Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 35 minutos
- 2 bananas-da-terra maduras
- 1 cebola média picada
- 1/2 pimentão vermelho
- pimenta picante (opcional)
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 1 xícara de farinha de mandioca crua
- 2 colheres de sopa de óleo para fritar
- 1 colher de chá de azeite de dendê (opcional)
- 1/2 colher de chá de fumaça líquida (opcional)
- sal marinho ou do himalaia a gosto
- pimenta do reino moída na hora (opcional)
Reúna todos os ingredientes que vai precisar para a farofa. Tempere a seu gosto usando ervas ou temperos que você tem em casa. Eu usei as bananas-da-terra bem maduras, e adorei o contraste do sabor do docinho da banana com os temperos.
Eu usei dois ingredientes que são totalmente opcionais para esta receita, o azeite de dendê e a fumaça líquida. Portanto não se preocupe se você não tiver, pois ambos são opcionais. Temperos básicos como alho, cebola e temperinhos verdes são suficientes para preparar uma deliciosa farofa.
Fiquei tão feliz em poder comprar o azeite de dendê nos Eua, que resolvi usar para a farofa. Comprei para fazer a moqueca de banana-da-terra e adorei o sabor, realmente faz uma grande diferença na moqueca.
Lave as bananas-da-terra, descasque e corte em cubinhos. Pique a cebola, o pimentão, e a salsa e cebolinha. Reserve.
Esprema meio limão sobre as bananas e misture.
Em uma frigideira grande coloque o óleo e o azeite de dendê para aquecer.
Frite as bananas picadas até que fiquem bem douradas.
Quando as bananas estiverem fritas, douradinhas, desligue o fogo e retire as mesmas colocando em um recipiente.
Coloque mais óleo na mesma frigideira, cerca de 2 colheres de sopa e aqueça novamente para fritar os temperos.
Quando o óleo estiver aquecido, coloque a cebola para fritar e tempere com uma pitadinha de sal.
Deixe a cebola fritar até que esteja transparente, dourada. Cuide para não queimar.
Adicione o pimentão picado, e se for usar a pimenta picante adicione em pequena quantidade também. Deixe refogar por alguns minutos mexendo sempre e em seguida adicione a salsa e cebolinha picados.
Adicione as bananas fritas e misture ao refogado.
Abaixe o fogo e despeje a farinha de mandioca mexendo para misturar bem. Verifique o sal e adicione mais a seu gosto. Se for utilizar pimenta do reino, deixe para moer quando a farofa estiver quase pronta. Depois de adicionar a farinha, continue mexendo e deixe a farofa cozinhar por mais ou menos 3 minutos até que fique homogênea.
Sirva a farofa em temperatura ambiente como acompanhamento. Eu adorei esta farofa, ficou deliciosa até mesmo fria.
SAIBA MAIS SOBRE A BANANA DA TERRA
Ricas em potássio, fibras e vitaminas B e C, as bananas em geral são uma fonte grande fonte de energia. A banana-da-terra tem mais vitaminas do que as outras bananas, embora tenha um valor nutricional semelhante. São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter o comprimento de 30 cm. Devem ser consumidas cozidas, fritas, assadas ou grelhadas. Clique aqui para saber mais informações.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Olá! Acabei de fazer, mas acho que a banana não estava muito madura e piquei muito grande.. Não coloquei a farinha toda. Será que esses detalhes fazem diferença?
ResponderExcluirObrigada. Mônica.
Oi Monica, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Eu piquei a banana em pequenos cubos e fritei bem como podes ver nas imagens. A banana que usei estava madura, e a farofa ficou com um gosto docinho delicioso em contraste com os temperos. Quanto a farinha, não acredito que tenha problema, e a quantidade pode ser de acordo com o teu gosto. O que pode acontecer é de ter que ajustar os temperos se colocar mais quantidade de farinha. Mesmo que a banana não esteja bem madura, a farofa fica gostosa, mas é importante que seja bem frita antes de se colocar os temperos e a farinha. Não sei como ficou a tua farofa porque não comentaste sobre o resultado, mas pela tua descrição acho que não ficou como imaginavas. Eu acho que o detalhe do tamanho dos pedaços de banana fazem muita diferença no resultado final. Se fizeres novamente corte em pedacinhos pequenos como eu fiz, e me conta como ficou. Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Oi Lori
ResponderExcluirAchei a receita muito interessante e quero experimentar.Não achei quando e como adicionar a fumaça líquida (deve dar um sabor defumado muito bom).Por favor pode me dizer?
Grata Vivi
Oi Vivi, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Que bom que gostou e quer experimentar. Eu adicionei a fumaça líquida quando estava fritando a cebola antes de adicionar os outros temperos do refogado. Fazendo assim os temperos pegam bem o sabor da fumaça líquida e a farofa fica com um delicioso sabor defumado. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Oi Lori
ResponderExcluirGratidão pela resposta.Quando eu fizer, volto para comentar.
Um abraço
Vivi
Oi Lori
ExcluirFiz 1/2 receita este fim de semana e troquei o pimentão por cenoura,a farinha de mandioca por Panko (não tinha farinha)e usei a fumaça.Ficou deliciosa. Gratidão
Vivi
Oi Vivi, tudo bem?
ExcluirQue bom, vou ficar esperando o teu comentário sobre o resultado. Espero que gostes, um grande abraço e obrigada por voltar a me visitar.
Lori Ellis
Oi Vivi, que bom saber que fizeste e ficou boa. A farinha panko também é ótima para farofas, e deve ter ficado uma delícia, bem crocante. Fico feliz em saber que aprovaste a receita e agradeço muito pelo retorno.
ExcluirUm grande abraço,
Lori Ellis