquíssimo sal e sempre sal do himalaia. Outra coisa super importante. Evite usar sal refinado, use sal marinho ou outro que seja mais conveniente para ti encontrar. mas nunca refinado.
      Agradeço muito pelo recadinho, pelas palavras carinhosas e por acompanhares o blog. Também agradeço pela sugestão de acrescentar a medida do sal e vou tentar lembrar disto nas próximas receitas. Mas fica tranquila, com o tempo vais te acostumando a medir as quantidades de tempero de acordo com o teu gosto e com as tuas necessidades.
      Adorei o que escreveste sobre o blog, muito fofo mesmo! Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi querida! Eu que agradeço!

      Mas eu não estava dizendo exatamente do sal... É que às vezes, vejo uma receita em um lugar e está assim: "ervas a gosto", ou sei lá, qualquer coisa a gosto (sal, pimenta, ervas, açúcar...). Daí minha sugestão: de sempre que vc for mencionar qualquer coisa a gosto, dizer o que ou quanto vc costuma colocar (pois a pessoa já sabe que deu certo e ficou bom!!! rsrsrs).

      Mas, na verdade, vc já explica tudo tão direitinho, tão detalhadinho (temperatura do forno, aspecto que a receita vai ficar em determinado ponto, etc.) que nem tem mais o que acrescentar. Já está tudo ótimo!

      E obrigada por mais essa dica do sal! Como sempre, adorei!!!

      Excluir
  3. Lindona, estou na iniciação do Veganismo e seu blog está me ajudando muuiito! Muito obrigada! Não deixe de compartilhar suas receitas nunca!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho de escrever esta mensagem e fazer o meu dia mais feliz! Que bom que estás iniciando no veganismo. Parabéns pelas suas escolhas, fico muito feliz em poder te ajudar de alguma forma com as minhas receitinhas. Eu amo tanto isto tudo que acho que vou estar velhinha de bengala e ainda vou estar postando receitas. Espero que eu tenha a graça de poder continuar dando a minha contribuição para o veganismo e assim ajudar a construir um mundo melhor com mais amor, justiça e saúde para todos!
      Um grande abraço querida, venha sempre me visitar, me conte como está a tua caminhada e se precisar de mim, estou sempre por aqui e vou ficar feliz se puder te ajudar.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis