INGREDIENTES
- 2 xícaras de grão-de-bico cru, deixa molho a noite toda (pelo menos 12 horas) e depois drena*
- 1 xícara de coentro fresco picado (se quiser pode deixar pedaços de caule)
- ½ cebola pequena, picadinha
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta chili/malagueta picadinha sem semente (ou menos, a gosto)
- 1 colher de sopa de coentro em pó (usei 1 colher de chá porque achei muito)
- 1 colher de sopa de cominho em pó (usei 1 colher de chá porque achei muito)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- ½ colher de chá de sal (ou mais a gosto)
- Farinha de sua preferência em pequena quantidade para modelar os falafel (eu usei sem glúten)
- Óleo vegetal para fritar ou para pincelar (se for assar)
* ➨ Eu usei o resto de grão-de-bico cozido que tinha e funcionou mesmo assim. Na verdade acho até melhor porque ele fica bem menos amargo!
COMO FAZER:
1. Em um processador, bata o grão-de-bico com sal até que fique me consistência de areia grossa.
2. Adicione o restante dos ingredientes usando a função “Pulsar” para processar e raspando as laterais do copo com uma espátula sempre que precisar. Quando formar uma massa verde granulada, está pronto. Não bata demais para que não perca a textura. Coloque na geladeira por pelo menos 20 minutos.
3. Role a massa em pequenas bolas de golfe e achate levemente. Passe levemente na farinha que for utilizar. A quantidade de farinha é apenas o necessário para cobrir os falafel antes de assar ou fritar.
4. Escolha o modo de preparo: FRITOS: aqueça a frigideira com óleo e frite virando os bolinhos até que os dois lados fiquem marrons. Se os bolinhos estiverem grudando, polvilhe um pouco de farinha enquanto estiver fritando farinha. ASSADOS (como eu fiz): Pré-aqueça o forno a 200ºC, pincele os bolinhos com óleo dos dois lados e asse por cerca de 30 minutos, virando os bolinhos na metade do tempo.
OBSERVAÇÕES: Como eu gosto de comida picante, usei pimenta malagueta. Você pode omitir se desejar e se não gostar de coentro pode substituir por salsinha fresca. Os temperos ficam por conta do gosto de cada um.
Receita original em inglês do site Feasting at Home: Veja aqui.
O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!
Olá, Lori!
ResponderExcluirSeu blog é muito bom, parabéns!
Qual farinha sem glúten você usa? Eu ainda estou iniciando na culinária saudável e só conheço a farinha de arroz integral. Quais as outras opções?
Bom dia Gardênia, tudo bem?
ExcluirFico feliz que estás acompanhando o blog e agradeço pela visita e comentário. Pode usar qualquer tipo de farinha com ou sem glúten. A farinha é apenas para passar as bolinhas em uma fina camada entes de assar ou fritar. Não precisa muita quantidade. Se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, venha sempre me visitar!
Lori Ellis
Não entendi a parte da farinha ela vai na receita, qual a quantidade?
ResponderExcluirBom dia Lilian, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. A farinha utilizada na receita é apenas o suficiente para passar os falafel antes de assar ou fritar. Modele as bolinhas e passe na farinha apenas para dar uma camadinha leve e deixar mais crocantes. Se fizer a receita me fala como ficou, e se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
Abraços,
Lori Ellis